AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Valldemossa em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Escudo da cidade de Valldemossa (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Cartuxa. Clicar para ampliar a imagem.Valldemossa é uma pequena cidade de montanha, pitoresca e acolhedora, situada ao pé do Puig des Teix, com casas de pedra de cor ocre e encantadores bicos ornados de potes de flores de terra suspensos aos muros das suas casas.

Valldemossa é dominado pelo seu mosteiro de Cartuxos; a cidade de resto sobretudo é conhecida para esta cartuxa onde residiu o casal romântico Chopin e Sand, durante o inverno 1838-1839.

Esta pequena cidade tranquila, cerca de de 1.750 habitantes, é também a capital do município de Valldemossa. Sempre foi um lugar de veraneio estival para as famílias abastadas de Maiorca, como provam-no de bonitos e numerosos fincas (casas de mestre).

Valldemossa é a aldeia natal de santa Catarina Thomas (Santa Caterina Tomàs / Santa Catalina Thomás), única santa de Maiorca. Se pode-se visitarem diferentes lugares em relação com a santa, que os habitantes dedicam uma grande devoção; esta devoção manifesta-se pelos pequenos quadrados de faiança de cores (azulejos), consagrados à sua memória, que quase ornam a porta de cada casa. Estes azulejos representam a vida da santa maiorquina.

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
EtimologiaEtimologia e toponímia
Valdemosa significa “o vale Moïse”, do nome árabe espumou (موسى), ele mesmo que vem do nome hebreu Moshé (מֹשֶׁה), Moïse: de acordo com a tradição, um wali árabe, chamado espumou, teria possuído um domínio nesta região.

Valdemosa escreve-se Valldemossa em espanhol catalão, e Valldemosa em espanhol castelhano.

SituaçãoSituação

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Situação de Valldemossa em Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Plano de Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.Valldemossa é situado em 436 m de altitude, sobre os contrafortes da Serra de Tramuntana, numa paisagem de terraços de pedra plantados de oliveiras centenários e amendoeiras, dominado pelas montanhas. É rico em fontes naturais e é cercada de uma vegetação abundante.

A cidade, que se encontra à 17 km da capital, Palma de Maiorca, é facilmente acessível em autocarros, que circulam todos os dias.

Valldemossa é uma comuna do Condado da Serra de Tramuntana, vizinha de Esporles, Banyalbufar, Deya, Bunyola e Palma.

VisitasVisitas

IgrejaA Igreja de São Bartolomeu (Església de Sant Bartomeu / Iglesia de San Bartolomé)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A igreja de São Bartolomeu data século XIII, mas foi muito alterada ao século XVIII.

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
CasaA Casa Natal de Santa Catarina Thomas
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Estátua de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Catarina Thomas (Catalina Tomàs, Catalina Thomàs, Catalina Thomás) nasce 1 Maio de 1533 em Valldemossa. Órfã, tem uma infância infeliz no seu tio paterno. Sente muito cedo, a partir da idade de 15 anos, a chamada à vida religiosa; o seu confessor convence-o esperar alguns tempos antes de pronunciar-se.

É empregado em Palma onde aprende a ler e escrever, seguidamente juntada as cónegas de Santo Agostinho ao convento de Santa Maria Madalena de Palma.

Catarina é sujeita à numerosos fenómenos estranhos e experiências místicas com aparecimentos de anjos, de Santo António de Pádua e Santa Catarina. Possui dons de profecia. Mergulha em transes extáticos que duram vários dias consecutivos e se bate contra as forças escuras. As feridas que resultam são curadas pelos santos Cosme e Damião. Durante os últimos anos da sua vida, está quase continuamente num estado segundo.

Tem prediz a data da sua morte: o 5 de Abril de 1574 ao convento Santa Maria Madalena de Palma.

Catarina Thomas foi beatificada em 1792 pelo papa Pio VI e canonizada em 1930 pelo papa Pio XI. É comemorada os dias 27 e 28 de Julho em Valldemossa. Em toda a aldeia dos azulejos colorés contam da sua vida.

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Casa natal de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Casa natal de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Casa natal de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Casa natal de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Casa natal de Santa Catarina Thomas. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Ao século XVIII, construiu uma capela ao lugar da casa natal de Santa Catalina Tomàs, ao nº 5 da Carrer Rectoria.
RueA Rua da Rosa (Carrer de sa Rosa)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer de sa Rosa. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer de sa Rosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer de sa Rosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
RueA Rua do Talho (Carrer de sa Carnisseria)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer de sa Carnisseria. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer de sa Carnisseria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
RueA Rua do Pai Castanyeda (Carrer del Pare Castanyeda)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer del Pare Castanyeda. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer del Pare Castanyeda. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
RueA Rua do Reitor (Carrer Rectoria)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer Rectoria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer Rectoria. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Carrer Rectoria. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
CapelaA Ermida da Santíssima Trindade (Ermita de la Santíssima Trinitat / Ermita de la Santísima Trinidad)
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Eremitério da Santísima Trinidad (auteur Herr Sonstiges). Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia).O eremitério foi edificado em 1648 sobre as ruínas de uma capela primitiva dos quais pouco de vestígios subsistem. Ainda é habitado ermites.

