AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Fornalutx em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.Fornalutx é considerado muito por Maiorquinos como a mais bonita aldeia da ilha.

Fornalutx é taõ interessante pela sua paisagem como pela sua arquitectura.

A aldeia é caracterizada pela importância da sua população de origem estrangeira europeia: quase 25%.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Escudo da cidade de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.Fornalutx “Fornalucem” vem de “fornel”, de bigorna ou forja, com o sufixo “-utx”, topónimo moçárabe, do sufixo latino “-uem”.

A origem Fornalutx, ou de “fornalugi”, a forma escrita nos documentos antigos, aparece ao momento mesmo da conquista muçulmana, como uma pequena aldeia mourisca: dedu-lo-se do traçado das antigas ruas.

SituaçãoSituação

Situação Fornalutx à Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.Fornalutx é situado ao centro da Serra de Tramuntana, que se estende por todo o comprimento da ilha e desenha um profundo vale que com base o Puig Mayor se dirige para Sóller.

Esta aldeia de montanha tem a particularidade a ser construída sobre a vertente do pico mais alto em Maiorca, Puig Major (1 445 m). O sítio é impressionante.

Fornalutx é à 4 km de Sóller, e 7 km do mar.

A cidade de Fornalutx em Maiorca - Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Serra de Alfàbia. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Serra de Alfàbia. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A Cidade de Fornalutx
Classificado lugar histórico protegido em 1972, Fornalutx vale mais que um rodeio. Esta pequena aldeia está num perfeito estado de conservação e de reabilitação.

A arquitectura da aldeia é de pedra com tetos de telhas vermelhas, pintadas sob a capa de motivos geométricos, com a maior parte das janelas das construções que têm vertentes de madeira pintadas em verde. As fachadas de pedra sobre a maior parte das casas foram expostas estes últimos anos retirando os rebocos originais para dar às construções uma aparência mais rústica. Construídos sobre diferentes níveis, de numerosas ruas pedestres são pavimentado, com caminhos ervosos que efectuam distante nos pomares e explorações agrícolas ao norte.

A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Telha pintada. Clicar para ampliar a imagem.
Em 1983, Fornalutx recebeu o segundo preço nacional de embelezamento e melhoria das aldeias da Espanha. Aqui todo é de pedra, do pavimento das ruas aos muros das casas. Mesmo as novas residências têm a obrigação de utilizar a rocha ocre local em ornamento.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Casa em Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Casa em Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.
Câmara municipalA Câmara municipal (Ajuntament)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Câmara municipal de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Lavadoiro em Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.Pode-se começar a visita de Fornalutx velha pela torre quadrado e com ameias de defesa de Can Arbona XVII século, situado costa leste da aldeia. Num estado impecável, é o único muralha de Fornalutx.

Emprestando à pequena escada que contorna-o, passa-se na frente da câmara municipal (Ajuntament) do qual admirará-se o bonito pátio, seguidamente na frente do estreito lavadoiro à água clara e fresca (Lavadero de antaño).

RuaA Rua da Aurora (Carrer de l'Alba)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Alba. Clicar para ampliar a imagem.Emprestando sobre a direita ao Carrer de l'Alba, se encontra dois hotéis, o Petit Hotel e o Hotel Rural Ca'n Reus. O hotel Ca'n Reus é uma velha casa restaurada ao início do XX século: no salão são visíveis surpreendentes testemunhos dos estilos Art nouveau e Art déco. A iluminação à vela e a decoração sublinham o caráter excepcional do lugar. Exatamente lado, o Pequeno Hotel quanto a ele instalou-se antigo no convento de Monges de la Caritat.
RuaA Rua de São Bartolomeu (Carrer de Sant Bartomeu)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de San Bartomeu. Clicar para ampliar a imagem.À extremidade da Carrer de l'Alba, toma-se à esquerda e segue-se a Carrer de Sant Bartomeu seguidamente, em seguida na linha, a Carrer Bella Vista. Pode-se fazer uma pausa à Creu, pequeno calvário em bordo de estrada cercado de um banco de pedra. O ponto de vista sobre a montanha e o vale é esplêndido.

A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.

