Menu deste sítio

O parque natural de Mondragó em Maiorca

Página editada
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Ilhas Baleares] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O Parque natural de Mondragó (Parc Natural de Mondragó / Parque Natural de Mondragó) é uma zona protegida situada sobre a costa sueste da ilha de Maiorca; tem para objectivo proteger a flora e a fauna notável - nomeadamente a avifauna - de uma zona de angras e o seu interior.

O território do Parque natural encontra-se sobre a comuna Santanyí, no condado do Migjorn.

SituaçãoSituação

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Situação do parque natural. Clicar para ampliar a imagem.A cercadura do Parque natural de Mondragó encontra-se à 2,5 km ao leste da cidade Santanyí; o coração do Parque, Cala Mondragó, é à 6 km da cidade, e 5,6 quilómetros de S’Alqueria Blanca. Às aldeias costeiras mais próximas são: Portopetro, à 2 km ao nordeste, e Cala Figuera que jouxte o Parque ao sudoeste.

Existe três estradas de acessos ao Parque: ao norte, desde S’Alqueria Blanca; ao oeste desde Santanyí; ao sudoeste desde a estrada de Santanyí a Cala Figuera. Há parques de estacionamentos gratuitos às entradas do norte e sudoeste e um centro de informação à entrada do norte. O acesso mais fácil à praia Cala Mondragó faz-se pela entrada do norte (S’Alqueria Blanca), à 700 m da praia; o acesso à praia de S’Amarador faz-se pela entrada sudoeste (Cala Figuera), com um estacionamento situado sobre o promontório básico altitude ao oeste da angra.

Coordenadas geográficas do estacionamento da entrada do norte: 39° 21’ 25" N; 3° 11’ 28" E

VisitasVisitas

Parque naturalO Parque Natural de Mondragó
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - As praias Cala Mondragó e S'Amarador. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Em 1989 um projeto de ordenamento completo da costa de Cala Mondragó - com um complexo residencial - pôde ser evitado pela classificação da zona como reserva natural. Em 1992, o Parque natural de Mondragó foi criados pelo Governo das Ilhas Baleares, por iniciativa de uma organização ambiental de proteção da avifauna, o Grup d’Ornitologia Balear (GOB). O Parque também foi classificado como zona natural de interesse especial (Àrea Natural d’Especial Interès (ANEI)) e como zona de proteção especial para os pássaros (Zona de Especial Protecció per a les Aus (ZEPA)).

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Plano do parque natural. Clicar para ampliar a imagem.A zona protegida cobre uma superfície de 785 hectares, da qual de 95 hectares pertencem ao domínio público; os 690 hectares restantes propriedades privadas, nomeadamente das terras agrícolas muito parceladas. Contudo, dentro do parque encontram-se vários hotéis, pousadas, um restaurante e cafés, bem como cerca de casas privadas dispersadas ao longo da estrada que efectua às angras; estas construções tinham sido construídas antes da criação do Parque e beneficiadas de um direito adquirido.

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Plano do Parque natural. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó apresenta um extraordinário valor ecológico com numerosos meios variados como zonas de vegetação natural como florestas de pinheiros e garrigas, e zonas de cultura seca tradicional, mas também as das dunas, as praias rochosas ou arenosas, os penhascos e as zonas húmidas. A reserva protege orquídeas raras; estas zonas húmidas - situados à extrema ponta sueste da ilha de Maiorca - oferecem uma parada propícia, sobre a estrada das migrações, mais de 70 espécies de pássaros; as dunas e garrigas protegem populações de tartarugas indígenas em via de desaparecimento.

O Parque apresenta igualmente um interesse etnográfico: séculos de agricultura e a criação deu forma à paisagem, com uma grande quantidade de muros de pedras secas e os barraques de roter, que eram cabanas de pedras utilizadas como alojamento para as pessoas ou como abrigo para os materiais agrícolas; as cabines de curucull, à cobertura cónica, serviam a proteger as manadas. Mais rara são os terraços, que são situados nos barrancos; encontra-se igualmente construções ligadas à utilização da água: norias asinino para extrair a água subterrânea para a irrigação, poços, fossos, bacias e cisternas. Outros testemunhos são ligados à exploração florestal: carvoarias (sitges), cabines de carboneiros e fornos à cais.

