AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O norte da planície de Maiorca visto desde o santuário de Cura - Clicar para ampliar a imagemO condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca / Llanura de Mallorca) ocupa a essencial parte da planície central da ilha de Maiorca. Esta região ocupava igualmente um lugar central na vida económica da ilha, até ao desenvolvimento turístico que começou nos anos 1960; a maior parte do Maiorquinos habitava nesta região, e a nobreza, que habitava frequentemente na capital, descansava-se sobre os seus domínios agrícolas da planície (possessió) para assegurar-lhe rendimentos. Hoje, o condado (comarca) de Pla de Mallorca é menos povoado dos seis condados da ilha (cerca de 55000 habitantes).

A região permanece essencialmente agrícola; único estreita a costa do norte, sobre a baía de Alcúdia, beneficia do cesto turístico com a estância balneare de Can Picafort, na comuna de Santa Margalida. Dentro das terras, o agro-turismo tenta desenvolver-se.

SituaçãoSituação

O condado da Pla de Mallorca em Maiorca - Situação (autor Joan M. Borràs) - Clicar para ampliar a imagemA planície central de Maiorca é limitada ao oeste pela cadeia de montanhas Serra de Tramuntana, ao leste pela cadeia de colinas das Serres de Llevant, ao norte pela baía de Alcúdia, e o Sul pela baía Palma.

A planície é dominada por cerca de cimeiras pouco elevadas: o monte de Randa (543 m), o monte de Galdent (400 m), o monte de Bonany (317 m), e o monte de Sant Miquel (239 m).

O condado da Planície de Maiorca jouxte o condado do Llevant ao leste, o condado do Migjorn ao sul, o condado do Raiguer ao noroeste, e o condado Palma ao oeste.

VisitasVisitas

Um Circuito de Descoberta do Condado da Pla de Mallorca
O condado da Pla de Mallorca em Maiorca - Circuito de descoberta do condado - Clicar para ampliar a imagemA meio caminho entre Algaida e Llucmajor (no condado do Migjorn), fazer um rodeio para atingir Randa. A estrada desce progressivamente e passa pelo santuário de Gràcia, que é construído sob um enorme balanço. Mais distante, passa-se pelo eremitério de Sant Honorat, situado quase dentro de um solar, e perto da cimeira Puig de Randa. O santuário de Cura é posto sobre a cimeira da colina e a vista é magnífica todas as nas direções. Algaida, ao norte de Randa, poderá-se descobrir a vidraria Gordiola.

A partir de Randa atravessar Montuïri para atingir Porreres. O santuário de Monti-Sion beneficia de um lugar privilegiado e uma vista inexpugnável. Regresso Porreres e tomar a direção de Vilafranca. Em caminho para Petra, visitar a ermida de Bonany, um dos melhores pontos de vista da região; a paisagem sulcado por vales com efeito uma agradável viagem. Perto de Bonany, poderá-se visitar Els Calderers, um grande solar, que seja agora um museu que ilustra a vida de um finca ao século XIX.

Passear-se-á-se seguidamente em Petra, a cidade natal de Juníper Serra, antes de atingir Sineu, anteriormente o sítio de um palácio real e que possui imponente uma igreja paroquial; seguidamente dirigir-se-á-se para Llubí, à uma curta distância da capela de Sant Cristo del Remei. A paisagem permanece o mesmo até Inca. Tomar a saída Puig de Santa Magdalena para ir visitar o santuário, onde pode-se admirar a vista sobre as planícies, as montanhas e a costa.

Seguindo a estrada que contorna o pântano limitado de carvalhos anãos à folhas persistentes, chega-se à Can Picafort, onde pode-se visitar Sa Canova Talaiot, a necrópole de Son Real, o ilhéu de Els Porros e Son Bauló (dólmens).

Atravessar Can Picafort para atingir Muro, importante uma cidade histórica (paróquia e capela).

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca
Assuntos mais detalhados
O condado da Planície de Maiorca - Brochura das atrações
A cidade de Muro em Maiorca
A cidade de Santa Margalida em Maiorca
A cidade de Petra em Maiorca
A cidade de Vilafranca de Bonany em Maiorca
A cidade de Sant Joan em Maiorca
A cidade de Porreres em Maiorca
A cidade de Algaida em Maiorca
A cidade de Sineu em Maiorca
Assuntos próximos
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo das Baleares
O arquipélago das ilhas Baleares - Brochura do OET
A história das Baleares
A flora e a fauna das Baleares
Informações turísticas sobre as Baleares
A ilha de Minorca nas Baleares
A ilha de Maiorca nas Baleares
A ilha de Ibiza nas Baleares
A ilha de Formentera nas Baleares
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.