O eremitério da Santíssima Trindade encontra-se à direita sobre a estrada de Valldemossa à Deià; oferece um magnífico ponto de vista sobre a costa.

O Domínio de Miramar
A primeira aquisição do arquiduque Ludwig Salvator foi, em 1872, o domínio de Miramar em Valldemossa. Nessa época, os limites desta propriedade estendiam-se até à cimeira do Teix e, continuando a costa para o leste, até Son Marroig, em Deià. A propriedade compreendia o mosteiro Miramar, fundado em 1276 por Jaime II ao pedido de Raimondo Lúlio (Ramon Llull em catalão) para instalar um colégio de missionários encarregados ensinar o árabe e outras línguas orientais.

Miramar tornou-se assim o centro de todas as propriedades, onde recebia as visitas de personalidades atraídas pela beleza da paisagem e que podemos considerar como os primeiros turistas de Maiorca: o pintor e escritor franceses Gaston Vuillier, os pré-historiadores Bartoli e Cartailhac, o naturalista espanhol Odón de Buen, o botânico e reitor da universidade de Genebra Roberto H. Chorat, o escritor Margarita de Este, os poetas Rubén Darío e Jacinto Verdaguer… e a sua grande amiga Sissi. A imperatriz da Áustria compartilhava com o seu primo o arquiduque Luís o Salvador o seu amor para a natureza e para a ilha, e as suas visitas e eram frequentes.

Miramar protege actualmente um museu onde são conservados alguns objectos, documentos e obras de arte que evocam o mundo de Lúlio e do arquiduque. Pode-se visitar o domínio com o seu antiga “tafona” (moinho à óleo), o jardim e o claustro que o arquiduque fez reconstruir partir de arcos góticos do século XIII, a biblioteca, a sala das festas, Torre del Moro, o mirante com a sua vista maravilhosa sobre o mar, a capela…

Endereço: Carretera meu (Valldemossa-Deià), km 67,5

Horários de verão (de Abril à Outubro): da segunda-feira ao sábado, de 10:00 à 17:00

Horários de inverno (de Novembro à Março): todos os dias, de 10:00 à 16:00

Tarifa de entrada: 3 €

Telefone: 00 34 971 616 073

PortO Porto de Valldemossa
Ir à Port de Valldemossa.
O Centro Cultural Costa Nord
À primavera 2000 foi inaugurado o centro cultural Costa Nord, que propõe uma projecção da história e a natureza desta região Serra de Tramuntana, bem como uma reconstituição dos bairros do capitão do “Nixe”, o iate que pertencia ao arquiduque Luís Salvador da Áustria.

Este centro cultural é uma iniciativa do actor americano Michael Douglas.

PasseioOs Passeios ao redor Valldemossa
O arquiduque Luís Salvador possuia grandes propriedades em Valldemossa e os seus arredores, e deixou qualquer rede de caminhos de passeio a que empresta-se ainda hoje em dia para visitar a ilha.

O caminho do Arquiduque (Camí de s'Arxiduc), empedrado no fim do século XIX, efectua até a Es Carogli, magnífico ponto de vista sobre a costa do norte, Deià e distante Puig Major, Es Teix, e o Ofre.

14 Km. De 5 à 6 horas de marcha. Elevação: 600 m.

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Mapa de passeio do Caminho do Arquiduque em Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Passeio Mirador de Ses Puntes em Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Mapa de passeio Moleta de Pastorix em Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
LojaLembranças
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Ourivesaria em Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Comércio de luxo. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Comércio de luxo. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Comércio de luxo. Clicar para ampliar a imagem.
HotelHotéis
O Hotel Es Petit Hotel
Es Petit Hotel de Valldemossa é um pequeno hotel de 8 câmaras.

Um acolhimento familiar para um hotel que faria pensar um chalé de campanha.

Telefone: 00 34 971 612 479

www.espetithotel-valldemossa.com

O Hotel-restaurante Valldemossa
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Este antiga finca maiorquina é certamente um mais dos bonitos dos mais hotéis da ilha.

Magnífica vista sobre Valldemossa, grandes terraços…

Ctra. Vieja de Valldemossa

Telefone: 00 34 971 612 626

www.valldemossahotel.com

A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Valldemossa em Maiorca - Hotel Valldemossa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
RestauranteRestaurantes
A cidade de Valldemossa em Maiorca - Coca de patata. Clicar para ampliar a imagem.As especialidades gastronómicas de Valldemossa são: a “coca de patata”, um tipo de bolo frito açucarado à base de batata, que mergulha num líquido-se no chocolate quente, e o refrescante leite de amêndoa (horchata almendra), o fruto favori da campanha vizinha.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Valldemossa
Assuntos mais detalhados
A cartuxa de Valldemossa em Maiorca
A aldeia de Porto de Valldemossa em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.