AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Artà em Maiorca

[Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Artà é uma cidade agrícola da extremidade norte-oriental da ilha de Maiorca, no condado do Levant (comarca de Llevant).

Artà é também uma comuna, uma mais densamente povoada de Maiorca, com 43 habitantes por km². A comuna de Artà compreende a cidade de Artà (cerca de 6000 habitantes), a aldeia de Colònia de Sant Pere (500 habitantes) e de quatro outras pequenas localidades. A comuna é preservada em grande parte do desenvolvimento turístico da ilha.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topônimo “artà” viria de uma palavra árabe “yartan” (حَدِيقَة), significando “jardim”. Sob a ocupação mourisca, esta palavra designava o conjunto do distrito que era um dos treze distritos de Maiorca muçulmana. Este distrito mourisco compreendia já os territórios Capdepera e Son Servera, que tomou fim apenas ao século XIX.

A fortaleza mourisca, situada sobre Puig de Sant Salvador, nomeava-se Almudaina. O rei Jaume I, que conquistava Maiorca em 1229, nomeava-o Almudaina d'Artano. A cidade, que se desenvolveu ao pé da fortaleza, conservou o nome de Almudaina até ao fim do século XV.

O topônimo Artà (em espanhol catalão) escreve-se Artá em espanhol castelhano.

Os habitantes Artà nomeiam-se artanenc, para os homens, e artanenca, para as mulheres.

SituaçãoSituação

Situação da cidade de Artá (autor Joan M. Borràs) - Clicar para ampliar a imagemA comuna de Artà ocupa a parte ocidental da península Levant, ao nordeste de Maiorca, em cercadura da baía de Alcúdia (Badia d'Alcúdia). A costa do norte da comuna encontra-se sobre o mar Mar Mediterrâneo que faz face à ilha vizinha de Minorca.

Mais da metade do território da comuna é ocupado pela Serra d'Artana ou Maciço de Artà (Massís d'Artà), o maciço mais elevado e mais compacto da cadeia de montanhas das Serres de Llevant. Compreende mais a elevada cimeira Llevant, o Talaia Freda (564 m).

A cidade de Artà em Maiorca - A cidade vista desde o santuário de Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Artà estende-se no meio vasta de uma planície dominada por uma colina onde elabora-se a fortaleza de Sant Salvador. A planície de Artà é fechada por alinhamentos montanhosos periféricos e um litoral contrastado, alternando sistemas dunares e promontórios rochosos.

A comuna de Artà é limítrofe das comunas de Capdepera, ao leste, e de Son Servera, ao sudeste. Até ao século XIX estas duas comunas faziam parte da comuna Artà que cobria toda a península Levant. Ao sudoeste, Artà é limítrofe das comunas de Sant Llorenç des Cardassar e de Petra. Ao oeste, a Torrent de na Borges marca o limite da comuna de Artà e da comuna de Santa Margalida, perto da aldeia de Son Serra de Marina.

Artà encontra-se à 70 km da capital da ilha, Palma de Maiorca.

VisitasVisitas

A cidade de Artà em Maiorca - A igreja da Transfiguração vista desde o santuário - Clicar para ampliar a imagemA velha cidade de Artà é uma cidade tranquila, dominada pelos muros da fortaleza medieval de Sant Salvador pendurado sobre uma altura da cidade; o seu labirinto de ruas estreitas é marcado por fica de mestres os possesiós, estes grandes domínios agrícolas que fizeram a prosperidade da comuna.

Artà permaneceu ao desvio da animação turística da costa Capdepera, e fiel às suas tradições, como a festa de Sant Antoni, com os seus demónios e os seus fogos de alegria, o seu artesanato de entrançamento de palmas, e as suas receitas típicas como as tortas, as salsichas (sobrassadas) ou os robiols (ravioli açucaradas da Semana santa).

IgrejaO Santuário de Sant Salvador
O santuário de Sant Salvador é sítio mais emblemático Artà que domina da parte superior Puig de Sant Salvador.

Ir ao Santuário de Sant Salvador.

A cidade de Artà em Maiorca - A fachada da igreja de Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A cidade de Artà em Maiorca - O coro da igreja de Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A cidade de Artà em Maiorca - Escada do santuário - Clicar para ampliar a imagem
IgrejaA Igreja da Transfiguração do Senhor (Església de la Transfiguració del Senyor / Iglesia de la Transfiguración del Señor)
A cidade de Artà em Maiorca - Cabeceira da igreja da Transfiguração - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A cidade de Artà em Maiorca - Escada do santuário - Clicar para ampliar a imagemA igreja paroquial da Transfiguração do Senhor encontra-se sobre os contrafortes Puig de Sant Salvador, a meio caminho o santuário de Sant Salvador que se elabora -cimeira à colina. Um caminho de cruzes, na forma de escada monumental, ligar a igreja da Transfiguração ao santuário. O adro da igreja oferece uma bonita vista sobre toda a cidade de Artà.

