AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Esporles em Maiorca - Sa Granja

[Assunto ascendente] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Sa Granja de Esporles (La Granja de Esporlas em espanhol castelhano) é uma beleza e vasto solar do século X cercado de uma vegetação exuberante, de bonitos e vastos jardins e fontes naturais com as suas bacias. Mas Sa Granja é também um domínio agrícola, uma “finca”, convertidos em museu etnográfico onde os visitantes podem descobrir os costumes de Maiorca anteriormente.
Esta finca estêve no meio da vida maiorquino desde século X, e apresenta uma mistura de estilos majestoso e rústico, porque, embora utilizado como residência, fosse igualmente um domínio consagrado à produção agrícola que teve mais de cem trabalhadores ao mesmo tempo. É que dá um encanto inexplicável à esta velha construção conservada bem, que possui um estilo que lhe está limpo, mas possui ao mesmo tempo aos elementos mais decisivos do rico passado cultural da ilha.

SituaçãoSituação

Sa Granja de Esporles em Maiorca - Domínio. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja encontra-se ao oeste da cidade de Esporles, à 3 km do centro da cidade, na direção de Banyalbufar; tomar à esquerda para Puigpunyent após 2 Km.

VisitasVisitas

Exploração agrícolaA Quinta de Esporles (Sa Granja d'Esporles, La Granja de Esporlas)
Sa Granja é uma verdadeira exposição viva dos costumes maiorquinos através das idades: ilustra e reconstitui esta vida anteriormente, com as suas casas que protegem objectos, móveis e vestuários de época, um museu artesanal que apresenta os instrumentos dos ofícios tradicionais, e mesmo uma antiga prisão com a sua câmara de tortura…

A visita permite descobrir todos os ofícios ligados às atividades de uma quinta: uma tinturaria, uma pequena cozinha à compotas, um moinho à óleo, uma forja, um atelier de torneiro sobre madeira e de carpinteiro, velas, a cerâmica, a tecelagem, a renda!

O jardim, em fontes, cascatas, grande variedade de flores e árvores, de numerosos pássaros e animais da exploração agrícola, incluindo famoso o porco preto de Maiorca.

Espetáculos folclóricos são organizados lá ao longo de todo o ano a fim de fazer descobrir aos turistas as tradições, cantos tradicionais maiorquinos e danças folclóricas maiorquinos em ternos de época.

Setor I - Exteriores
1 Fábricade fiação de lã bruta.

2 Corte de palha (batida).

3 Moinho de oleiro (para esmagar argila).

4 a) Lavandaria.

4 b) Restaurante.

5 Cocheira e atelier.

6 Exposição de instrumentos agrícolas.

7 Vista panorâmico e casinha de banhos do século XVIII.

8 Jardim rochoso com jorros de água e relógios de sol.

9 Atelier de tinta.

A Lavandaria
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Lavandaria. Clicar para ampliar a imagem.
Moinho à águaO Moinho de Oleiro
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Moinho de oleiro. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Moinho de oleiro. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Moinho de oleiro. Clicar para ampliar a imagem.
GaragemA Cocheira
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cocheira. Clicar para ampliar a imagem.
AtelierO Atelier
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Corte-palha. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier. Clicar para ampliar a imagem.
FonteOs Jogos de Água
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jogos de água. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jogos de água. Clicar para ampliar a imagem.
TorrenteA Queda de Água do Antigo Moinho à Farinha
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Queda de água do antigo moinho à farinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Queda de água do antigo moinho à farinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Queda de água do antigo moinho à farinha. Clicar para ampliar a imagem.
O Caramanchão
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pergola. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pergola. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pergola. Clicar para ampliar a imagem.
Jardim de prazerO Jardim de Rocalha
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jardim rochoso. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jardim rochoso. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jardim rochoso. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Quadrante solar. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Flor. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Gruta. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Gruta. Clicar para ampliar a imagem.
O Atelier de Tinta
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Atelier de tinta. Clicar para ampliar a imagem.
Setor II - Primeiro andar
10 Salão de estilo florentino com móvel Louis XV.

11 Salão do trono com cena de teatro.

12 Sala de jogos.

13 Roupa interior.

14 Torre árabe convertido em ermida moines.

15 Entrada principal com retratos de família.

16 Câmara maiorquino barroca (XVIII século).

17 Câmara estilo Renascença com biblioteca privada.

18 Pórtico de estilo florentino.

19 Gabinete médico.

20 Câmara (XIX século).

21 Galeria com exposição de cerâmicas e Sala de jogos.

22 Sala de jantar principal com. e pinturas.

23a) Cozinha maiorquino com forno.

