AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Sóller em Maiorca

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Escudo da cidade de Sóller (autor Joan M. Borràs)
A cidade de Sóller em Maiorca - Cidade de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Soller na luz da manhã. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller como tal estende-se por cerca de três quilómetros, do Port de Sòller até à comuna de Fornalutx e a aldeola de Biniaraix dentro de um grande vale ao pé das montanhas. Esta gorda cidade conta cerca de 12.000 habitantes, chamados sollerics.
A cidade de Sóller em Maiorca - A cidade de Sóller ao pé do Puig Major. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Cidade de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Soller visto desde o caminho de ferro. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Soller visto desde o caminho de ferro. Clicar para ampliar a imagem.
O município Sóller compreende cinco aldeias: Sóller, Port de Sóller, o Horta Sóller, de Biniaraix e se Alqueria do Conde.
A cidade de Sóller em Maiorca - A comuna de Soller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca. Clicar para ampliar a imagem.
EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Sóller em Maiorca - Culturas de limoeiros. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Culturas de limoeiros. Clicar para ampliar a imagem.O nome Sóller significa “vale do ouro” em árabe, por alusão à cultura da laranjeira que enriqueceu a região. Mas se vêem também muitos limoeiros…

Sóller pronuncia-se “so-yeur” em maiorquino e “so-lier” em espanhol castelhano.

SituaçãoSituação

Situação de Sòller em Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - A cidade de Sòller visto desde a montanha. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Vista desde o comboio. Clicar para ampliar a imagem.
Sóller é um município que se encontra no Condado da Serra de Tramuntana sobre a costa noroeste da ilha de Maiorca, à cerca de 34 quilómetros da capital, Palma.

A cidade de Sóller é situada cerca de em 3 km dentro das terras, num grande vale na forma de bacia, que compreende igualmente a cidade de Fornalutx e as aldeias de Biniaraix e de Binibassi. A cidade é atravessada por um rio com diversas pontes.

Situado numa planície de laranjeiras e cercado de elevadas montanhas calcárias: o Puig de l'Ofre, Es Cornadors, Serra d'Alfàbia, Es Teix, Puig de sa Bassa e, sobretudo, o Penyal des Migdia que isolou do resto da ilha durante séculos a bacia de Sóller. Até muito atrasado no século XIX, o vale era acessível apenas por caminhos por malas provenientes das cidades vizinhas, como Deià e o caminho de Castelló, Bunyola e o antigo caminho de Palma, Lluc e o barranco de Biniaraix e a remota Sa Calobra. As estradas do colo de Sóller e de Deià foram completadas ao século XIX, enquanto que em 1911 os primeiros vagões do caminho de ferro de Sóller começaram a transportar passageiros e mercadorias.

A cidade de Sóller em Maiorca - A comuna de Soller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - A comuna de Soller. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A cidade de Sóller em Maiorca - Plano da cidade de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.Sóller tem a sua personalidade própria, muito espanhola. O plano da velha cidade é de origem mourisca, mas as ruas são limitadas de casas históricas do século XVI ao século XVIII.

As suas varandas são ornadas de gerânios e os seus palácios dos séculos XVIII e XIX atestam da prosperidade de uma época onde a cidade mantinha relações estreitas com Sète, Toulon, Canes e Marselha.

Sóller é conhecido igualmente para as casas construídas no início do século XX por emigrados retornados enriquecidos, nomeadamente da França, em especial as casas situadas sobre a Gran Vía ou a Carrer Luna, que reflectem o estilo francês Art nouveau do fim do século XIX.

Uma parte da cidade foi fortificada, mas permanece apenas hoje um pedaço da muralha perto da igreja paroquial.

PlaceA Praça da Constituição (Plaça Constitució / Plaza de la Constitución)
A cidade de Sóller em Maiorca - Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem.O lugar de encontro em Sóller é a Plaza de la Constitución, centro da cidade social cercado de cafés, com plátanos e uma fonte no seu centro.

A fachada da igreja e a do banco, sobre a esquerda do lugar, são bastante surpreendentes. São a obra de Joan Rubió i Bellver, discípulo de Antoni Gaudi. Joan Rubió também desenhou a vila Ca'n Prunera (1909-1911) situado sobre Quadrar-o Seu Luna.

O mercado dos agricultores tem lugar todos os sábados manhã em Sóller.

IgrejaA Igreja de São Bartolomeu (Església de Sant Bartomeu)
A igreja de São Bartolomeu data ligeiramente antes de 1236, mas a sua estrutura interna principal é largamente barroca (de 1688 para 1733).

