AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Artà em Maiorca - O santuário de Sant Salvador

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A escada descendente do santuário. Clicar para ampliar a imagem.O santuário de São Salvador (Santuari de Sant Salvador / Santuario de San Salvador) é um santuário, cercado de um recinto fortificado, que se elabora acima a cidade de Artà no nordeste da ilha de Maiorca.

O santuário - cuja origem sobe ao século XIII - foi por muito tempo um refúgio contra as incursões de piratas berberes. É hoje o centro espiritual da cidade de Artà, um lugar de peregrinação marial e um sítio turístico que oferece uma vista magnífica sobre Artà e os seus arredores.

EtimologiaEtimologia e toponímia
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A parede noroeste da fortaleza. Clicar para ampliar a imagem.O nome Almudaina de Artà, dado ao recinto fortificado de Sant Salvador, vem do árabe “al-mudayna” (قلعة), que significa “fortaleza” ou “citadela” (“ciutadella” em catalão).

O santuário de Sant Salvador de Artà não deve ser confundido com o santuário de Sant Salvador situado perto Felanitx, que se elabora também à cimeira de uma colina rochosa nomeada Puig de Sant Salvador

SituaçãoSituação

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A escada ascendente ao santuário. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - Visto desde a planície de Artà. Clicar para ampliar a imagem.O santuário de Sant Salvador encontra-se à cimeira do Puig de Sant Salvador, ou Calvário de Sant Salvador, uma pequena colina que culmina à 182 m acima a cidade de Artà.

É situado ao centro geográfico da península de Artà no nordeste da ilha de Maiorca, e esta situação fez uma posição estratégica durante as diferentes épocas históricas.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A vista para o norte da ilha. Clicar para ampliar a imagem.O santuário domina a cidade de Artà ao norte; desde a parte superior da cidade, a igreja da Transfiguração, acede-se ao santuário por uma escada de 180 degraus. Uma pequena estrada sinuoso permite contudo montar em automóvel.

Devido à sua altura, o santuário oferece uma vista panorâmico sobre o conjunto da região, sobre a costa e as colinas, os pomares de amendoeiras, figueiras e oliveiras da planície e até à Torre de Canyamel, com, em fundo, os picos desnudados e íngremes da Serra de Llevant.

VisitasVisitas

IgrejaO Santuário de Sant Salvador
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A escada descendente do santuário. Clicar para ampliar a imagem.O sítio de Sant Salvador é um conjunto arquitectural que compreende um recinto fortificado, contendo um terreno de forma oval, de 93 m por 24 m, e uma superfície cerca de 2000 m².

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A Torre Sant Miquel e a placa comemorativa às vítimas da guerra civil. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - Um poço da fortaleza. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Dentro do recinto encontra-se o santuário de Sant Salvador como tal, a casa do Donat, ou seja da pessoa encarregada da entrevista do conjunto, e uma cisterna que data do início do século XVII.

A torre principal do recinto fortificado, dedicado à São Miguel, é uma torre unida à parede. Ao pé da Torre São Miguel (Torre de Sant Miquel / Torre de San Miguel) encontra-se um monumento dedicado às vítimas da guerra civil (“A totes les víctimes de la Guerra Civil”) que data do meio do século XX.

FortalezaA Fortaleza da Almudaina Artà
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A parede sudoeste da fortaleza. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Pensa-se que a fortaleza situada sobre a colina da cidade de Artà tem as suas origens antes da ocupação mourisca da ilha de Maiorca, à época romana, a partir do século II antes de JC. Contudo, construções desta época, nenhum vestígio arqueológico foi reencontrado.

Durante a ocupação muçulmana, do século X ao XIII, houve sobre a colina, uma fortaleza, que nomeia-se Almudaina de Artà, que tinha para objectivo defender a região de Yartan (Artà). Dentro a Almudaina encontrava-se uma pequena mesquita.

A reconquista catalão de Maiorca por Jaume I terminou-se pela tomada últimos redutos muçulmanos nas montanhas de Artà o 31 de Março de 1230, Domingo dos Ramos. Jaume I Conquistando-o residiu na citadela Almudaina; uma capela foi construída ao lugar da mesquita. O rei deu a colina de Sant Salvador ao mosteiro dos cónegos Premonstratenses de Bellpuig, situado à 3 km ao sudoeste de Artà.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A parede noroeste da fortaleza. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Ao século XVI, a fortaleza foi reforçada para servir de refúgio aos habitantes da aldeia aquando dos frequentes ataques de piratas berberes.

