AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Esporles em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Esporles é uma encantadora pequena cidade de montanha, ao pé da Serra de Tramuntana, cuja principal atração está na Sa Granja, uma bonita alvenaria camponesa, vestígio do passado feudal da região.

A cidade é dividida em Velha Cidade (Vilavella) e Cidade Nova (Vilanova). Seus cerca de 4500 habitantes nomeiam-se Esporlerí e Esporlerina.

Esporles é também um município; sobre o seu território encontram-se as aldeias de Rotgetes, Son Canet e Es Verger.

EtimologiaEtimologia e toponímia
Esporles é uma palavra de origem moçárabe, ele mesmo derivado da palavra latina sportulis, cesto. Parece que este nome deve-se à presença de um artesanato de cestaria de folhas de palma.

Esgleieta deriva-se do diminutivo de esgleya, “igreja”.

SituaçãoSituação

Situação Esporles à Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.O município de Esporles é situado na parte ocidental da ilha de Maiorca e ocupado uma parte da vertente do sul da Serra de Tramuntana. A cidade de Esporles está no fundo do vale de Esporles, à cavalo sobre a torrente que atravessa a aldeia.

Faz parte do condado da Sierra de Tramontana, e é cercada pelas comunas de Valldemossa, Banyalbufar, Puigpunyent e Palma de Maiorca.

Esporles encontra-se à 13 km ao noroeste de Palma. Se pode-se tornar-se partir Palma tomando a estrada de Valldemossa, e girando à esquerda à uma junção situada à 9 km após Palma. Se pode-se também tornar-se passando por Establiments.

VisitasVisitas

Exploração agrícolaA Quinta de Esporles (Sa Granja Esporles, La Granja de Esporlas)
Ir à Sa Granja d'Esporles.
CapelaA Ermida de Maristella
Do centro da aldeia, uma ruela monta através de uma floresta de carvalhos para a Ermida de Maristella.
IgrejaA Igreja Paroquial de Esporles
A igreja de Esporles, como em qualquer cidade medieval, tinha uma grande importância, e era realmente o centro da vida municipal. A primeira igreja da paróquia de Esporles, já mencionada em 1248, era uma construção simples, ao início do estilo gótico, e provavelmente só uma uma nave.

Ao século XVI, a igreja possuia três altares, nomeadamente o altar do Virgen del Rosario e San Antonio. A construção da segunda igreja começou nos primeiros anos do XVIII século; foi inaugurada em 1720 - e promovida pelo Reitor Joan B. Vanrell.

A igreja atual, começada em 1904 e abençoada em 1923, era fundada sobre um projeto do arquitecto Gaspar Bennàssar e respondida às linhas neogótico por que o arquitecto quis tornar homenagem à catedral de Palma, à Lonja e à Santa Eulalia. A paróquia de Esporles tinha três igrejas sufragâneas: Banyalbufar, S'Esgleieta et Establiments.

A igreja de Esporles é dedicada ao Sant Crist de la Pois, santo padroeiro de uma indústria têxtil por muito tempo desaparecida da cidade.

PortoO Porto do Cónego (Port des Canonge)
O ponto de Esporles o mais próximo do mar é o calmo centro balnear de Port des Canonge, à cerca de 5 minutos do centro da cidade. Atinge-se este “lugar escondido do mundo” por longa uma estrada sinuoso à via única, às vezes aterrorizando. Mas vale certamente o rodeio!

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A história de Esporles
A história de Esporles começa em 1229 quando os bandos catalães conquistaram a cidade muçulmana de Médina Mayurqa. Após a conquista começou a distribuição das terras, Esporles que encalha ao Cavaleiro Nuno Sanç; Nuno Sanç morreu sem criança e o cantão passou ao domínio real.
A população era concentrada em redor da igreja paroquial desde o fim do XIII século; este bairro é conhecido tradicionalmente como a Velha Cidade (Vilavella).

O Município de Esporles anteriormente era formado dos vales de Banyalbufar, Superna, Bunolí e Esporles. Esporles compartilhou a mesma administração com o município de Banyalbufar, até ao meio do século XIX, embora as relações entre as duas populações para deter a sede da administração ponham muitos problemas durante séculos. O sistema municipal estava entre as mãos de um conselho do notáveis: o Presidente da câmara municipal Real, os Jurados, os Conselheiros e o “Clavari”.

EconomiaEconomia
Alfarrobeira em Esporles. Clicar para ampliar a imagem.Pomar de amendoeiras em Esporles. Clicar para ampliar a imagem.A economia de Esporles era baseada tradicionalmente na agricultura (laranjeiras e amendoeiras) e a criação, como pode-se vê-lo na exploração agrícola-museu de Sa Granja.

A cidade foi também um centro importante da indústria têxtil da ilha que prosperou ao favor da abundante fonte de água que recolhe as águas de chuva recolhidas pelas montanhas. Desta indústria têxtil permanece apenas vestígios assim como fábricas ou construções vazios. A maior parte entre eles é transformada em alojamentos.

Como essencial na parte das ilhas Baleares a atividade agora é baseada no turismo, mas a maior parte dos seus habitantes trabalha Palma.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Esporles
Assuntos mais detalhados
A cidade de Esporles em Maiorca - Sa Granja
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.