AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Son Servera em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Son Servera em Maiorca - A baía de Son Cervera. Clicar para ampliar a imagem.
Son Servera é uma pequena cidade agrícola do leste da ilha de Maiorca, no condado do Levante.

Son Servera é também a capital da comuna do mesmo nome, que compreende as localidades seguintes: Son Servera próprio, Cala Bona, a parte do norte Cala Millor, Costa dels Pins, Port Nou, Port Verd e Port Vell. A cidade de Son Servera conta quase 4900 habitantes, e o conjunto da comuna quase 12000. Com mais de 5300 habitantes, a estação turística de Cala Millor doravante é povoada mais que Son Servera.

No passado, Son Servera, como Capdepera, fez parte da grande comuna vizinha de Artà, seguidamente foi independente, seguidamente de novo estêve unido em Artà, e isto diversas vezes. Por esta razão, a baía de Son Cervera às vezes ainda é nomeada “Baía de Artà”, ou, por razões mais mercantiles, “Baía de Cala Millor”.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Son Servera em Maiorca - Escudo (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.
O topónimo Son Servera vem do catalão Ço de'n Servera que significa o “Domínio dos Servera”. A palavra “ço” (Son) anteriormente era utilizada para designar um grande domínio agrícola.

Uma etimologia controversa do topónimo é a seguinte: em 1229, certo cavaleiro catalão, Jaume Cervera, teria recebido do rei Jaume I de Aragão, estas terras no condado do Llevant, em recompensa da sua ajuda em reconquista da ilha Maiorca.

Son Servera foi mencionado primeira vez em 1354 sob o nome de Benicanella, seguidamente, atrasado, foi dividido entre dois irmãos Servera em dois domínios: Son Fra Gari e Ca l'Hereu.

A palavra “cervera” vem do nome de uma espécie de árvore, a sorva, ou sorveira, (Sorbus domestica), que se nomeia “cervera” em catalão. É a razão pela qual uma sorveira aparece sobre o escudo da cidade. O topónimo às vezes é ortografado Son Cervera.

A legenda traz que os fundadores da cidade alteraram o nome dos habitantes em “Servera”, e que é por esta razão que há hoje um grande número de habitantes da cidade que levam este nome.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Son Servera em Maiorca - Situação de Son Servera em Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.Son Servera é distante de cerca de 68 quilómetros da capital da ilha, Palma de Maiorca. Desde a estrada principal Ma-15 que vem de Palma, atinge-se Son Servera tomando à direita, Sant Llorenç des Cardassar, sobre a estrada Ma-4030 (7 Km). Após Son Servera, a estrada Ma-4040 efectua até Capdepera.

As comunas limítrofes de Son Servera são: Artà, ao noroeste, Capdepera, ao nordeste, e Sant Llorenç des Cardassar ao Sul.

Son Servera encontra-se ao pé do Puig de sa Font (Monte da Fonte) elevado de 271 metros. Ao leste, sobre a baía de Son Cervera (Badia de Son Cervera), encontram-se as estâncias balneares Cala Millor e Cala Bona que quase se confundem e que ligar por um passeio marítimo. Ao nordeste, em direcção do Cap des Pinar, encontram-se as zonas residenciais de Sa Marjal (o Pântano) e de Es Ribell.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja de São João Batista (Església de Sant Joan Baptista / Iglesia de San Juan Bautista)
A cidade de Son Servera em Maiorca - A igreja de São João Batista (autor Proximo XV). Clicar para ampliar a imagem.A igreja paroquial de São João Batista de Son Servera foi construída partir de uma torre de defesa comum aos dois domínios, Ca S'Hereu e Son Fra Garí, criados no século XVI na aldeia pela divisão do domínio dos Servera entre dois irmãos desta família. Uma parte da torre é ainda visível ao lado da torre sineira construída ao século XVIII.

Sant Joan, o santo padroeiro da cidade de Son Servera, é festejado o 24 de Junho.

IgrejaA Igreja Nova (Església Nova / Iglesia Nueva)
A cidade de Son Servera em Maiorca - A igreja nova (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A construção da igreja Nova de Son Servera começou em 1905, no planos do arquitecto Joan Rubió i Bellver (1870-1952). Este discípulo de Antoni Gaudí (1852-1926) devia igualmente encontrar o financiamento da igreja, mas os trabalhos de construção duram ser parados em 1931, devido a custos demasiado elevados.

A construção - incompleto - de estilo neogótico, é utilizada hoje como cena de cheio ar para diversos acontecimentos culturais.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Son Servera
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Costa dels Pins em Maiorca
A aldeia de Cala Bona em Maiorca
A aldeia de Cala Millor em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.