AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Porreres em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Porreres em Maiorca - A cidade (auteur Araceli Merino) - Clicar para ampliar a imagem
A cidade de Porreres em Maiorca - Escudo da cidade de Porreres em MaiorcaPorreres é uma cidade e uma comuna da planície de Maiorca (Es Pla), além disso ligeiramente de 5200 habitantes.

Porreres é uma cidade principalmente agrícola, que produz tradicionalmente cereais, amêndoas e vinho. A comuna possui ainda trinta e seis moinhos à ventos anteriormente utilizados para moer os cereais; é, além disso, a sede do Conselho da Denominação de Origem dos vinhos da Planície e do Levante, instalado no moinho de Amengual.

No seu mapa de Maiorca de 1784-1785, o cardeal Despuig confirma a tradição vinícola de Porreres por uma ilustração do mapa, que fornece igualmente informações sobre a cultura do açafrão, presente em Porreres nessa época.

Mais recentemente, Porreres ganhou uma fama na produção de alperces, porque produz a maioria dos alperces secos de Maiorca.

O escudo da cidade Porreres mostra - estranhamente - uma palmeira da quais duas andorinhas (que são pássaros insetívoros) parecem querer devorar as tâmaras.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O toponimio Porreres provem do patronímico um dos cavaleiros que participaram à reconquista de Maiorca, Guillem de Porrera. Aquando da distribuição das terras após a reconquista, Jaume I atribuiu as terras do sudeste de Maiorca em Nuno Sanç, Conde de Cerdanya e Rossilhão. Em 1231, Nuno Sanç rendeu a alqueria de Alquazor e os rafals (mansões) de Maffumet e de Totzeta o seu vassalo Guillem Porrera.
Estas terras adoptaram o nome do novo senhor e foram nomeadas seguidamente domínio de Porreres. À morte de Nuno Sanç, em 1241, as suas terras retornaram a seu parente mais próximo, o rei Jaume ele mesmo. Em 1300, a cidade de Porreres foi declarada cidade real pelo rei Jaume II.

O patronímico Porreras provem ele mesmo do nome da localidade do qual eram os senhores, a cidade de Porrera no condado de Priorat (Província de Tarragona em Catalunha).

Porreres nomeia-se Porreras em espanhol castelhano. Os habitantes de Porreres são nomeados “porrerencs”.

SituaçãoSituação

A cidade de Porreres em Maiorca - Situação de Porreres em Maiorca (autor Joan M. Borràs) - Clicar para ampliar a imagem
A cidade de Porreres em Maiorca - Situação (autor Mª Angeles) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)Porreres é situado no centro-do sul da ilha de Maiorca, no meio da planície de Maiorca (Es Pla).

Porreres é distante de 40 km á da capital Palma, 18 km de Manacor, 14 km de Felanitx, 13 km de Llucmajor e 11 km de Campos.

A comuna Porreres é limítrofe das comunas de Montuïri e Sant Joan ao norte, de Vilafranca de Bonany ao nordeste, de Felanitx ao leste, de Campos ao sul e de Llucmajor ao sudoeste.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja de Nossa Senhora da Consolação (Església de Nostra Senyora de la Consolació / Iglesia de Nuestra Señora de la Consolación)
A igreja paroquial de Nossa Senhora da Consolação de Porreres é o edifício mais importante da cidade; a construção tem 84 metros de comprimento, 17 metros de amplitude e 25 metros de altura. Pela sua dimensão e pela sua riqueza artística a església de Nostra Senyora de la Consolació de Porreres é considerada como a catedral da Maiorca rural.

Devido ao crescimento da população da cidade, o pároco Gaspar Llompart e os Jurados da cidade decidiram a construção de uma nova igreja paroquial, mais grande que as precedentes. Os trabalhos de construção foram confiados ao mestre de obra Oliver e começados em 1666; a nave foi terminada apenas em 1714, quase 50 anos atrasado.

A cidade de Porreres em Maiorca - A igreja de Nossa Senhora da Consolação (auteur Araceli Merino) - Clicar para ampliar a imagemO frontispício da igreja compõe-se de quatro níveis separados corniches; a entrada principal é um grande portal à verga que descansa sobre colunas românicas; acima a verga encontra-se uma efígie de Nossa Senhora da Consolação, o titular da igreja. À direita do portal elabora-se, apoiado contra fachada, um monumento dedicado ao bispo Pere Joan Campins, que foi reitor de Porreres entre 1887 e 1893, e que realizou a restauração do santuário de Monti-Sion. Sobre o lado direito da fachada observa-se um velho relógio de sol que data de 1798. Na parte superior do frontispício encontra-se uma grande treliça aberta, sem rosácea.

O campanário ascende ligeiramente ao desvio do muro de direita da igreja; é uma robusta torre quadrada de sete andares separados por cornijas simples. Os dois últimos andares apresentam janelas à lanceta (ligeiramente ogivales) de cada lado. O tecto do campanário é cercado de uma balaustrada à parapeito; a cobertura está na forma de pirâmide cujos bordos dos degraus de bancada são decorados, dando o aspecto de uma coroa.