Uma grande parte da fortaleza de hoje - O muro de um metro de espessura com as suas nove torres - é o resultado de trabalhos de restauração efectuados no fim dos anos 1960; em 1967, todo o recinto foi restaurados por iniciativa da Sociedade dos Amigos dos Castelos (Sociedad de Amigos de los Castillos). Uma notícia torre, a torre principal de Sant Miquel, foi construída e mercados colocados sobre todo o perímetro.

O Caminho de Cruzes
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - Vista desde a igreja da Transfiguração. Clicar para ampliar a imagem.Aquando da reconstrução do santuário, de 1825 à 1832, uma escada monumental de 180 degraus foi construída; este caminho de cruzes (via crucis) - onde terminam-se as peregrinações - ligar a igreja paroquial da Transfiguração do Senhor (Esglèsia Parroquial de la Transfiguració del Senyor) ao santuário. É limitado de ciprestes.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A escada ascendente ao santuário. Clicar para ampliar a imagem.

IgrejaA Igreja de São Salvador (Església de Sant Salvador / Iglesia de San Salvador)
O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A fachada da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Ao lugar do santuário Sant Salvador teria existido, a partir o IX do século, uma pequena capela. Durante a ocupação mouro, foi substituída por uma pequena mesquita. Após a reconquista de Maiorca, Jaume I fez construir uma igreja que foi consagrada em 1248, que com efeito um das construções mais antigas da ilha. A igreja é dedicada à Mare de Déu de Sant Salvador que é a padroeira de Artà desde 1922.

A igreja de Sant Salvador era a igreja paroquial da paróquia até à construção, em 1573, da igreja da Transfiguração, situada abaixo.

Aquando terrível de uma epidemia de peste bubónica que tocou a região de Artà, de Capdepera e de Son Servera durante o verão 1820, a igreja de São Salvador foi utilizada como hospital; para evitar a propagação da calamidade, as autoridades locais decidiram queimar o edifício que datava do século XIII. A epidemia tinha feito mais de 1200 vítimas.

A reconstrução do santuário começou em 1825 e a nova igreja foi consagrada em 1832; as duas torres que flanqueiam-o foram terminadas apenas no fim o século XIX.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A nave da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O novo santuário - bastante banal - preserva o plano de origem em cruz latina sem abside da igreja do século XIII, mas adoptando um estilo ornamental Renascença. Observa-se o magnífico pórtico, finamente decorado com cenas da Última Ceia. O teto da nave é uma abóbada em berço; os panos que suportam a cúpula são decorados de bonitos frescos nos quais são representados os quatro evangelistas; a cúpula, que representa a Santa Glória, foi pintada pelo artista o Salvador Torres em 1892.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A fachada da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O aspecto atual do santuário é o resultado de uma restauração feita em 1971.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - O coro da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - O coro da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem.O interior do santuário de Sant Salvador protege a pequena efígie da Virgem Maria sentada com o Menino Jesus sobre os seus joelhos. Este Virgem com o Menino, que se encontra no coro de trás o mestre-altar, é uma escultura de estilo românico em madeira policroma.

O santuário de Sant Salvador de Artà em Maiorca - A nave da igreja de Sant Salvador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).De acordo com a tradição, a estátua teria sido trazida de Catalunha à Maiorca pelos cónegos Premonstratenses que acompanhavam o rei Jaume I, aquando da reconquista, em 1229. É considerada como uma mais das antigas esculturas românicas de Maiorca.

Durante o incêndio que seguiu a epidemia de peste de 1820, a Virgem de Sant Salvador foi conservado ao mosteiro dos Premonstratenses de Santa Maria de Bellpuig.

InformaçõesInformações práticas

Horas de visitaHoras de visita
HotelHotéis
O Hotel-restaurante Sant Salvador
Ao pé dos muros da fortaleza, encontra-se um hotel de luxo, pequeno, mas rebatizado para o seu refinamento e para a sua cozinha, o hotel Sant Salvador, instalado num antigo palácio, o Ca'n Epifanio.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado Llevant > Artà > Santuário de Sant Salvador
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca - O santuário de Sant Salvador
A cidade de Artà em Maiorca - O sítio de Ses Païsses
A aldeia de Colònia de Sant Pere em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.