AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A velha cidade de Palma de Maiorca - O bairro da catedral

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio Almudaina e a catedral. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio episcopal visto desde o Parque do Mar. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O bairro da catedral de Palma é o onde concentram-se os lugares de poder espiritual e temporal da ilha de Maiorca: em certa medida, a aliança do trono e o altar. Os reis de Maiorca tinham apenas um lugar a atravessar para tornar-se às celebrações da catedral.

SituaçãoSituação

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio Almudaina e a catedral. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

VisitasVisitas

CatedralA Catedral de Palma
Ir à catedral de Palma.
TesouroO Tesouro da Catedral
Ir ao Tesouro da Catedral de Palma.
PalácioO Palácio Episcopal (Palau Episcopal / Palacio Episcopal)
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.O Palácio episcopal, situado de trás a cabeceira da catedral, é a residência do bispo de Maiorca.

É uma construção de estilo gótico e de plano retangular; a sua fundação sobe ao século XIII ao momento da criação do bispado de Maiorca (1238), cujo primeiro titular foi Ramón Torrella. A construção escalonou-se dos séculos XIII e XIV, mas a construção original foi alargada consideravelmente aos século XVII e XVIII.

A porta de entrada ao pátio foi construída em 1473 pelos mestres Cristòfol e Joan Vilasclar, e Simó Xevari sobre encomenda do bispo Francesc Ferrer. A fachada principal de estilo maneiristo foi construída ao século XVII sobre encomenda do bispo maiorquino Simó Bauçà em 1616.

Observar a porta da antiga capela gótica de São Paulo, datando do início do século XV, que foi incorporada à construção do palácio episcopal.

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.
Observar também magnífico o relógio de sol com as armas do bispo Benet Panyelles i Escardó (1730-1743).

Desde 2007, o Palácio episcopal protege o Museu diocesano numa parte da construção.

Endereço: Carrer del Mirador, 5

Horários: de segunda-feira a sábado, de 10:00 à 14:00

Tarifa de entrada: 3 €

Telefone: 00 34 971 723 860

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O relógio de sol do palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O palácio episcopal. Clicar para ampliar a imagem.
O Hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo (Confraria de Sant Pere i Sant Bernat / Fraternidade de San Pedro y San Bernardo)
O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo encontra-se ao número 1 do ele Carrer Sant Bernat, o início desta rua quando vem-se do ele Carrer Sant Pere Nolasc.

A Fraternidade é uma instituição de benevolência e de cuidados destinada aos padres pobres; foi fundada em 1470 pela fraternidade dos padres da catedral de Maiorca, própria estabelecidos em 1370 na capela de São Bernardo da catedral.

A construção do hospício encontra a sua origem em duas doações:

  • a primeira doação foi feita em 1475 pelo padre Antoni Llana, beneficiário da prebenda da catedral, que deu a sua casa para fundar um hospício destinado aos padres pobres. Este hospício começou a funcionar em 1490, com a permissão do papa Inocente VIII, como trá-lo a inscrição levada sobre o medalhão que se encontra acima a porta principal.
  • a segunda doação foi feita ao início do século XVI (1501) pelo cónego Joan Borràs, que deu a sua casa para fazer a sede da Fraternidade São Pedro e São Bernardo.

Na segunda metade do século XVIII (1775) um novo hospício para os padres foi construído, pelas reuniões das duas casas, e colocado sob o patrocínio dos santos padroeiros da confraria, de São Pedro e São Bernardo, Hospital de Sant Pere i Sant Bernat; este hospício será conhecido popularmente sob o nome de S'Hospitalet. Esta construção é uma obra de 1775 atribuída ao arquitecto Antoni Mesquida Tomàs (1732-1812).

A fachada, muito sóbria, contrasta com as três entradas à ornamentação barroca exuberante, que pode ser classificada no estilo rococó. Esta ornamentação reflete a influência alemão presente à Maiorca desde o meio do século XVII. A porta lateral de esquerda, que efetua às antigas salas do hospital, protege num nicho uma estátua de São Pedro. A porta lateral de direita, idêntica na sua estrutura à de esquerda, dá acessos à capela da instituição; comporta uma estátua de São Bernardo.

A porta central, que é a porta principal, possui pilares com uma coluna afogada no seu meio; o terceiro superior dos pilares é decorado de folhas. Sobre o entablamento, acima uma saliência, encontram-se motivos volutas que enquadram um nicho coberto de uma casca; este nicho protege uma estátua da Virgem Maria. Acima do nicho, um medalhão leva uma inscrição que comemora a fundação do hospício em 1490 (MCCCCXC).

