AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A cidade de Calvià em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A cidade de Calvià em Maiorca - A antiga câmara municipal Calvià (autor Rafael Ortega Díaz) - Clicar para ampliar a imagemCalvià é uma pequena localidade do sudoeste da ilha de Maiorca, mas é sobretudo a capital de uma grande comuna que compreende um grande número de estâncias balneares que conheceram um desenvolvimento fenomenal e desordenado desde os anos 1960: Santa Ponça (cerca de 10700 habitantes), Palmanova (cerca de 7000 habitantes), Magaluf (cerca de 4200 habitantes), Peguera (cerca de 4000 habitantes), Portals Nous (cerca de 2600 habitantes), El Toro (cerca de 2300 habitantes) e cerca de outro. A comuna possui 14 praias e 4 portos de divertimento.

O capital duma divisão administrativa da comuna, nomeado Calvià Vila, conta apenas cerca de 2400 habitantes, enquanto que o conjunto da comuna conta mais de 52000 habitantes, dos quais quase 30% de residentes permanentes estrangeiros. Consequentemente a pequena cidade possui uma nova câmara municipal, de grandes dimensões, financiada pelos lucros da indústria turística.

A comuna de Calvià faz parte do condado da Serra de Tramuntana, mas encontra-se muito parentes da capital da ilha, Palma de Maiorca.

A cidade de Calvià em Maiorca - Hotéis à Magaluf (autor Rafael Ortega Díaz) - Clicar para ampliar a imagemAs estâncias balneares de Calvià, e, em especial, Magaluf, representam que se fez de pior, nos anos 1970, em termos de desenvolvimento turístico sobre a ilha de Maiorca, com a construção de torres-hotel de grande altura em bordo de praia. Este turismo baixo de gama atraiu número desordeiros ingleses; a situação tornou-se suficientemente preocupante de modo que o município decidisse, em 1996, fazer abater uma vintena destes hotéis no objectivo de pôr fim - ou pelo menos de dominar - A orgia anual “de violência, embriaguez e fornicação em público” que caracterizava a estação. A situação foi saneada ligeiramente, mas os desordeiros ingleses estão sempre presentes à Magaluf.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Calvià em Maiorca - A igreja de São João Batista (autor Fred089) - Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia)
A cidade de Calvià em Maiorca - Escudo da cidade (autor Miguillen) - Clicar para ampliar a imagemAo século XIII, Calvià nomeava-se Sante Ihoannes Caviano e era consagrado à santo João Baptista, cognominado “o cordeiro de Deus”. Lá viria a presença de um cordeiro - que tem uma bandeira golpeada de uma cruz de santo Jorge vermelha - sobre o escudo da comuna.

O topónimo Calvià proviria de um nome patronímico latino, Calvius.

Calvià ortografa-se Calviá - com um acento agudo - em espanhol castelhano.

SituaçãoSituação

MeterologiaMeteorologia e previsões
A cidade de Calvià encontra-se à 6 km da costa sudoeste de Maiorca, mas a comuna - muito vasto - Calvià cobre uma grande parte da costa ocidental da Baía de Palma (Badia de Palma). A cidade é aninhada nas colinas entre as cadeias de montanhas da Serra de Tramuntana e da Serra de Na Burguesa.

A cidade de Calvià em Maiorca - Situação da comuna de Calviá à Maiorca (autor Joan o Sr. Boràs) - Clicar para ampliar a imagemA comuna de Calvià é limítrofe das comunas Puigpunyent ao norte, Estellencs ao noroeste, e Andratx ao oeste, que fazem parte do condado da Serra de Tramuntana; é também intermediária, ao leste, da comuna e o condado Palma de Maiorca. Pelas vias rodoviárias rápidas é suficiente de 15 minutos para juntar-se ao centro da cidade de Palma.

VisitasVisitas

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
A cidade de Calvià em Maiorca - Cruz do desembarque à Santa Ponça (autor Rafael Ortega Díaz) - Clicar para ampliar a imagemUm fato que marca a comuna de Calvià é o desembarque do rei Jaime I de Aragão, à Santa Ponça o 10 de Setembro de 1229, que começou a reconquista de Maiorca sobre os Mouros muçulmanos que ocupavam a ilha desde o ano 903.

Para comemorar este acontecimento, uma cruz foi erigida - em 1929, para o sétimo centenário - à lugar onde o monarca pôs o pé sobre o solo de Maiorca.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Calvià
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Peguera (ou Paguera) em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.