AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

O parque natural da península do Llevant em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Próximo tópico] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O Parque Natural da Península do Levante (Parc natural de la Península de Llevant / Parque natural de la Península de Levante) é um espaço protegido situado no nordeste da ilha de Maiorca, à ponta do norte Serra de Llevant. Dentro do parque encontram-se duas reservas naturais, a do Cap de Ferrutx e a do Cap des Freu. O parque contem numerosas espécies vegetais endémicas e cerca de espécies animais protegidas, nomeadamente aviários (o parque é uma zona de proteção especial para os pássaros).

SituaçãoSituação

O Parque Natural do Levante em Maiorca - Mapa - Clicar para ampliar a imagemO Parque Natural Levant encontra-se na parte do norte do condado do Levante (comarca de Llevant). Estende-se principalmente comuna Artà, mas também as comunas Capdepera e o Son Servera; pequenas zonas das comunas de Sant Llorenç des Cardassar, Manacor e Santa Margalida (no condado da Pla de Mallorca) fazem também parte do Parque. O Parque Natural da península do Levante começa à cerca de 5 km ao norte Artà.

O Parc Natural de la Península del Llevant estende-se do Cap de Ferrutx ao norte até ao Punta de n'Amer ao sul, e o Torrent de na Borges, perto Son Serra de Marina, ao oeste até ponta à mais oriental de Maiorca, a Punta de Capdepera.

O Parque do Levante compreende duas reservas naturais: a Reserva Natural do Cap de Ferrutx, ao norte, e a Reserva Natural do Cap des Freu ao leste.

A Reserva Natural do Cap de Ferrutx compreende o maciço montanhoso Artà (Massís d'Artà) com a montanha Puig Morei (Sa Talaia Freda) e a montanha Puig de sa Tudossa até ao Cap de Ferrutx. A costa da reserva estende-se desde o Cap de Ses Roquetes ao oeste até à praia de S'Arenalet des Verger ao leste.

A pequena Reserva Natural do Cap des Freu é situada sobre a comuna Capdepera, entre Cala Mesquida e Cala Agulla.

VisitasVisitas

Parque naturalO Parque Natural da Península do Levante
O Parque Natural da península do Llevant tem uma superfície de 21507 hectares, da qual 16232 hectares de superfície terrestre e 5275 hectares de superfície marinha. As reservas naturais cobrem uma superfície de 1671 hectares, 1658 da qual para a Reserva Natural do Cap de Ferrutx, e 13 para a Reserva Natural do Cap des Freu. O Parque do Levante é mais grande o parque natural da ilha de Maiorca.
Parque naturalA Reserva Natural do Cabo de Ferrutx
O Parque Natural do Levante em Maiorca - Mapa - Clicar para ampliar a imagemA Reserva Natural do Cap de Ferrutx foi constituída pela aquisição, em 1999, de três fincas, as explorações agrícolas de Albarca (ou Aubarca), de Es Verger e S'Alqueria Vella. Compreende cimeiras de média altitude na parte do norte das Serres de Llevant: Puig Morei ou Sa Talaia Freda (564 m); Puig des Porrassar (493 m); Puig de sa Tudossa (442 m); Puig de sa Talaia Morella (432 m).

O Parque Natural do Levante em Maiorca - O Cabo de Ferrutx visto desde Colònia de Sant Pere - Clicar para ampliar a imagemO Parque Natural do Levante em Maiorca - Puig de sa Tudossa e Puig Morei (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO ambiente físico da Reserva é variado muito: elevadas montanhas, penhascos costeiros, grutas e abismos, fontes e riachos, florestas e garrigas, e praias isolados (S'Arenalet des Verger, S'Arenalet d'Albarca, et cetera), talvez as duas únicas praias de Maiorca ainda acessíveis unicamente à pé. Esta grande diversidade dos meios faz o Parque do Levante uma região de uma beleza natural excepcional.

