AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Santa Margalida em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Santa Margalida em Maiorca - Vista aérea da cidade (autor Chixoy). Clicar para ampliar a imagem.Santa Margalida é uma pequena cidade situada no norte da planície de Maiorca (Es Pla de Mallorca).

A comuna de Santa Magalida compreende sobretudo duas estâncias balneares, ao bordo da baía de Alcúdia, Can Picafort e Son Serra de Marina. Com uma população de cerca de 6800 habitantes, Can Picafort é povoada mais que a cidade de Santa Margalida própria (cerca de 3500 habitantes).

Antes do desenvolvimento do turismo, a comuna de Santa Margalida vivia essencialmente da agricultura e o artesanato.

O território da comuna é muito plano e pouco elevado (100 m de altitude em média).

EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Santa Margalida em Maiorca - Escudo da cidade (auteur Sancho Panza XXI). Clicar para ampliar a imagem.A cidade é dedicada à Santa Margarida de Antioquia, màrtir cuja legenda diz que foi engulida por um dragão, mas saída do ventre do monstro o perfuração através de uma cruz. O seu màrtir continuou e morreu decapitada.

A localidade existia já sob o Império romano e nomeava-se “Hero”. Sob a ocupação mourisca, um domínio agrícola do nome de Abenmaaxbar encontrava-se à esta lugar; a localidade fazia então parte do “juz” de Algebelí. Após o Reconquista, este juz foi dividido em duas paróquias: São João de Muro e Santa Margarida de Muro (correspondendo às cidades actuais de Muro e de Santa Margalida)

Em espanhol castelhano, Santa Margalida é nomeado Santa Margarita.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Santa Margalida em Maiorca - Situação da comuna de Santa Margalida (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Santa Margalida encontra-se à 10 km da costa nordeste de Maiorca, da qual é separada por uma zona arborizada.

Santa Margalida é distante de 45 km da capital da ilha, Palma de Maiorca.

A comuna de Santa Margalida é intermediária das comunas de Muro, ao noroeste, de Llubí, ao oeste, de Maria de la Salut ao sul, de Ariany e de Petra ao sudeste, que fazem igualmente parte do condado da Planície de Maiorca (comarca d'Es Pla de Mallorca). A comuna é também intermediária da comuna de Artà, ao leste, que faz parte do condado do Levant (comarca de Llevant); é a Torrent de na Borges que separa Santa Margalida de Artà.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja Santa Margarida (Església de Santa Margalida / Iglesia de Santa Margarita)
A igreja paroquial de Santa Margarida foi edificada aos séculos XVI e XVII, de 1560 para 1679, para substituir uma igreja que data do século XIII (construído em 1232, imediatamente depois a reconquista catalão, e mencionada em 1243), que tem-se tornado demasiado pequeno devido ao crescimento demográfico do século XVI.

O acesso ao portal principal faz-se escada construído no último terço do século XVII. Este portal principal, conhecido como o “portal das mulheres”, é decorado ricamente em estilo barroco, com, ao centro, uma estátua de Santa Margarida. A torre sineira, construída entre 1853 e 1855, é uma torre quadrada coroada de uma estrutura piramidal.

O interior da igreja de Santa Margarida possui só uma nave e seis capelas laterais. Mais notável é os retábulos, nomeadamente o retábulo gótico de Santa Margarida (segunda metade do século XIV), que é um bom exemplo da escola maiorquina de influência de Siena.

A cidade de Santa Margalida em Maiorca - A igreja de Santa Margarida (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Santa Margalida em Maiorca - O portal da igreja de Santa Margarida (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Santa Margalida em Maiorca - O retábulo da igreja de Santa Margarida (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.
AldeiaA Aldeia de Son Serra de Marina
Son Serra de Marina é uma pequena estância balnear essencialmente frequentada pela população maiorquina da região, que se fez de construir de pequenas residências secundárias. A estação é por conseguinte bem mais tranquila que Can Picafort, situada 12 km ao oeste, que é invadida pelo turismo de massa. Son Serra de Marina possui uma pequena marina.

À alguns quilómetros ao oeste de Son Serra de Marina encontra-se a necrópole talaiótica de Son Real.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Santa Margalida
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Can Picafort em Maiorca
Assuntos próximos
O condado da Planície de Maiorca - Brochura das atrações
A cidade de Muro em Maiorca
A cidade de Santa Margalida em Maiorca
A cidade de Petra em Maiorca
A cidade de Vilafranca de Bonany em Maiorca
A cidade de Sant Joan em Maiorca
A cidade de Porreres em Maiorca
A cidade de Algaida em Maiorca
A cidade de Sineu em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.