AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Muro em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Muro em Maiorca - Escudo da cidade Muro (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.Muro é uma pequena cidade agrícola do norte da ilha de Maiorca, situada no condado da Planície de Maiorca (Comarca de Pla de Mallorca). É também uma comuna que, para além da cidade de Muro, compreende a estância balnear de Platja de Muro, sobre a costa da baía de Alcúdia.

A população de Muro - um ligeiramente mais de 6000 habitantes - que se consagrava anteriormente à agricultura, doravante é empregada maioritariamente nos serviços e a construção ligados ao turismo. A população do conjunto da comuna é cerca de 7000 habitantes.

Mais a grande parte do Parque natural de S'Albufera encontra-se sobre o território da comuna de Muro.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O topónimo Muro parece ser de origem romana e poderia provir do aspecto de “muro” (do latino murus, muro) que apresentava a colina, sobre a qual é construída a cidade, quando aproxima pelo mar. Os Mouros retomaram o nome romano e nomeavam a cidade “Muruh”; a cidade fazia parte do “juz” de Algebelí, um do doze “juz” da Maiorca muçulmana.

Após a reconquista cristã pelos Catalães, a região foi dividida em duas entidades: São João de Muro (Sant Joan de Muro) e Santa Margarida de Muro (Santa Margalida de Muro), correspondendo às comunas atuais de Muro e de Santa Margalida.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Muro em Maiorca - Situação da comuna de Muro (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Muro é situada no norte da ilha de Maiorca, à 10 km dentro das terras, ao sul da lagoa de S'Albufera. Muro encontra-se à cercadura do norte da Planície de Maiorca (Es Pla de Mallorca).

Desde a estrada costeira Ma-12, à saída ocidental de Ca'n Picafort, a pequena estrada Ma-3431 conduzido até Muro, através de uma paisagem muito plana espalhada de moinhos à vento.

A cidade de Muro em Maiorca - Muro visto desde a ermida de Santa Magdalena. Clicar para ampliar a imagem.Muro é construído à cimeira de uma colina que domina a baía de Alcúdia (Badia d'Alcúdia), à uma centena de metros acima do nível do mar. A cidade beneficia de uma situação favorável, no meio de uma planície fértil irrigada bem, e protegida dos ventos fortes e as geleias pelo norte da Serra de Tramuntana. A sua posição elevada põe-o ao abrigo das inundações.

A comuna de Muro é limítrofe das comunas de Alcúdia, Llubí, Sa Pobla e Santa Margarita.

VisitasVisitas

A cidade de Muro em Maiorca - Plano da comuna de Muro. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Muro em Maiorca - Plano da cidade Muro. Clicar para ampliar a imagem.Muro é uma das mais antigas cidades de Maiorca: em 1300, foi reconhecida como cidade (vila) pelo rei de Maiorca Jaume II. Deste longo passado Muro conserva cerca de construções históricas.

Muro é uma cidade ligeiramente sonolenta, espalhada de grandes casas burgueses construídas anteriormente por ricos proprietários terrestres. A sua visita permite contudo descobrir a vida insular autêntica de Maiorca.

1. Câmara municipal

6. Museu etnológico

10. Arenas

11. Igreja paroquial de São João Batista

12. Convento dos Mínimos

13. Oratório de La Sang

20. Paragem de autocarros

A paragem de autocarros encontra-se sobre a Praça da Constituição (Plaça Constitució) perto da igreja de São João Batista e a Câmara municipal. É lá que param-se os autocarros provenientes Palma e os autocarros locais que servem Ca'n Picafort e Port d'Alcúdia.

IgrejaA Igreja de São João Batista (Església de Sant Joan Baptista / Iglesia de San Juan Bautista)
A cidade de Muro em Maiorca - A igreja de São João Batista (autor NorbertL). Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia).A paróquia de São João Batista de Muro foi fundada pelo papa Inocente IV em 1248. Uma primeira igreja, de estilo gótico, foi edificada ao século XIV. A igreja atual foi reconstruída ao século XVI, desde 1570; apresenta uma rosácea colorada acima a porta ocidental; ao leste, a igreja ligar um campanário por uma fina ponte estreita. Este campanário é uma imponente torre quadrado de sete níveis, em parte concebida como uma torre de vigia. Quando é possível aceder à cimeira, tem-se uma vista magnífica sobre a costa da baía de Alcúdia.

A igreja de São João Batista encontra-se sobre a Plaça Constitució; está aberta de 9:00 à 13:30, e 16:30 à 20:30. Entrada gratuita.