O Parque Natural do Levante em Maiorca - A casa de S'Alqueria Vella (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA entrada pública da Reserva encontra-se no antigo finca de S'Alqueria Vella d'Avall. Desde Artà chega-se à Reserva tomando a estrada Ma-3333 em direção do Ermita de Betlem; 5 km após Artà, uma bifurcação à direita conduz ao Centro de Informação do Parque, onde encontra-se um estacionamento.

O Parque Natural do Levante em Maiorca - A enseada de Cala Mitjana (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemUma outra maneira de atingir a Reserva Natural do Cap de Ferrutx consiste seguir o caminho costeiro, nomeado Caminho dos Carabineiros (Camí dels Carabiners), desde Cala Estreta em direção do oeste; este caminho permite descobrir magníficas praias pouco frequentadas. O ponto de partida, a pequena enseada rochosa Cala Estreta, encontra-se à extremidade da estrada Artà a Sa Duaia para as praias Cala Torta e Cala Mitjana, à uma dezena de quilómetros Artà. Cala Estreta é possível estacionar-se. O Caminho dos Carabineiros parte para o norte, passa Cala d'es Matzoc, seguidamente atingido uma torre de vigia medieval, a Torre d'Albarca, sobre o qual um velho canhão servia a proteger a costa da chegada dos navios de piratas; sob a torre, o penhasco Sa Falconera protege numerosos falcões. O caminho continua seguidamente para o oeste e atinge a praia Sa Font Celada. À extremidade do caminho costeiro Cala Estreta, após cerca de 5,5 quilómetros e uma hora e metade de marcha, chega-se à praia de areia branca de S'Arenalet des Verger à Penya Roja (“Rochedo Vermelho”). Para além de S'Arenalet des Verger, o Caminho costeiro dos Carabineiros fica menos praticável.

O Parque Natural do Levante em Maiorca - O domínio de S'Alqueria Vella (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO Parque Natural do Levante em Maiorca - Puig Morei (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO Parque Natural do Levante em Maiorca - O Cabo de Ferrutx (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagem
Parque naturalA Reserva Natural do Cabo d'es Freu
A Reserva Natural do Cap des Freu é situada entre Cala Rajada e Cala Mesquida sobre a comuna Capdepera; se encontra o Talaia de Son Jaumell, que culmina à 271 metros de altura.
FloraA Flora do Parque Natural do Levante
Mais a grande parte do Parque Natural da Península do Levante é composta de garriga (garriga). Esta vegetação aberta é o resultado da gestão dos pastos antigas pelas explorações agrícolas que exploravam estas terras antes da criação do Parque; queima dos pastos frequentemente era praticada para guardar as terras abertas para os carneiros e as cabras, que provocou o desaparecimento da floresta indígena neste setor. Únicas cerca de pequenas florestas mistas, compostas de azinheiras (Quercus ilex) e pinheiros de Alepo (Pinus halepensis), puderam ser mantidas em certos barrancos e sobre as ribas dos rios (torrents), que os fogos pouparam.

O Parque Natural do Levante em Maiorca - Empelodesmos mauritanica (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemO Parque Natural do Levante em Maiorca - Palma anã (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemQueimas favoreceram a proliferação de espécies que empurram facilmente, como “a junça da Mauritânia” (Ampelodesmos mauritanica), nomeadas localmente carcera, càrritx ou carrizo, e a palma anã (Chamaerops humilis), nomeada garballó. A abundância destas palmas tornou um possível, no fim do século XIX, artesanato da cestaria da palma; existe ainda um artesão que exerce esta atividade.

Encontra-se contudo um grande número de espécies endémicas das ilhas Baleares como millepertuis de Baleares (Hypericum balearicum) e germandrea marina-o ou germandrea marum (Teucrium marum subsp. ocidental), localmente conhecido sob o nome “de coixinet de monja” (“rolamento de freira”).

O parque dispõe, além disso, de uma cultura extensiva de oliveiras, de amendoeiras, de figueiras e de alfarrobeiras, mas o desenvolvimento do turismo causou o abandono progressivo destas atividades nas zonas mais rentáveis.