23b) Banhos.

O Vestíbulo
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Vestíbulo. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Vestíbulo. Clicar para ampliar a imagem.
SalãoO Salão Florentino
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira florentino. Clicar para ampliar a imagem.
SalãoO Salão do Trono
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Feira do trono. Clicar para ampliar a imagem.
Feira de jogoA Sala de Jogos
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de jogos. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de jogos. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de jogos. Clicar para ampliar a imagem.
A Roupa interior
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Roupa interior. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Roupa interior. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Roupa interior. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Ermida
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Antiga ermida. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Antiga ermida. Clicar para ampliar a imagem.
QuartoA Câmara Maiorquino
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Câmara maiorquino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Câmara maiorquino. Clicar para ampliar a imagem.
Sala de banhosA Sala de Banho
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de banho. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de banho. Clicar para ampliar a imagem.
QuartoA Câmara Renascença com Biblioteca
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Biblioteca. Clicar para ampliar a imagem.
LógiaO Pórtico
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pórtico florentino. Clicar para ampliar a imagem.
MedicinaO Gabinete Médico
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Gabinete médico. Clicar para ampliar a imagem.
QuartoA Câmara do XIX Século
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Câmara do século XIX. Clicar para ampliar a imagem.
LógiaA Galeria
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Galeria. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Galeria. Clicar para ampliar a imagem.
Sala de jantarA Sala de jantar
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de jantar. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de jantar. Clicar para ampliar a imagem.
CozinhaA Cozinha
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Cozinha. Clicar para ampliar a imagem.
Setor III - Rés-do-chão
24 Ferragens.

25 Ânforas para salgar as azeitonas.

26 Turbina à água e dínamo para a produção de corrente eléctrica.

27 Prensa à azeitonas.

28 Frutos secos.

29 Prensa e despensa à vinho.

30 Alambique destinado à destilação de plantas aromáticas e de licores.

31 Bacia de pedra para armazenar óleo.

32 Carpintaria.

33 Atelier de corda.

34 Sapateiro e aparelhos para equipar os animais.

35 Atelier de joalharia, fundição, laminação, vazador.

36 Urdidura.

36 a) Tear a tecer mecânica.

36 b) Tear vertical tecer tapetes.

36 c) Tear horizontal destinado a tecer da tela maiorquino.

36 d) Bordadeira (as quartas-feiras e Sextas-feiras de 15:00 à 16:20, em apenas elevada estação).

A LatoariaA Turbina e o Dínamo Hidroeléctricos
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Latoaria. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Turbina à água. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Dínamo. Clicar para ampliar a imagem.
A Prensa à Azeitonas
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Prensa à azeitonas. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Prensa à azeitonas. Clicar para ampliar a imagem.
AdegaA DespensaAs Barcas à Óleo
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Despensa. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Despensa. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Barcas à óleo. Clicar para ampliar a imagem.
Setor IV - Torrente
37 Cascata do antigo moinho à farinha.

38 Parque florestal. Carvoaria.

39 Moinho de água do pisão.

TorrenteA Torrente
O magnífico salto de 10 metros de altura mostra a potência do débito da fonte Sa Granja. A torrente mete-se sob terra durante uma milha para reaparecer com mais débito ao Canet.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Torrent. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Torrent. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Torrent. Clicar para ampliar a imagem.
Setor V - Subsolo
40 Utensílios para a elaboração do queijo.

41 Cozinha campesina.

Opcional: percurso pela floresta (1200 m). Não deixar o caminho. Animais em liberdade. Perigo!

42 Armazém de grãos.

43 Rolo à farinha.

44 Instrumentos de tortura.

45 Edifício “XIII século” (Tribunal).

46 Prisão e sala de tortura.

47 Sala de guarda.

48 Moinho à tração animal.

SótãoO Armazém de Grãos (alfarrobas)O Moinho à Grãos
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sótão de alfarrobas. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Moinho à grãos. Clicar para ampliar a imagem.
PrisãoA Prisão
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Prisão. Clicar para ampliar a imagem.
TorturaA Sala de Tortura
Desde a conquista catalão e aragonês de Maiorca em 1229 até 1820 (ano onde a Inquisição foi abulida), a tortura foi praticada de maneira generalizada sobre o conjunto do território da ilha. A Inquisição era estabelecida desde o XVIe o século sobre o atual Plaza Mayor (construção conhecida à época sob o nome Casa Negra ou Casa Preto).