A Visita do Parque
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A Punta de Ses Blanquer. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A Punta de Ses Blanquer. Clicar para ampliar a imagem.O Parque de Mondragó é formado de colinas baixas cujo ponto culminante não excede 57 metros; estas colinas são separadas por barrancos onde - aquando fortes de chuvas - vazam riachos, ou torrentes, das quais as principais são: ao oeste, o Torrent de S’Amarador, com o seu afluente o Torrent d’en Roig, e, ao leste, o Torrent de ses Coves del Rei, igualmente nomeado Torrent d’en Tomàs ou Torrent d’en Colovet, com o seu afluente o Torrent d’en Carraixet.

Estes riachos lançam-se nas duas principais angras onde encontram-se, respectivamente, a praia de S’Amarador e a praia Ses Fonts de n’Alis. Ao leste do promontório de Sa Guàrdia d’en Garrote, encontra-se uma terceira praia, a praia do Caló des Borgit. As três praias ligar por caminhos rochosos. Ele lá uma quarta praia - minúscula - ao sudoeste de S’Amarador, o Caló d’en Perdiu.

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Os itinerários de passeio no parque. Clicar para ampliar a imagem.O parque de Mondragó é um dos parques mais visitados da ilha de Maiorca; é sulcado de caminhos e de pequenas estradas de campanha; estes caminhos permitem descobrir a flora e a fauna do Parque. Quatro caminhos de passeio, fáceis e curtos, são balizados:
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Itinerário de passeio número 2. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Itinerário de passeio número 3. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Itinerário de passeio número 4. Clicar para ampliar a imagem.
PraiaA Praia de S’Amarador
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A vegetação de trás a praia de S'Amarador (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A praia de S’Amarador é-se acessível partir da estrada de Santanyí a Cala Figuera. À proximidade encontra-se uma das zonas húmidas do Parque, Estany de S’Amarador.

O nome de Amarador faz-se referência à uma utilização antiga do lago de S’Amarador para a imersão, durante certo tempo, de botas de linho ou de cânhamo para ser utilizado por um atelier de produção de fibras; se imergiam igualmente troncos de árvores para dar-lhes da resistência e poder utilizar-o para a construção de barcos ou como vigas de casas.

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Cala Mondragó e a praia de S'Amarador. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A praia de S'Amarador (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A praia de S'Amarador (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.
MiranteO Mirante Ses Fonts de n’Alis
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - O mirante de Ses Fonts de n'Alis. Clicar para ampliar a imagem.Desde o Mirador de Ses Fonts de n’Alis, ou Sa Font de n’Alis, pode-se ver a confluência dos riachos em Carraixet e S’Hort d’en Colovet. Os bordos dos riachos eram os únicos espaços de Mondragó onde o solo e a disponibilidade da água, associados à irrigação, permitiam a cultura hortense. Na vizinhança destes riachos e destes lagos encontram-se construções de origem árabe, concebidas para a extração, o armazenamento e o transporte da água: norias, cisternas e fossos. O nome da fonte de Alis é igualmente de origem árabe.
PântanoO Lago Ses Fonts de n’Alis
O Estany de Ses Fonts de n’Alis não é outra a zona húmida do parque. A forte sazonalidade das precipitações, característica do Mar Mediterrâneo, e as condições de elevada salinidade determinam a flora do lago. A flora compreende limoniums (Limonium spp) (saladina), a salicornia muito remador, a salicornia púrpera ou erva de cristal, (Salicornia ramosissima) (salicórnia), o junco-agudo (Juncus acutus) (junco), e o tamarindo, ou tamaris, de África (Tamarix africana) (tamarell), todas as plantas aptas à vida nos ambientes salinos.
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Salicornia púrpera (Salicornia ramosissima) ao lago Seus Fonts Alis. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Junco-agudo (Juncus acutus) ao lago Seus Fonts Alis. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Estany de Ses Fonts de n'Alis (autor Chixoy). Clicar para ampliar a imagem.
PraiaA Praia Cala Mondragó
A praia Cala Mondragó também é nomeada praia Cala de Sa Font de n’Alís; é uma bonita praia de areia fina que desce em declive suave vermes das águas turquesas e pouco profundas, adaptadas ao banho das crianças. A praia Cala Mondragó é uma das mais bonitas praias da costa leste de Maiorca: muito apreciada dos banhistas, pode ser lotado o mais extremamente possível ao verão.

