AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Seções] [Situação] [Visitas] [História] [Informações práticas]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - Grande cormorão (Phalacrocorax carbo) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A praia (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemColònia de Sant Pere é uma pequena aldeia costeira da costa do norte da ilha de Maiorca. A aldeia, cerca de 550 habitantes, faz parte da comuna Artà no condado do Levante (comarca de Llevant).

Colònia de Sant Pere foi fundado em 1880 como colónia agrícola. O seu pequeno porto de pesca, acolhe cada vez mais dos iates.

A aldeia dispõe de uma pequena praia de 80 metros de comprimento, que é protegido por um dique.

EtimologiaEtimologia e toponímia
Em espanhol castelhano, Colònia de Sant Pere nomeia-se Colonia de San Pedro. A sua igreja paroquial é dedicada à São Pedro, o santo padroeiro dos pescadores.

A aldeia é nomeada geralmente Sa Colònia.

SituaçãoSituação

A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - O Cabo de Ferrutx visto desde Colònia de Sant Pere - Clicar para ampliar a imagemColònia de Sant Pere é situado sobre a costa oriental da baía de Alcúdia (Badia d'Alcúdia) ao lado das outras “cidades novas” criadas sobre a baía nos anos 1960: la Urbanització Betlem, la Urbanització Montferrutx et la Urbanització s'Estanyol.

A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A aldeia vista desde o mar (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemColònia de Sant Pere encontra-se na parte ocidental da comuna Artà; a aldeia ocupa uma larga banda costeira, separada das planícies de Capdepera e Artà pela extremidade do norte da Serra de Llevant. As inclinações das montanhas, descendente para as enseadas, são cobertas de vinhas e pomares amendoeiras.

Acima a aldeia - desde a Ermita de Betlem - dos caminhos de passeio conduzem às cimeiras da Talaia Freda, da Talaia Moreia e do Puig de sa Tudossa, que dominam o Cap de Ferrutx.

VisitasVisitas

CapelaA Ermida de Belém (Ermita de Betlem / Ermita de Belén)
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - Estela aos fundadores da ermida de Betlem (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A ermida de Betlem (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA ermida de Betlem domina a aldeia de Colònia de Sant Pere desde as alturas do maciço de Artà (Massís d'Artà). Desde a cidade de Artà se acede-se pela estrada Ma-3333, após 9 Km, deixando sobre a sua direita a estrada que efetua ao Parque Natural do Levante e emprestando sobre a esquerda à uma pista de 4 km que monta à ermida. Pode-se também aceder à ermida desde o Urbanització Betlem, subindo a rua principal, e, à encruzilhada, tomando à esquerda para a igreja; a notar que este passeio de 5 Km, que apresenta afundado de 250 m, é ligeiramente difícil. A entrada à ermida faz-se por uma larga aleia de 150 metros bordado de ciprestes.

A Ermita de Betlem é situado sobre as terras da antiga exploração agrícola mourisca de Binialgorfa. A ermida foi fundada em 1805 por membros das comunidades eremíticas de Sant Honorat de Randa e da Santíssima Trinitat de Valldemossa. Esta comunidade estabelece-se neste lugar graças à doação, por Jaume Morei, proprietário do possessió de Ferrutx, uma pequena parcela de terreno que contem as ruínas de uma antiga torre de defesa e um moinho à óleo. Um apoio financeiro foi trazido por outros benfeitores como o cardeal Antoni Despuig.

A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A igreja da ermida de Betlem (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA capela da ermida foi inaugurada o 10 de maio de 1818. A ermida foi habitada por eremitas ao longo de todos os séculos XIX e XX, mas sida desabitada desde 2010 devido à idade moines. Todos os o 1º de maio uma peregrinação torna-se à ermida.

A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A cúpula da ermida de Betlem (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA capela é a obra de Joan Rosselló. Trata-se de um edifício modesto; sobre a fachada principal encontra-se um relógio de sol, uma pequena janela e uma roseta. Dentro da nave, a cúpula é decorada de um fresco que representa a Coroação da Virgem, obra de Francesc Parietti; o retábulo e as sete pinturas, ilustrando a vida do Cristo, são a obra do irmão Manual Bayeu, que era um pintor amigo Francisco de Goya. Estas pinturas foram dadas às ermidas pelo cardeal Despuig; provinham do mosteiro dos Capuchinhos de Palma de Maiorca.

A efígie do “Cristo em agonia” (Crist en Agonia) é objecto de uma grande veneração pelos habitantes de Artà.

À parte traseira dos jardins da ermida, vários caminhos efetuam a um interessante ponto de vista sobre a baía de Alcúdia.

Sítio pré-históricoSítio talaiótico de Sa Canova de Morell
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - O talayot de Sa Canova (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - A praia de S'Arenal o seu Canova (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO sítio arqueológico de Sa Canova de Morell pertence, como o sítio de Ses Païsses, aos tempos da cultura talaiótica; a sua ocupação cobre aproximadamente os anos 1300 à 1000 antes de JC. O sítio encontra-se na floresta de Sa Canova d'Artà, de trás a praia e as dunas de S'Arenal de sa Canova.
Sítio pré-históricoO Dólmem de S'Aigua Dolça
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - O dolmen de se Aigua Dolça (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO dolmen de S'Aigua Dolça encontra-se na zona de Es Canons, entre Colònia de Sant Pere e o Urbanització Betlem. Este dólmen é um monumento funerário, construído por volta de 2000 antes de JC como necrópole coletivo; a sua utilização durou até por volta de 1650 antes de JC.

Por um estreito corredor acedia-se à uma câmara funerária mais ou menos retangular, onde os despojos humanos eram depositados, acompanhados de cerâmicas, utensílios de pedra, e objectos de cobre ou de bronze, como facas ou punhais. O corredor e a câmara eram cercados por um círculo de ladrilhos de arenitos dispostos verticalmente. Este conjunto era abrangido por um montículo de pedras e de terra. O aspecto de origem era o butte com um acesso à uma pequena câmara funerária, recordando uma gruta.

As Reservas de pesca de Colònia
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca - Tanque de pescador (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemEntre as curiosidades de Colònia de Sant Pere, observa-se tanques de pescadores construídos sobre os afloramentos rochosos situados perto da praia. Estas reservas de pesca foram construídas ao século XX e servidas a conservar os peixes vivos, ao mesmo tempo para a venda e para servir de incentivo; por esta razão, são construídos em parte no mar. As reservas de pesca apresentam um muro circular em pedras calcários juntadas com almofariz, e uma cúpula circular abrangida de almofariz. A porta é feita de ladrilhos de “marès”, o grés de Maiorca, e dentro - que é muito reduzido - pode-se ver um tanque retangular onde os peixes eram conservados durante certo tempo.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Artà > Colónia de Sant Pere
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Artà em Maiorca - O sítio de Ses Païsses
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.