O campanário (campanar) integra-se bem com o seu estilo neogótico.

A notável fachada é uma construção de 1904 devida por Joan Rubió.

A cidade de Sóller em Maiorca - Igreja. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Igreja. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Igreja. Clicar para ampliar a imagem.
BancoO Banco de Soller (Banc de Sóller)
O Banco de Sóller, que fica ao lado da igreja paroquial, é uma notável construção modernista de 1912 com indústrias siderúrgicas, obra do arquitecto catalão Joan Rubió i Bellver.
A cidade de Sóller em Maiorca - Fachada do banco. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Banco. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Banco. Clicar para ampliar a imagem.
Jardim de prazerO Jardim botânico (Jardí botànic)
O Jardim Botânico de Sóller foi criado em 1985 e estado aberto ao público em 1992 como centro de conservação, investigação e educação à flora mediterrânica e especialmente das Baleares.

O Jardim Botânico apresenta hoje, considerando unicamente a flora selvagem, mais ou menos 6000 plantas de um milhar de espécies diferentes. Na parte consagrada Baleares se pode-se ver 128 espécies endémico, na parte canária 110 espécies e as partes das outras ilhas mediterrânicas, ele tem-se mais de 200 espécies endémicas.

Visitas:

Da terça-feira ao sábado, de 10:00 à 18:00; Domingos e dias feriados de 10:00 à 14:00; fechado as segundas-feiras.

Entrada onerosa: 5 €.

ComboioA Estação de Sóller
A estação de Sóller foi restaurada e contida um museu Picasso e Joan Miró.
A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estação. Clicar para ampliar a imagem.
PasseioO Passeio de Al Cornador
Uma excursão interessante efectua à Al Cornador. Parte-se do cemitério de Sóller para chegar à uma aldeola situada em 600 m de altitude. Mais corajosa podem montar até Mirador Joaquim Quesada (915 m) que domina o vale de Sóller bem como Fornalutx e Biniaraix. Ao redor elabora-se mais elevadas as cimeiras da ilha (Teix, Serra d'Alfàbia, Coll de l'Ofre e Puig Major).

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

EconomiaEconomia
A exportação de laranjas e de limões para o Sul da França pelo Port de Sóller e pela produção de azeite permitiu intensa uma troca comercial e cultural, que é manifesta bonitas nas residências senhoriales às fachadas com cuidado trabalhadas que testemunham de uma elegância incomum em Maiorca.

InformaçõesInformações práticas

A cidade de Sóller em Maiorca - Estrada do colo de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller, lado Bunyola. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller, lado Bunyola. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller, lado Bunyola. Clicar para ampliar a imagem.
AutomóvelAcesso em automóvel
Um túnel à portagem, inaugurado em 1997, permite juntar-se Palma, situado em 25 Km, apenas em 30 minutos e o aeroporto em 40 minutos. Em alguns minutos este túnel permite atravessar a Serra d'Alfàbia. A portagem do túnel de Sóller custa 4,50 euros.

Os que não são com pressa podem tomar a magnífica estrada panorâmica de Palma à Sóller que passa pelo colo de Sóller (Coll de Sóller) onde o panorama é que apreende. Ainda que as rotas rodoviárias melhoraram, esta estrada directa continua a ser particularmente penosa.

A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Colo de soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Horários de autocarros. Clicar para ampliar a imagem.
AutocarroAcesso em autocarros
A linha de autocarros L211 permite efectuar o trajecto Palma-Sóller/Port de Sóller.

Duração do trajecto: 40 minutos.

Preço: 2,70 €.