Se acede-se facilmente desde a entrada do norte do Parque. Desde Cala Mondragó, pode-se tornar-se à praia de S’Amarador seguindo um caminho em direção do oeste; tomando um caminho para o leste, dirige-se-se para a praia do Caló des Burgit.

O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A praia de Cala Mondragó. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A praia de Cala Mondragó. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Cala Mondragó e a Punta de Ses Blanquer. Clicar para ampliar a imagem.
CaboO Promontório de Sa Guàrdia d’en Garrote
As angras Cala Mondragó e o Caló des Burgit são separadas pelo promontório rochoso de Sa Guàrdia d’en Garrote; este promontório é constituído de uma pilha de ladrilhos calcários que se formaram sob a superfície do mar durante a era terciário, há cerca de 10000 milhões de anos. Sobre os penhascos de fraca altura, a erosão costeira formou placas regularmente abrangidas pela água de mar, que nomeia-se localmente “tenasses”. A dissolução dos balanços calcários, expostos à ação da água de mar e a chuva, conduziu progressivamente à formação de diferentes cavidades; o relevo que resulta é nomeado relevo cársico.
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Sa Guàrdia d'en Garrot. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Sa Guàrdia d'en Garrot. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Iate a Sa Guàrdia d'en Garrot. Clicar para ampliar a imagem.
EnseadaA Angra do Caló des Burgit
A Angra do Caló des Burgit possui também uma pequena praia.
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Caló des Burgit. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A Punta de Caló des Burgit. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).O Parque natural de Mondragó em Maiorca - A Punta de Caló des Burgit. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
FloraA Flora do Parque Natural de Mondragó
O Parque natural de Mondragó compreende meios muito variados, como terras cultivadas, garrigues, florestas, barrancos, penhascos, dunas e praias.

Mais a grande parte do Parque natural de Mondragó é constituída de uma multidão de roters, as pequenas parcelas de terras bastante pobres, geralmente fechadas de muros de pedras secas, onde são praticadas as culturas secas mistas de árvores fruteiros e de cereais; entre estas culturas dominam as da amendoeira (Prunus dulcis), da alfarrobeira (Ceratonia siliqua) e da figueira (Ficus carica); os cereais cultivados são a cevada, a aveia e o trigo.

Sobre os solos demasiado pobres para ser cultivado domina o matagal mediterrânico, compreendendo principalmente espécies como a oliveira-brava (Olea europaea var. sylvestris), pistacheiro lentisca, ou árvore ao mástique, (Pistacia lentiscus), o oleandro (Nerium oleander), lentisco à folha estreito (Phillyrea angustifolia), lentisco intermédio (Phillyrea media), o sanguinho-das-sebes (Rhamnus alaternus), a roselha-grande (Cistus albidus), a estevinha, sanganho-mouro (Cistus salviifolius), o cisto de Montpellier (Cistus monspeliensis), o ampélodesmos da Mauritânia (Ampelodesmos mauritanica), o alecrim oficinal (Rosmarinus officinalis), a urze à flores numerosas (Erica multiflora) e a lavanda-francesa (Lavandula dentata). Por lugares encontram-se cerca de bosques de buxo das Baleares (Buxus balearica).

As florestas de pinheiros de Alepo (Pinus halepensis) e de azinheiras (Quercus ilex), ocupam os barrancos das torrentes. Nestas florestas empurram a gilbardeira (Ruscus aculeatus), a madressilva entrelaçada, ou madressilva das Baleares, (Lonicera implexa), o cyclamen das Baleares (Cyclamen balearicum)

Sob os arbustos da garriga e nas florestas de pinheiros encontra-se orquídeas: o orchis gigante (Barlia robertiana), o satirião-menor (Anacamptis pyramidalis), a erva-língua (Serapias lingua), nomeado localmente “rolo” (galo), e o serapião-de-língua-pequena (Serapias parviflora), bem como diversas espécies dos tipos Ophrys e Orchis, como a erva-vespa, ou abelhão, (Ophrys vernixia).

Nas zonas, costeiras varridas pelos ventos, encontra-se a sabina-rasteira (Juniperus sabina) e a sabina-real (Juniperus phoenicea), a alface espinhoso (Launaea cervicornis), nomeada “socarrell” em catalão. Sobre os balanços empurram o perrexil-do-mar (Crithmum maritimum) e a imortal de Mar Mediterrâneo (Helichrysum angustifolium).