RuaA Rua Nova (Nou Vial)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Cemitério de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.Subindo por Nou Vial, chega-se ao pequeno cemitério tipicamente mediterrânico de Fornalutx, perdido entre as oliveiras e as amendoeiras: a calma e a beleza do sítio são que comove. Volta-se para o centro pela Carrer Alberti Arbonna e a Carrer de la Plaça.
PraçaA Praça da Espanha (Plaça d'Espanya)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Plaça d'Espanya. Clicar para ampliar a imagem.Chega-se ao centro de Fornalutx, a Plaça d'Espanya, à sombra de plátanos e cercada por dois cafés e uma loja geral.
RuaA Rua da Igreja (Carrer de l'Església)
Desde o lugar da Espanha, escoicinha-o da Igreja monta até à igreja cujas origens sobem à 1229 mas que recebeu as suas últimas modificações em 1639 (onde esta data gravada acima o portal principal). A igreja possui um grande relógio de sol sobre a sua fachada.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Església. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Església. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Església. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Església. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de l'Església. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.
RuaA Rua de São Sebastião (Carrer de Sant Sebastià)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer de Sant Sebastià. Clicar para ampliar a imagem.
RuaA Rua do Vento (Carrer des Vento)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.
RuaA Rua do Presidente da câmara municipal Mayol (Carrer des Metge Mayol)
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer des Metge Mayol. Clicar para ampliar a imagem.Retornando pela Carrer des Metge Mayol - que é umas mais umas muito longas escadas que uma rua - passa-se na frente de duas casas muito típicas da aldeia, Ca'n Borras e Sa Casa d'Amunt (bonito portal e torre quadrada).
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Rua de Fornalutx. Clicar para ampliar a imagem.
PasseioUm passeio nos Arredores Fornalutx
O ponto de partida deste passeio cerca de 3 horas é a Plaça d'Espanya. Continuar pela Carrer de l'Església seguidamente a Tramuntana, que se transforma em caminho a partir da saída da aldeia; montar entre as oliveiras e as laranjeiras; atravessar a estrada de Sóller e seguir os painéis de orientação de madeira. Fornalutx começa a revelar-se à direita, enquanto os pinheiros substituem já gradualmente as outras árvores. Chega-se então sobre a estrada Del Puig Major; permanecer sobre a direita até ao próximo painel de madeira que conduz sob os pinheiros seguidamente sob as majestosas azinheiras. Ao cruzamento, tomar sobre a vossa esquerda contornando um pequeno tanque de água (destinado a lutar contra os incêndios). Passar um pequeno colo, seguidamente começar a descida para Fornalutx. Após cerca de laços, chega-se sobre uma estrada a que empresta-se sobre 150 m à barreira verde, tomar o caminho empedrado. Este último torna-se cimentado à abordagem da torrente que deve-se seguir até à uma barreira. Cruzar a barreira e atravessar a torrente. Continuar a seguir o curso de água; encontra-se os restos de uma roda de água e uma antiga canalização. Gradualmente, os pomares em terraços, seguidamente a estrada de Sóller à Fornalutx e por último, o caminho pelo qual saiu-se da aldeia ao início deste passeio.
A cidade de Fornalutx em Maiorca - Mapa de passeio Serra de Alfàbia. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Mapa de Passeio Coma de Son Torrella. Clicar para ampliar a imagem.
MiranteO Mirante dos Barcos (Mirador de Ses Barques)
O Mirador de Ses Barques (400 m) oferece uma magnífica vista sobre a baía de Port de Sóller.

Desde o mirador um caminho de passeio permite juntar-se, em 4:00 à 5:30 de marcha, à enseada paradisíaca de Tuent; empresta-se primeiro velho ao caminho de Balitx (Cami Vell de Balitx) que serpenteia em cornija ao longo de terraços de oliveiras centenários até à velha exploração agrícola de Balitx do Alto (Balitx d'Amunt), seguidamente até à de Balitx do Meio (Balitx d'En Mig); esta exploração agrícola arruina permanece um testemunho vivo do passado, onde pode-se passear-se no meio da velha imprensa à óleo, o moinho à farinha e as dependências onde os trabalhadores sazonais residiam.

O caminho desce seguidamente de maneira abrupto para Balitx do Baixo (Balitx d'Avall), uma exploração agrícola fortificada que data do século XVI, que oferece hoje a banda e o talher num quadro bucólico. Se pode-se também provar um sumo de laranja fresco. Uma das características da casa é a sua torre de vigia que fazia parte do sistema de defesa da costa de Maiorca contra os ataques dos piratas berberes.

Chegado à Balitx d'Avall, é possível fazer um rodeio pela torre de Na Seca, a torre da ilha de Maiorca situada mais à elevada altitude (521 m). Após Balitx d'Avall, a descida abrupto contínua até ao vale de Balitx e o colo de Biniamar com o seu bosque de carvalhos verdes. O caminho oferece um panorama espetacular sobre a costa e junta-se seguidamente à aldeola o Seu Costera. Seguidamente, o caminho contorna a costa e passa perto da usina hidrelétrica, Sa Fabrica d'Electricitat, que forneceu Sóller eletricidade até nos anos 60. Esta água, vindo das montanhas, que anteriormente era utilizada para produzir eletricidade, agora é conduzida por canalizações submarinas até Sóller e seguidamente redireccionada sobre Palma.

Após uma hora de marcha ao longo da costa, o caminho desce sobre a calma angra Cala Tuent banhado por águas verde esmeralda.

Desde a angra de Tuent ele é possíveis voltar em embarcação para Port de Sóller.

A cidade de Fornalutx em Maiorca - Mirador de Ses Barques. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Mapa de passeio à Sa Costera. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Mapa de passeio Puig de Balitx. Clicar para ampliar a imagem.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A história de Fornalutx sempre foi vinculada à Sóller: as duas cidades formavam apenas só um e mesma aldeia até 1813, mas, em 1837, os dois ficaram constitucionalmente independente.
TradiçãoTradições
8 de Setembro: Festa da padroeiro de Fornalutx

Se celebra um “Correbou”: os vaqueiros conduzem um jovem touro através da aldeia. Após ter sido abençoado, seja sacrificado e a sua carne é repartida entre os habitantes.

A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer do Toros. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Fornalutx em Maiorca - Carrer do Toros. Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
É aqui que Claudia Schiffer ter-se-ia feito de construir uma suntuosa vila que revelou em parte numa revista feminina francesa.
HotelHotéis
A clientela de Fornalutx é relativamente afortunada; se tiver-se os meios, a oferta hotel reserva cerca de pequenos cantos de paraísos.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Fornalutx
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.