Escudo da companhia Ferrocarril Sóller
A cidade de Sóller em Maiorca - Escudo da companhia Ferrocarril Sóller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Túnel perto de Soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Túnel perto de Soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Túnel perto de Soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Ponte e túnel sobre a linha Palma à Soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Ponte e túnel sobre a linha Palma à Soller. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Caminho de ferro de Soller Palma perto Palma. Clicar para ampliar a imagem.
ComboioAcesso em Comboio
A cidade de Sóller em Maiorca - Comboio de Soller à Palma. Clicar para ampliar a imagem.Desde 1912 um comboio típico às antiguidades vagões de madeiras, o “Relâmpago Vermelho”, ligar Sóller Palma através magníficas de paisagens de montanhas e, chegando para Palma, planícies plantadas amendoeiras e de oliveiras. A linha empresta à treze túneis para atravessar a Serra de Tramuntana.
O Ferrocarril de Sóller (Caminho de Ferro de Sóller) é uma via de caminho de ferro de 27 km de longo; trata-se de uma linha à via estreita de bitola de 914 mm e electrificada por catenária. Este comboio é o único deste tipo ser ainda em serviço hoje.
A cidade de Sóller em Maiorca - Tren de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Comboio. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Primeira classe do comboio de Sóller. Clicar para ampliar a imagem.As sedes, conforme viaja-se em estreia ou segunda classe, são enchidas ou em madeiras.
A cidade de Sóller em Maiorca - Comboio. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Comboio. Clicar para ampliar a imagem.
As Estações da Linha de Palma à Sóller
Prever uma hora para cobrir os 27 km que separa Palma (Estació plaça d'Espanya / Estacion plaza de España) de Sóller.
A cidade de Sóller em Maiorca - Itinerário do Comboio Sóller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Estações do caminho de ferro Sóller em Palma. Clicar para ampliar a imagem.
Palma-Sóller: de Março à Outubro, partidas todos os dias às 8:00, 10:10, 10:50, 12:15, 13:30, 15:10 e 19:30; de Novembro à Fevereiro, partidas às 8:00, 10:50, 13:05, 15:15 e 19:00

Sóller-Palma: de Março à Outubro, partidas às 9:10, 10:50, 12:15, 14:00, 18:30 (sábados, Domingo e feriados à 19:00); de Novembro à Fevereiro, partidas às 9:10, 11:55, 14:10, 18:00

Endereço: Plaza de Espanha

Telefone: 00 34 971 630 130

Horários dos comboios: www.trendesoller.com

Tarifa: 10 € (ir simples), 17 € (ida e volta).

A cidade de Sóller em Maiorca - Estação palma. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Comboio. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Eléctrico. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Sóller em Maiorca - Eléctrico. Clicar para ampliar a imagem.
EléctricoO Eléctrico
Em Sóller, a linha de caminho de ferro está em correspondência com uma linha de eléctrico, a “Orange Express”, de cerca de 4,9 km que ligar a estação extremidade de Sóller com Port de Sóller. A partida faz-se abaixo a estação e por toda a parte onde vê-se pequenas caixas de cor de laranja com os horários.

A linha de eléctrico está igualmente com a bitola de 914 mm, e foi inaugurada o 4 de Outubro de 1913.

Sóller-Port de Sóller: partida da segunda-feira ao Domingo todas as horas de 7:00 à 20:30.

Prever entre 20 e 25 minutos de trajecto.

Tarifa: 4 € a ida.

Informações: 00 34 971 752 051

A cidade de Sóller em Maiorca - Eléctrico. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sóller em Maiorca - Eléctrico. Clicar para ampliar a imagem.
Serviço de turismoO Serviço de Turismo
No meio do Plaza de Espanha

Telefone: 00 34 971 630 200

Aberto da segunda-feira à Sexta-feira de 9:45 à 13:25 e o sábado de 9:15 à 13:00

BancoBancosPolíciaPolíciaCorreiosCorreios
Banca March

Plaça Constitució, 4

Aberto da segunda-feira à Sexta-feira de 8:30 à 14:00

Distribuidor automático de bilhetes.

Telefone: 00 34 971 630 200Carrer de Cristobal Piza
MercadoO MercadoHospitalCruz VermelhaFarmáciaFarmácias
O sábado de 8:00 à 13:00, Plaça Antoni Maura (entre Plaça del Mercat e ele Carrer Palou).Ao lado da igreja.

Telefone: 00 34 971 630 845

Farmacia Torrens

Plaça Constitució

RestauranteRestaurantes
A cidade de Sóller em Maiorca - Geleira. Clicar para ampliar a imagem.
Sóller considerou para os seus gelos produzidos uma pequena fábrica famosa:

Sa Fàbrica de Gelat

Plaça del Mercat

Telefone: 00 34 971 631 708

www.gelatsoller.com

A famosa fábrica propõe 40 perfumes diferentes; o perfume limão é delicioso.

A bola de gelo 1,50 €; as 2 bolas 2,50 €. Para mais ávida: meio litro 4,50 €; o litro 7,50 €.

Ao lado da fábrica, a loja e seu terraço protegido para assegurar-vos uma experiência perfeita.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Sóller
Assuntos mais detalhados
A cidade de Sóller em Mallorca - Informações turísticas
A aldeia de Port de Sóller (Puerto de Sóller) em Maiorca
A aldeia de Biniaraix em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.