No sistema dunar, pobre em substâncias nutritivos, - sobretudo presente à S’Amarador - empurra o cardo-marítimo (Eryngium maritimum) e o estorno (Ammophila arenaria); sobre as praias, o eufórbio marítimo (Euphorbia paralias) e o narciso-das-areias (Pancratium maritimum).

Nos dois lagos, às águas salobras, situados de trás as praias de S’Amarador e Ses Fonts de n’Alis, encontram-se juncales de juncos-agudos (Juncus acutus) e caniçales de caniços (Phragmites australis), bem como bambus (Bambuseae), tabuas (Typha sp.), tamaris (Tamarix sp.), a salicornia púrpero, ou cora de cristal, (Salicornia ramosissima), a salicornia arbustiva (Salicornia fruticosa), a salicornia verde azulado (Arthrocnemum macrostachyum), o limonium de Maiorca (Limonium majoricum), nomeado “saladina” em catalão, a lavanda de mar (Limonium companyonis), o limonium em vara, ou limonium duro, (Limonium virgatum). Sob a água desenvolve-se a fanerógama marinha (Ruppia maritima).

FaunaA Fauna do Parque Natural de Mondragó
A fauna do Parque Natural de Mondragó é muito diversa; o grupo mais importante da fauna é os pássaros: posicionou-se mais de setenta espécies, a maior parte espécies migratórias. Desde 1995, o Parque é uma zona de proteção especial para os pássaros (Zona d’Especial Protecció per a les Aus (ZEPA)).

Nas bosques e garrigues encontra-se o alcaravão (Burhinus oedicnemus), o pombo-torcaz (Columba palumbus), a rola-comum ou rola-brava (Streptopelia turtur), a poupa-eurasiática (Upupa epops), a perdiz-vermelha (Alectoris rufa) e o mocho-d’orelhas (Otus scops). Como pássaros de presa encontra-se o peneireiro-vulgar (Falco tinnunculus) e a águia-pequena, águia-calçada ou águia-de-botas (Hieraaetus pennatus). Há também muitos pássaros pequenos, nomeadamente dos pássaros cantores, como o chapim-real (Parus major), das toutinegras (Sylvia sp.), incluindo a toutinegra-sarda (Sylvia sarda), nomeada localmente “tallareta”, o cartaxo-comum (Saxicola torquata), o picanço-barreteiro (Lanius senator), o trigueirão (Miliaria calandra), a escrevedeira-de-garganta-preta (Emberiza cirlus) e a andorinha-das-barreiras ou andorinha-do-barranco (Riparia riparia).

A costa rochosa, com numerosos penhascos, é propícia para a nidificação do falcão peregrino (Falco peregrinus), o corvo-marinho-de-crista ou galheta (Phalacrocorax aristotelis), a gaivota-de-Audouin (Larus audouinii), a gaivota-de-patas-amarelas ou gaivota-argêntea (Larus michahellis). Vê-se às vezes cerca de águia-pesqueira, águia-pescadora ou águia-marinha (Pandion haliaetus) em migração.

As zonas húmidas protegem pássaros aquáticos. A zona húmida do oeste, Estany de S’Amarador, é-se profunda, suave e cercada cobrir de colmo; há cerca de casais de galeirões (Fulica atra), galinhas-d’água ou frangos-d’água (Gallinula chloropus), os mergulhões-de-pescoço-preto (Podiceps nigricollis), os frangos-d’água (Rallus aquaticus) e às vezes os patos-reales (Anas platyrhynchos). A zona húmida do leste, Estany Ses Fonts de n’Alis, não é menos profunda, ligeiramente salobra e visitada por limícola, as garças-reales-europeias (Ardea cinerea), a garça-branca-pequena (Egretta garzetta), o borrelho-pequeno-de-coleira (Charadrius dubius), o pilrito-pequeno (Calidris minuta), o maçarico-das-rochas (Actitis hypoleucos) e a narceja-comum (Gallinago gallinago).

