AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Deià em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Deià é uma pequena aldeia típica da ilha de Maiorca cujas casas são agrupadas em redor da igreja.
EtimologiaEtimologia e toponímia
O nome de Deià parece provir da palavra árabe Ad-daia que quer dizer “aldeola”.

Em espanhol castelhano, Deià nomeia-se: Deyá.

SituaçãoSituação

Situação de Deià (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.
Deià encontra-se sobre um promontório rochoso próximo do mar, ao pé da Serra de Tramuntana.

A comuna de Deià é limítrofe as de Sóller, Bunyola e Valldemossa.

A cidade de Deià em Maiorca - Deià visto desde a velha cidade. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A cidade de Deià em Maiorca - Estrada de Deià à Sóller. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Deià. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Deià em Maiorca - Ruela de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Casa de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Casa de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
IgrejaA Igreja Paroquial de São João Batista (Església parroquial de Sant Joan Baptista)
A igreja paroquial de São João Batista, situada à cimeira da aldeia de Deià, comporta uma torre de defesa que serve de campanário desde o XVIe o século.
A cidade de Deià em Maiorca - Igreja de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Igreja de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Interior da igreja de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
MuseuO Museu Paroquial (Museu Parroquial)
O Museu paroquial de Deià protege uma impressionante colecção de objectos religiosos, ícones e peças de ouro.
CemitérioO Cemitério
De trás a igreja situa-se o cemitério; lá tem-se um panorama esplêndido sobre a aldeia, a montanha à direita e o mar à esquerda.
A cidade de Deià em Maiorca - Portal do cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Deià em Maiorca - Cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
MuseuO Museu Arqueológico
O centro de investigação do museu arqueológico expõe objectos encontrados na região de Valldemosa.
EnseadaA Enseada de Deià (Cala Deià)
Três quilómetros abaixo da aldeia, à extremidade de uma estrada sinuosa que atravessa pomares de oliveiras, encontra-se a pequena enseada de Cala Deià. Cala Deià possui uma praia de rolos, garagens à barcos arranjadas em cavernas, e bares restaurantes.
A cidade de Deià em Maiorca - Costa de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Costa de Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Enseada de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
VilaA Vila do Ancoradouro (S'Estaca)
A cidade de Deià em Maiorca - Vila se Estaca. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Catarina Zeta-Jones na frente de se Estaca, pintura ao óleo Denis Brugger. Clicar para ampliar a imagem.A vila de S'Estaca (“o ancoradouro"), à arquitectura mourisca, foi-se a casa de campanha do arquiduque Luís-Salvador da Habsbourg-Lorena houve uma jovem maiorquina, oficialmente mordoma dos seus domínios. Nas propriedades contíguas o arquiduque produzia vinhos de Malvasia que lhe fizeram ganhar numerosos preços em feiras internacionais.

A grande vila de Estaca pertence-se atualmente ao ator de cinema americano Michael Douglas (o filho do “filho do trapeiro”), admirador do arquiduque e casado com a actriz britânica Catherine Zeta-Jones.

PasseioOs Passeios perto de Deià
O passeio do Camí des RibassosO passeio do Ruta de los PintoresO passeio à Torre de Sa Pedrissa
A cidade de Deià em Maiorca - Passeio do Camí des Ribassos à Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - O passeio da Ruta de los Pintores à Deià. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Mapa de passeio à Torre de Sa Pedrissa. Clicar para ampliar a imagem.

ConhecimentosHistória, geografia, artes, tradições, flora…

HistóriaHistória
Escudo de Deià. Clicar para ampliar a imagem.
O 31 de Dezembro de 1229 Jaume I, rei de Aragão, entrou em Médina Mayurqa (o nome dado pelos Mouros à cidade de Palma de Maiorca) que põe assim fim à dominação muçulmana de Maiorca. A região de Deià foi atribuída ao Conde do Rossilhão e Cerdanha (Comte del Rosselló i la Cerdanya), Nuno Sanç. Além disso, Gilabert de Cruilles, senhor da Empordà, tomou possessão da zona de Llucalcari.

O nome de Deià é mencionado pela primeira vez em 1583 nos arquivos Valldemossa, data à qual Deià obteve a sua independência de Valldemossa.

Para o fim do século XIX o arquiduque Luís Salvador da Áustria, membro da família real da Áustria-Hungria adquiriu um grande número de propriedades à Deià, como Sa Pedrissa, Son Gallard, Son Marroig, Sa Marina de Can Malrich, Es Rafal et cetera, criando uma grande propriedade fundiária e exercendo uma forte influência sobre a vida social e política da região.

PersonagemPersonagens
A cidade de Deià em Maiorca - Turista inglês à Deià. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Deià em Maiorca - Santa Catarina Thomas à Deià. Clicar para ampliar a imagem.Uma dos santos católicos de Maiorca, Santa Catalina Thomas, passou uma parte da sua juventude no domínio Son Gallard.
A cidade de Deià em Maiorca - à memória de artistas ao cemitério de Deià. Clicar para ampliar a imagem.Deià sempre atraiu numerosos artistas: pintores, escritores, músicos e atores de cinema, que conferiram-lhe a sua atmosfera a Boémia e permitiram a aldeia a ser chamados “a aldeia dos artistas de Maiorca”.

InformaçõesInformações práticas

Informação geralInformação geral
Os autocarros circulam todos os dias de Palma à Deià.
HotelHotéis
La Residencia
Hotel de luxo onde residiu de numerosas celebridades: Lady Di, Michael Douglas, Tom Hanks e bem outros.
Sa Pedrissa
A cidade de Deià em Maiorca - Catarina Zeta-Jones na frente do hotel o Seu Pedrissa, pintura ao óleo Denis Brugger. Clicar para ampliar a imagem.O hotel Sa Pedrissa é arranjado numa casa de campanha histórica do século XVII que tem pertencido ao arquiduque Luís-Salvador.

Comporta apenas oito câmaras, mas o terraço oferece uma magnífica vista sobre o mar.

RestauranteRestaurantes
Restaurante Jaume
Bonita vista, mas serviço lento e porções congruentes.

Endereço: Arxiduc Lluis Salvador 22 E - 07179 Deià

A cidade de Deià em Maiorca - Restaurante Jaume. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Restaurante Jaume. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Deià em Maiorca - Restaurante Jaume. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado da Serra de Tramuntana > Deià
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Llucalcari em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca - O domínio de Son Marroig
Assuntos próximos
A cidade de Sóller em Maiorca
A cidade de Escorca em Maiorca
A cidade de Andratx em Maiorca
A cidade de Banyalbufar em Maiorca
A cidade de Bunyola em Maiorca
A cidade de Deià em Maiorca
A cidade de Fornalutx em Maiorca
A cidade de Pollença em Maiorca
A cidade de Valldemossa em Maiorca
A cidade de Esporles em Maiorca
A cidade de Estellencs em Maiorca
A cidade de Calvià em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.