FaunaA Fauna do Parque do Levante
No que diz respeito à fauna, o Parque conta uma população de tartarugas mediterrânicas (Testudo hermanni hermanni), para qual um programa de reprodução foi posto em lugar. O caracol de Baleares (Iberellus balearicus), o pseudoscorpion cavernicole (Chthonius balearicus) e o sapo verde de Baleares (Bufo viridis balearica) estão também presentes.

Na ordem dos mamíferos, nota-se a presença de ouriço da Argélia (Atelerix algirus), da gineta-europeia (Genetta genetta) e da marta (Martes martes).

O Parque Natural do Levante em Maiorca - Grande cormorão à Colònia de Sant Pere - Clicar para ampliar a imagemEntre os pássaros, constata-se que nidificam a águia bota (Hieraaetus pennatus), o falcão peregrino (Falco peregrinus), o falcão-da-rainha (Falco eleonorae), a gaivota-de-audouin (Larus audouinii), o cormorão ou corvo-marinho-de-faces-brancas (Phalacrocorax carbo), o corvo-marinho-de-crista ou galheta (Phalacrocorax aristotelis), e - mais raramente - A águia-pesqueira (Pandion haliaetus), àguila peixatera, e o abutre-do-egito (Neophron percnopterus), nomeado localmente moixeta voltonera, bem como a curruca balear (Sylvia balearica). Não é raro ver no parque o magnífico milhafre-real (Milvus milvus), graças ao projeto de fazer reviver esta espécie no Parque - onde vivia no passado - pela reintrodução de juvenis. O Parque é classificado como zona especial de proteção dos pássaros.

Fora de estas espécies, antes discretos, o número de cabras selvagens é notável, graças paisagem à aberta e a costa rochosa que lhes procuram um habitat conveniente.

PasseioOs Passeios no Parque do Levante
O Parque Natural do Levante em Maiorca - O domínio de Aubarca (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemDesde o Centro de Informação do Parque do Levante à S'Alqueria Vella, vários caminhos de passeio permitem descobrir a Reserva Natural do Cap de Ferrutx:
  • o caminho número 2 - balizado vermelho - conduz ao leste até à exploração agrícola de Aubarca (Albarca) onde encontra-se o refúgio Casa de s'Alzina;
  • o caminho número 3 - balizado em laranja - conduzido, ao norte, para as construções em ruínas do “Campament des Soldats” (um antigo campo de prisioneiros “republicanos” durante a guerra civil), seguidamente até Puig de sa Tudossa.
  • chegado Puig de sa Tudossa, pode tomar dois caminhos diferentes para o leste em direção da praia de S'Arenalet des Verger, o caminho número 6 - balizado azul claro - e o caminho número 5 - balizado em rosa.
O Parque conta três bandas, ou refúgios, que são antigas explorações agrícolas: o refúgio casa de s'Alzina (Albarca), o refúgio do caseta dels Oguers e o refúgio de S'Arenalet.

O escritório do Parque (Carrer de l'Estel, 2, no centro de Artà - praticamente sobre a Plaça d'Espanya -; telefone: 00 34 971 836 828) fornecem os mapas dos itinerários.

O Parque Natural do Levante em Maiorca - Mapa dos passeios (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagem1. S'Alqueria Vella - Es Verger

2. Es Verger - Albarca

3. Camí dels Presos

4. Campament dels Soldats - Es Verger

5. S'Esquena Llarga

6. Camí d'en Mondoi

7. Horts Vells d'Albarca

8. Font de Penya Roja

9. Camí des niu des Pilot

10. Volta als Establits de s'Alqueria Vella

11. Itinerari del Puig Figuer

Dois itinerários de peregrinação:

12. Pujada al Puig des Porrassar

13. Pujada a sa Talaia Freda

O Parque Natural do Levante em Maiorca - Mapa dos passeios (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagem

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Parque natural do Llevant
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ] [ Próximo tópico ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.