A cidade de Artà em Maiorca - A igreja da Transfiguração (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Artà em Maiorca - A igreja da Transfiguração vista desde o santuário - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Os trabalhos de construção do Església de la Transfiguració del Senyor começaram em 1573, para substituir antiga a igreja paroquial do século XIII (1248) que tem-se tornado demasiado pequenos. Ao início do século XVII os trabalhos concentraram-se sobre a construção da cabeceira da igreja; o campanário, de vinte e cinco metros de parte superior, juntado à cabeceira, data igualmente do século XVII. A totalidade da nave e a sua abóbada não foi terminada antes do início do século XIX (1816).

A cidade de Artà em Maiorca - Fachada da igreja da Transfiguração - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A construção é de estilo neogótico; duas elevadas torres laterais enquadram a fachada que faz face à planície Artà. O portal principal, sobre a fachada, é conhecido como o “Portal das Mulheres” (“Portal dos ses Dones”); este portal data do século XIX e foi decorado pelo arquitecto Bartomeu Ferrà; apresenta influências do Art Nouveau, como a sua forma ogival, bem como a grande rosácea.

A cidade de Artà em Maiorca - Lógia da igreja da Transfiguração - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Sobre os lados, arcadas maciças esconder os contrafortes que apoiam a abóbada da nave. Sobre o lado esquerdo encontra-se um segundo portal, nomeado o “Portal dos Homens” (“Portal dels Homes”). Este segundo portal, datando do século XVIII, permaneceu incompleto.

A cidade de Artà em Maiorca - A abóbada da igreja da Transfiguração (autor Ivan Mitev) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)O interior da igreja da Transfiguração é só uma uma uma nave, coberta de uma abóbada em berço. O retábulo do mestre-altar representa diversas cenas da transfiguração do Cristo sobre o monte Thabor. A cadeira de estilo gótico tardio, em madeira de Maiorca ricamente esculpida, retem a atenção. Outros elementos interessantes são a pia batismal de 1672, o órgão do século XIX, a grande rosácea e os vitrais do século XX.

Sobre os lados da nave encontram-se catorze pequenas capelas; mais notável é a capela do Rosário.

A igreja protege também um pequeno museu de arte consagrado.

Horários: de 10:00 à 14:00 e 15:00 à 18:00

Tarifa de entrada: 2 €.

A cidade de Artà em Maiorca - Fachada da igreja da Transfiguração - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A cidade de Artà em Maiorca - O campanário da igreja da Transfiguração (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Artà em Maiorca - A cabeceira da igreja da Transfiguração - Clicar para ampliar a imagem
MosteiroO Mosteiro Franciscano de Santo António de Pádua (Convent Franciscà de Sant Antòni de Pàdua / Convento Franciscano de San Antonio de Padua)
A cidade de Artà em Maiorca - O mosteiro franciscano visto desde o santuário Sant Salvador - Clicar para ampliar a imagemO mosteiro franciscano Santo António de Pádua encontra-se na parte sueste da cidade, Carrer Sant Antoni.

A comunidade franciscano de Artà foi fundada em 1585; a construção da igreja do mosteiro sobe ao século XVII. É uma igreja barroca à uma nave coberta de uma abóbada em berço. Cinco capelas encontram-se de cada lado da nave.

O claustro do mosteiro é de forma quadrada, com 5 colunas de estilo iónico sobre cada lado e uma coluna à cada ângulo. Estas 24 colunas apoiam arcas de pedra de arenitos. Ao centro do claustro encontra-se uma cisterna.

MuseuO Museu Regional de Artà (Museu Regional d'Artà / Museo Regional de Artà)
A cidade de Artà em Maiorca - O museu regional de Artà (autor Frank Vincentz) - Clicar para ampliar a imagemO Museu regional de Artà encontra-se ao lado da câmara municipal, perto da Plaça d'Espanya.

O museu, fundado em 1929, é consagrado à região oriental da ilha de Maiorca; compreende três seções: uma seção etnográfica, uma seção de história natural e uma seção de arqueologia. A maior parte dos objectos expostos provem de dons de colecções privadas; outros foram descoberta aquando de escavações arqueológicas que o museu realizou ao fio o tempo.

O rés-do-chão acolhe a seção de história natural com colecções de pássaros naturalizados, de insetos, de fósseis et cetera.

A seção etnográfica expõe objectos diversos como têxteis de Maiorca, instrumentos para fiação, instrumentos utilizados para o artesanato da palma (obra de llata) e uma importante colecção de artigos fabricados a partir de fibras de palma.