MuseuO Museu Etnológico (Museu Etnològic / Museo Etnológico)
O Museu etnográfico de Muro foi instalado em 1965 antiga numa casa de mestre do século XVII, Casa Alomar (1670).

O museu compreende grandes colecções - pequena heteróclitos - de instrumentos antigos utilizados pelos artesões, materiais agrícolas, utensílios domésticos, móveis e ternos tradicionais. Como o museu de Sa Granja em Esporles e o museu de Els Calderers em Sant Joan, o museu etnográfico de Muro dá uma representação autêntica da vida tradicional em Maiorca rural do início do século XX.

No bonito pátio, plantado de laranjeiras, com o seu poço típico, pode-se ver uma roda à água, uma roda de água à eixo horizontal que anteriormente era impulsionado por um mulo ou um burro (sínia). O pátio conduz à ateliers de ferreiro, de sapateiro e de ourives, que expõem os instrumentos utilizados por estes ofícios; vê-se também uma colecção de carros.

Dentro das construções, as diferentes peças foram equipadas de acordo com a sua função com um móvel tradicional e os utensílios. Assim, a cozinha relógio das marmitas, as taças e os pratos de cerâmica, e um forno antigo; a câmara a deitar é mobilada com um móvel de estilo maiorquino. Uma loja de boticário foi reconstituída, onde pode-se ver uma colecção de vasos e os remédios antigos utilizados para às afeições mais correntes, bem como uma surpreendente balança de precisão.

Ao andar encontra-se uma bonita colecção de “siurells” (assobios de argila), das figurinhas pintadas em branco, verde e vermelho, criadas num estilo ingénuo. Estas figurinhas, com um bocal furado de um buraco para assobiar, representam animais, homens à cavalo que transportam a água e jogando da guitarra, das figuras mitológicas ou imaginárias. Estes assobios tradicionais hoje são produzidos densamente como lembranças turísticas.

O Museu etnográfico encontra-se Carrer Major, 15 (número 6 sobre o plano da cidade). Se acede-se em cerca de minutos desde a Plaça Constitució.

Horários: de terça-feira a sábado, de 10:00 à 15:00; a quinta-feira, de 10:00 à 15:00 e 17:00 à 20:00

Tarifa de entrada: 2,40 €.

Telefone: 00 34 971 860 647

MosteiroO Convento de Santa Ana (Convent de Santa Anna)
O convento de Santa Ana é um convento de Mínimos que data de 1560; o seu claustro está do início do século XVIII (1703-1728); o convento conserva um órgão de procissão único à Maiorca. Número 12 sobre o plano da cidade.
CapelaO Oratório do Sangue (Esglesieta de La Sang)
O oratório do Sang data do século XV. Número 13 sobre o plano da cidade.
ArenaA Praça de Touros (Plaça de Toros / Plaza de Toros)
Estas arenas originais são nomeadas “La Monumental”, data (1910); foram construídas antiga na carreira de arenitos de Muro. Cerca de corridas de touros ainda são organizadas lá.
Parque naturalO Parque Natural de S'Albufera
O Parque Natural de S'Albufera é uma zona pantanosa situada no interior, de trás a praia de Platja de Muro.

O Parque é uma lugar muito avaliada dos ornitólogos: se pode-se observarem galinhas de água, galeirões, garçareais e flamingos recortar, e numerosos pássaros migratórios à estação das migrações. O escritório de informação propõe um mapa e uma lista de pássaros a observar.

Pode-se aceder ao parque por um autocarro que parte de Port d'Alcúdia.

Ir ao Parque natural de S'Albufera de Mallorca.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

TradiçãoTradições
A Festa de Santo António Abade
A festa de Santo António Abade (Sant Antoni Abat) tem lugar o 17 de Janeiro; a véspera tem lugar a véspera de Santo António Abade (Revetla de Sant Antoni Abat) que é a ocasião de entretenimentos populares: da música e as danças tradicionais em redor de fogos de alegria e a prova de pratos igualmente tradicionais: as salsichas temperadas com especiarias e as tortas de enguias (espinagades) feitas com as enguias da lagoa de S'Albufera.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Pla de Mallorca > Muro
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Platja de Muro em Maiorca
O parque natural de S'Albufera em Maiorca
Assuntos próximos
O condado da Planície de Maiorca - Brochura das atrações
A cidade de Muro em Maiorca
A cidade de Santa Margalida em Maiorca
A cidade de Petra em Maiorca
A cidade de Vilafranca de Bonany em Maiorca
A cidade de Sant Joan em Maiorca
A cidade de Porreres em Maiorca
A cidade de Algaida em Maiorca
A cidade de Sineu em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.