Além disso, a tortura era praticada igualmente pelos senhores dos feudos, que se encontravam em certos casos à cabeça de um órgão jurisdicional civil e criminoso. Os senhores puniam os crimes ou os delitos cometidos sobre os seus domínios por uma estada de duração indeterminada numa pequena célula ou calabouço que encontra-se nas casas de mestre (assinala-se, por exemplo, um caso documentado ao Canet em Esporles).

Estas práticas tinham também cursos ao redor Sa Granja: o 16 de Fevereiro de 1367, um escravo turco, conhecido sob o nome cristão Alex, atacou o seu senhor, dom Jaume d'Olesa, à Bunyolí. O escravo foi condenado de ter a mão direita cortada e de ser pendurado seguidamente na exploração agrícola que pertence ao senhor Olesa em Esporles, à uma lugar bem visível. Assinala-se igualmente, na sequência Revolta Forana em 1452, a execução sobre a praça de Esporles de Miquel Forns, que foi pendurado à forca após ter sofrido a tortura.

Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Sala de tortura. Clicar para ampliar a imagem.
Setor VI - Pátios Internos e Jardins
49 Pátio com fonte (XV século). Capela privada. Rendeira (as quartas-feiras e Sextas-feiras de 15:00 à 16:20, em apenas elevada estação).

50 Prova de vinhos.

51 Restaurante.

52 Cestaria.

53 Forja.

54 Atelier de torneiro.

55 Fábrica de velas e de perfumes.

56 Atelier de oleiro.

57 Banhos.

58 Jardim botânico. Teixo milenário.

59 Espetáculo no jardim.

60 Loja. Prova de pastéis. Venda de lembranças.

61 Café-Bar.

PátioO Pátio
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pátio. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pátio. Clicar para ampliar a imagem.Sa Granja de Esporles em Maiorca - Pátio. Clicar para ampliar a imagem.
CapelaA Capela
A capela do XVIII serve de quadro à cerimónias de casamento.
Jardim de prazerOs Jardins
Sa Granja de Esporles em Maiorca - Jardins. Clicar para ampliar a imagem.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A história de Sa Granja
A origem de Sa Granja sobe à época romana, porque a sua fonte abundante era de uma importância primordial para o abastecimento de água.
Sa Granja suscitou também um grande interesse para os Mouros que dominaram Maiorca século X até ao início do século XIII. Antes da quinta Sa Granja, houve neste lugar um “Alcarria” (aldeola ou lugar com poucas casas), chamado Alpich, muito conhecida para os seus moinhos e para as suas águas excelentes.

Em 1229, Maiorca foi reconquistados sobre os Mouros pelo rei D. Jaume I; uma vez a sua autoridade estabelecida, o rei introduziu o sistema feudal na ilha e dividiu-o em quatro partes cujo uma retornou ao Conde Don Nuño Sanz, que se instalou em Sa Granja.

Em 1239, Don Nuño Sanz fez dom de Sa Granja aos Cistercienses (ordem fundada em 1098), de modo que haja o primeiro convento da ilha de Maiorca. Dois cem anos atrasado, os monges cistercienses juntaram-se ao mosteiro de São Bernardo de Palma e venderam Sa Granja à Don Mateo Vida.

O domínio ficou durante dois séculos entre as mãos da família esvaziou, seguidamente foi rendido à família Fortuny. O atual proprietário, o Sr. Cristóbal Seguí Colom e a sua família, restaurou-o em 1968 e adquiriu-o nos anos 1980.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
Horários de visita da casa e os jardins de 10:00 à 19:00 em verão, de 10:00 à 18:00 em inverno.

Espetáculo de adestramento equestre, de danças folclóricas tradicionais, e de artesanato as quartas-feiras e Sextas-feiras de 15:00 à 16:20.

Entrada onerosa: 12 € (incluindo provas gratuitas).

Telefone: 00 34 971 610 032

Sítio sobre a Tela: www.lagranja.net

RestauranteRestaurantes
No fim da visita, o domínio Sa Granja propõe degustações gratuitas do vinho suave local (moscatel) e produtos alimentares de Maiorca, como deliciosos bolinhos forrados de compota (buñuelos), sobrassadas (salsichas cruas), queijos, bolos de figo…

O restaurante serve uma grande variedade de pratos tradicionais maiorquinos.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Esporles > Domínio de Sa Granja
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.