A cidade de Porreres em Maiorca - Nave da igreja de Nossa Senhora (autor Tramuntanauta) - Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia)O interior da igreja de Nossa Senhora é nave larga, mas única, coberta de uma abóbada em berço. A abóbada é apoiada por arcas apoiadas sobre oito pilares que separam as sete capelas laterais situadas de cada lado da nave.

O coro está coberto por uma elegante casca muito delgada; de trás o mestre-altar encontra-se um grande retábulo do século XVIII. Este retábulo é uma obra de Josep Sastre, datando de 1762; apresenta seis colunas coríntias que enquadram uma grande tabernáculo, com, sobre os lados, efígies dos dois santos padroeiros de Porreres, São João Batista e São João Evangelista. A nível superior encontra-se, ao meio, a escultura policroma de Nossa Senhora da Consolação, e, sobre os lados, as estátuas de Santo Estêvão e de São Francisco. Uma pintura de santo Pedra aparece na parte superior e um escudo da cidade supera o conjunto.

Observa-se igualmente o púlpito, esculpido de motivos heráldicos e bíblicos, que é uma dos raros púlpitos góticos de Maiorca conservados até hoje. Há também vinte estalas, provindo do mosteiro de São Francisco de Palma, realizadas a partir de 1447 por Macià Bonafè.

A capela do Rosário quase está como uma pequena igreja na grande igreja de Nossa Senhora: dispõe de duas pequenas capelas e um coro. A capela do Rosário está coberta de uma cúpula retangular decorada de pinturas que representam os mistérios do Rosário. O retábulo do coro é igualmente por Josep Sastre, como o do mestre-altar; representa a imagem da Virgem do Rosário.

Ao lado da capela do Rosário, encontra-se o portal lateral, que é superado por um órgão, obra de Lluís Navarro do meio do século XVIII. Este órgão foi restaurado várias vezes, a última vez em 1982.

A igreja paroquial de Porreres possui um objecto consagrado de um grande valor artístico: uma cruz de processão de prata do século XV, que é considerado como mais bonita a peça de ourivesaria gótica fabricada em Maiorca; é a obra do ourives Antoni Oliva (1400). Esta cruz monumental está em parte de prata dourada sobre alma de madeiras; o metal é afastado e gravado, com ricos decorações de esmalte translúcido. O tesouro possui igualmente um tabernáculo de prata, ornado de esmalte, do fim século XIV; e um relicário gótico, em prata dourada, contendo um pedaço da Verdadeira Cruz (Lignum Crucis).

IgrejaSantuário de Nossa Senhora do Monte Sião
O santuário de Monti-Sion é o lugar místico da região de Porreres: a população da cidade torna-se processão aquando da celebração do Diumenge do Àngel, o primeiro Domingo após Páscoas.

Ir ao santuário de Monti-Sion.

A cidade de Porreres em Maiorca - A porta do santuário do Monti-Sion - Clicar para ampliar a imagemA cidade de Porreres em Maiorca - A fachada da capela do santuário do Monti-Sion - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)A cidade de Porreres em Maiorca - O claustro do santuário do Monti-Sion - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
Sob a ocupação mourisca, Porreres fazia parte do juz central de Manaqur, da qual faziam igualmente parte Manacor e Felanitx e as partes das comunas de Campos e de Santanyí.

Certos poços públicos da comuna - ainda em estado - confirmam a presença mourisca em Porreres.

InformaçõesInformações práticas

HotelHotéis
A Finca de Son Mercadal
A finca de Son Mercadal é um hotel rural estabelecido em uma mansão do século XIX restaurado com gosto. Este hotel de agro-turismo, e no entanto de encanto, encontra-se no meio de uma grande propriedade de sete hectares povoada de amendoeiras, de alfarrobeiras e de azinheiras, com uma piscina e um jardim. Oito câmaras com móvel de época. Restaurante de cozinha maiorquina tradicional, com terraço. A partir de 105 €.
Finca de agroturismo Son Mercadal

Endereço: Camino de Son Pau, s/n

Coordenadas geográficas: 39.47725 N; 3.03888 E

Endereço postal: Apdo de correos 52 - Porreres

Telefone: 00 34 971 181 307

Sítio sobre a Tela: www.son-mercadal.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Porreres
Assuntos mais detalhados
O santuário de Monti-Sion de Porreres em Maiorca
Assuntos próximos
O condado da Planície de Maiorca - Brochura das atrações
A cidade de Muro em Maiorca
A cidade de Santa Margalida em Maiorca
A cidade de Petra em Maiorca
A cidade de Vilafranca de Bonany em Maiorca
A cidade de Sant Joan em Maiorca
A cidade de Porreres em Maiorca
A cidade de Algaida em Maiorca
A cidade de Sineu em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.