Entre os mamíferos encontra-se o ouriço da Argélia (Atelerix algirus vagans), a doninha-anã (Mustela nivalis), a gineta-europeia (Genetta genetta), a marta (Martes martes), certos roedores como o coelho-europeo (Oryctolagus cuniculus), a lebre-ibérica (Lepus granatensis), a lebre-do-Cabo (Lepus capensis), o rato-do-campo (Apodemus sylvaticus) e o leirão ou rato-dos-pomares (Eliomys quercinus). Morcego, o morcego-rabudo (Tadarida teniotis), está também um presente.

Sobre os muros de pedras secas e sobre os rochedos se vara a osga-moura (Tarentola mauritanica) e a osga-turca (Hemidactylus turcicus); na garriga esconde-se a tartaruga de Herman (Testudo hermanni) que foi reintroduzida. Nos lagos encontram-se a cobra-de-capuz (Macroprotodon mauritanicus), a cobra-de-água-viperina (Natrix maura), o cágado-de-carapaça-estriada (Emys orbicularis), a rã-verde (Rana perezi) e o sapo verde de Baleares (Bufotes balearicus). No que diz respeito à fauna aquática, são presentes a taínha-olhalvo (Mugil cephalus), o peixe-mosquito (Gambusia affinis) e a enguia-europeia (Anguilla anguilla).

InformaçõesInformações práticas

RecepçãoCentro de Informação do Parque natural de Mondragó
O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Plano do parque natural. Clicar para ampliar a imagem.O Parque natural de Mondragó em Maiorca - Legenda do plano do parque natural. Clicar para ampliar a imagem.O Centro de Informação Ses Fonts de n’Alis não se encontra à entrada do norte, vindo de S’Alqueria Blanca:

Endereço: Carretera de Cala Mondragó s/n - 07691 Santanyí

Horários: de 9:00 à 16:00; fechado os 25 e 31 de Dezembro (Natal e véspera do Dia do Ano).

Telefone: 00 34 971 181 022

Se pode-se obterem mapas do Parque.

Há também um Centro dos Visitantes do Parque de Mondragó a Santanyí:

Endereço: Can Crestall, Carrer de Can Llaneres, 8 - 07650 Santanyí

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, de 8:00 à 15:00

Telefone: 00 34 971 642 067

ÔnibusLinhas de Ônibus Serviço Cala Mondragó
Linha L507: de Cala d’Or a Cala Mondragó

A linha faz parada à numerosas lugares na aglomeração Cala d’Or, desde Cala Ferrera até a Portopetro antes de atingir Cala Mondragó. O autocarro circula sete vezes por dia; o trajeto dura 30 Mn e custa 1,40 €.

Informações sobre a linha 507: www.tib.org

Cala Mondragó é também a extremidade de um trem turístico que contorna a costa desde Cala d’Or passando por Portopetro; unicamente durante a estação estival, desde maio até Setembro; tarifa cerca de 3 €.

HotelHostal Playa Mondragó
O hostal Playa Mondragó é um hotel familiar de 2 estrelas aberto em 1964; é situado muito perto da praia. Trata-se de um hotel bastante simples, com uma quarentena de câmaras, com ou sem varanda, estúdios e apartamentos.

Contar 110 € para uma câmara em elevada estação. Fechado desde Novembro até Março.

Endereço: Cala Mondragó s/n - 07691 Santanyí

Telefone: 00 34 971 643 566 (em verão); 00 34 971 657 402 (em inverno).

Sítio sobre a Tela: www.playamondrago.com

HotelHostal Condemar
O hostal Condemar é um hotel 2 estrelas construído em 1972; é situado à 100 metros da praia Cala Mondragó. Comporta 45 câmaras, a maior parte com varanda.

Contar 40 € por pessoa em elevada estação. Fechado desde Novembro até Abril.

Endereço: Cala Mondragó s/n - 07691 Santanyí

Telefone: 00 34 971 657 756

Sítio sobre a Tela: www.hostalcondemar.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Migjorn > Santanyí > Parque natural de Mondragó
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Calonge em Maiorca
A aldeia de S'Alqueria Blanca em Maiorca
A aldeia de Cala d'Or em Maiorca
O parque natural de Mondragó em Maiorca
A aldeia de Cala Figuera em Maiorca
Assuntos mais largos
Ilhas Baleares
A cidade de Felanitx em Maiorca
A cidade de Santanyí em Maiorca
A cidade de Ses Salines em Maiorca
A ilha de Cabrera em Maiorca
A cidade de Campos em Maiorca
A cidade de Llucmajor em Maiorca
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.