A cidade de Artà em Maiorca - Museu regional - Mars balearicus (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemAo primeiro andar são expostos das peças arqueológicas dos períodos pretalaióticos e talaióticos, em especial dos objectos descobertos sobre o sítio de Ses Païsses: cerâmicas, objectos de bronze, ferro ou ossos da pré-história de Maiorca. A seção arqueológica apresenta igualmente vestígios das principais civilizações mediterrânicas, como a civilização púnica (cartaginês) e a civilização romana, que estiveram relação com Maiorca.

ß à esquerda, Mars balearicus, estátua de guerreiro, do IVe ao IIIe século antes de JC, descoberta ao Son Amer (Son Carrió, comuna de Sant Llorenç des Cardassar).

Visita do Museu Regional Artà

Endereço: Carrer o Estel, 4

Telefone: 00 34 971 829 778

Horários: de terça-feira a sexta-feira, de 10:00 à 13:30; o sábado de 11:00 à 13:00

Fechado as segundas-feiras, Domingos e festas.

Tarifa de entrada: 2 €.

CapelaO Priorado de Santa Maria Bellpuig (Priorat de Santa Maria de Bellpuig / Priorato de Santa María de Bellpuig)
O Priorado de Santa Maria de Bellpuig encontra-se à 3 km ao sudoeste da cidade de Artà perto do Camí Vell de Ciutat (o priorato é bastante difícil de encontrar, porque mal assinalado).

A origem do priorado sobe ao século XIII, quando, em 1230, após a conquista de Maiorca, Jaume I fez dom de oito explorações agrícolas situadas no nordeste de Maiorca aos cónegos Pré-fabricados abbaye catalão Bellpuig de les Avellanes de Os de Balaguer em Lleida (“Bonitomonte das Avelãs”). O mosteiro foi a causa da criação da cidade Artà. A comunidade de monges, que nunca não excedeu dez ou doze monges, apagou-se em 1425 quando a abadia-mãe rendeu as suas terras de Maiorca à família de Joan Vivot, de Os de Balaguer. Excepto a igreja, do priorado permanece apenas ruínas.

Sítio pré-históricoO Sítio Arqueológico de Ses Païsses
Ir ao sítio arqueológico de Ses Païsses.
Sítio pré-históricoO Sítio Talaiótico de Sa Canova
Ir ao sítio talaiótico de Sa Canova.
GrutaAs Grutas de Artá
As Grutas de Artá encontram-se sobre a comuna de Capdepera na localidade de Canyamel.
Parque naturalO Parque Natural da Península do Levante
O norte da comuna de Artà é ocupado pelo Parque Natural de la Península de Llevant.

Ir ao Parque Natural da Península do Llevant.

PraiaAs Praias de ArtàMeteorologiaMeteorologia e previsões
A comuna Artà dispõe de um total de catorze praias do qual mais bonito é:
  • sobre a baía de Alcúdia, o oeste ao leste:
    • S'Arenal de Sa Canova, com um sistema dunar interessante
    • S'Estanyol
  • sobre a costa nordeste, do norte ao sul:
    • S'Arenalet des Verger
    • Sa Font Celada
    • Cala Matzoc
    • Cala Estreta
    • Cala Mitjana
    • Cala Torta

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

ArtesanatoArtesanato
A cestaria da palma (obra de llatra) é o artesanato tradicional de Artà. A matéria primeiro deste artesanato é a folha da palma anã que é uma planta nativa da região, mas que também é cultivada em grandes campos em redor de Artà.
A folha espalmado da palma anã (Chamaerops humilis) - que atinge um metro de altura - é naturalmente flexível e robusto; as palmas são colhidas em Junho e Julho e primeiro secadas, e tomam uma cor amarelada. As palmas são seguidamente separadas em correias e escolhidas de acordo com a sua qualidade. Seguidamente, as correias de qualidade superior são mergulhadas num líquido numa mistura de água e de cloro, seguidamente sulfatadas, que branqueia-o e torna-o suficientemente flexível para ser trabalhada. As correias abrandadas são entrançadas seguidamente para fabricar cestos, chapéus, capas, sacos, et cetera.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
A cidade de Artà em Maiorca - A antiga estação da estrada de ferro (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagem
Serviço de turismoO Serviço de Turismo de Artà
Endereço: Carrer de Costa i Llobera s/n (antiga na estação estrada de ferro).

Telefone: 00 34 971 836 981

Horários: de segunda-feira a sexta-feira, de 10:00 à 14:00

TremOs Transportes
A antiga linha de estrada de ferro que ligar Manacor à Artà desde 1921 foi desafectada. Existe contudo uma linha de autocarro que permite ir tomar o trem em Manacor; esta linha é sincronizada com as partidas do trem para Palma.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Artà
Assuntos mais detalhados
A cidade de Artà em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Artà em Maiorca - O sítio de Ses Païsses
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.