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O pátio apresenta arcas rebaixadas apoiadas sobre colunas à capitéis de estilo iónico. Os tetos entre as arcas estão abóbada à espinhas. Escada lateral, sobre o lado esquerdo do pátio, conduzido uma uma galeria aberta à três arcas em cheia curvatura e uma balaustrada. No fundo, de trás o pátio, encontra-se um jardim onde acede-se por uma grelha de madeira esculpida e aberto.
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O hospício da Fraternidade São Pedro e São Bernardo. Clicar para ampliar a imagem.
Em 1855, o governo anticlerical apreende o hospício, que foi restituído à Fraternidade apenas em 1900. O hospício hoje é utilizado como casa de reforma para os padres idosos. Conserva ainda uma grande parte do móvel de origem.
PátioCan Espanya
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Can Espanya. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Can Espanya. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Can Espanya. Clicar para ampliar a imagem.
MuseuO Museu Diocesano (Museu Diocesà)
O museu diocesano, inaugurado em 1916, recentemente tem reaberto as suas portas, após seis anos de renovação, na construção do Palácio episcopal.

O Museu expõe permanentemente cerca de 200 obras únicas do património artístico da igreja de Maiorca - fora de objectos do culto - que oferece um largo panorama da história do cristianismo à Maiorca desde o XV o século até nossos a dias. Protege sobretudo numerosas obras góticos e mudéjar. O Museu é dividido em sete seções: escultura religiosa, arqueologia, cerâmicas (principalmente de Espanha continental) e outros objectos dos séculos XIV e XVI, os legados Séguier, arte religiosa diversa e numismático, pintura gótico e colecção bibliográfica. O conteúdo do museu provem de conventos, mosteiros, igrejas… e dons de colecções privadas.

A primeira obra que descobre-se é um retábulo que representa a Paixão do Cristo (que data anos 1290-1305), provindo do mosteiro de Santa Clara.

Sobre a direita, uma obra-prima de Francesc Chifres “São Tiago de Compostela (Sant Jaume de Compostela)”, conhecido como São Tiago o Matamouro (Santiago Matamoros), o “massacrador de Mouros”.

O trabalho do pintor de Valencia do Renascimento Joan Joanes tem igualmente um lugar específico no museu.

O oratório gótico de São Paulo, situado à extremidade de uma asa do museu, possui um vitral de Gaudí, que é um ensaio para os vitrais que realizou para a catedral.

Pode-se também ver uma estátua de santo o Domingos, datando do século XVIII, que é um dos raros vestígios do grande mosteiro dominicano que se encontrava no meio Palma - ao lugar do Palácio March - e que foi destruído no meio do século XIX.

A peça soberana da exposição é um notável retábulo do século XV, o “São Jorge” (Sant Jordi) pinta por volta de 1468-1470 por Pere Niçard, introdutor à Maiorca do estilo flamengo. A obra é caracterizada pela profusão de detalhes: o santo que derruba o dragão é representado com, em fundo, a cidade e o porto Palma como apresentavam-se ao século XVI.

À proximidade, outra obra de Pere Niçard e o seu mestre, Rafel Mùger, representando a tomada Palma em 1229.

Visita:

Museu diocesano de Maiorca (Museu diocesà de Mallorca)

Endereço: 5 Carrer del Mirador

Horários: de segunda-feira a sábado, de 10:00 à 14:00

Tarifa de entrada: 3 €.

Telefone: 00 34 971 723 860

Sítio Internet: www.bisbatdemallorca.com

A visita do museu oferta das vistas esplêndidas sobre o porto e a baía Palma.

Jardim de prazerO Jardim do Bispo (Jardi del Bisbe)
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - O portal do jardim do bispado. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Jardim do Évêché. Clicar para ampliar a imagem.O Jardim do bispo é um jardim público intermediário do Palácio episcopal. É apenas um modesto jardim botânico, mas sobretudo um oásis de paz onde é bom descansar-se, sobre os seus bancos de ferro forjado, após ter examinado o bairro da catedral.

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Jardim do Évêché. Clicar para ampliar a imagem.Se encontra um jardim horta, cercado de numerosas plantas mediterrânicas, um pomar de citrinos e de palmas, bem como uma bacia ornamental povoada de nenúfares.

Visita:

O Jardim do Bispado

Endereço: 6 Carrer de Sant Pere Nolasc

Horários: de 9:00 à 15:00 em inverno; de 9:00 à 13:00 e 15:00 à 18:00 em verão.

Tarifa de entrada: entrada gratuita.

O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Jardim do Évêché. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Jardim do Évêché. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Jardim do Évêché. Clicar para ampliar a imagem.
O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Os nenúfares do jardim do bispado. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Os nenúfares do jardim do bispado. Clicar para ampliar a imagem.O bairro da catedral de Palma de Maiorca - Os nenúfares do jardim do bispado. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado de Palma > Palma > Velha cidade > Sudoeste > Bairro da catedral
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A velha cidade de Palma de Maiorca - O bairro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - A catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O tesouro da catedral
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio real da Almudaina
A velha cidade de Palma de Maiorca - O palácio e o museu March
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da velha cidade de Palma de Maiorca
A velha cidade de Palma de Maiorca - O noroeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O nordeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - O sudoeste
A velha cidade de Palma de Maiorca - Ao oeste do Born
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.