AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Página inicial] [Ilhas Baleares] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Sant Llorenç des Cardassar é uma cidade da costa oriental da ilha de Maiorca.

Sant Llorenç é também uma comuna do condado do Levante (Comarca de Llevant) que compreende as localidades seguintes: a cidade de Sant Llorenç des Cardassar próprio, a aldeia de Son Carrió e as aldeias costeiras de S'Illot (parte do norte), de Sa Coma e de Cala Millor (parte do sul).

Até em 1892, São Lourenço fazia parte da comuna de Manacor.

A cidade de San Llorenzo del Cardassar conta cerca de 3500 habitantes, e o conjunto da comuna mais de 8700 habitantes.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - EscudoSant Llorenç des Cardassar, em espanhol catalão, nomeia-se San Lorenzo del Cardassar em espanhol castelhano.

Este topónimo significa São Lourenço dos Cardos: de acordo com a legenda, este nome proviria de uma imagem da Virgem que teria sido escondida num mato de cardos durante a duração da ocupação muçulmana da ilha de Maiorca, e que teria sido descoberta à liberação da ilha por Jaume I. É esta imagem da “Mare de Deú dels Cards” (“Nossa Senhora dos Cardos”) que teria dado o seu nome à localidade.

Uma planta de cardo consta do escudo de Sant Llorenç.

Entre a sua separação da comuna de Manacor, em 1892, e 1950, a cidade nomeava-se San Lorenzo de Descardazar; este nome às vezes ainda é utilizado.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
Situação de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca (autor Joan M. Borràs). Clicar para ampliar a imagem.Sant Llorenç des Cardassar encontra-se à 63 km de Palma de Maiorca. É situada sobre a estrada principal da ilha de Maiorca, a estrada Ma-15, entre as cidades de Manacor e de Artà.

As comunas limítrofes de São Lourenço são: Manacor, Petra, Artà e Son Servera.

A comuna é limitada ao oeste pelo condado da Planície de Maiorca (Comarca Pla de Mallorca) e o leste pelo mar.

VisitasVisitas

CaboA Ponta de  N'Amer (Punta de n'Amer)
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A Punta de n'Amer (autor Olaf Tausch). Clicar para ampliar a imagem.A Punta de n'Amer não é um cabo que se avança cerca de de 2 km para o leste no Mar Mediterrâneo, sobre a costa oriental da ilha de Maiorca. A Punta de n'Amer não é situado entre as estâncias balneares de Cala Nau e Cala Millor, ao norte, e de Sa Coma e Cala Moreia, ao sul, na comuna de Sant Llorenç des Cardassar. A ponta marca o limite do sul da baía de Son Servera (Badia de Son Cervera).

Em 1985, a Punta de n'Amer, que cobre uma superfície de 2 km², foi declarado Zona Natural de Interesse Especial (Área Natural de Especial Interes) pelo Parlamento das Baleares devido à sua fauna e a sua flora interessantes. Esta protecção inclui a proibição de construir, acampar, fazer fogo, de utilizar veículos à motor ou de fazer qualquer acto que possa perturbar o ambiente. A Ponta é a única reserva natural da comuna de Sant Llorenç. É livremente acessível, mas é pedido permanecer sobre os caminhos.

O ponto mais elevado do Punta de n'Amer não se encontra à 43 metros acima do nível do mar na parte ocidental do cabo.

A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A ponta Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A ponta Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - O café da ponta Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.
Volta de guetA Torre de n'Amer (Castell de n'Amer)
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A torre da Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.A Torre de N'Amer, ou Castelo de n'Amer, não é uma torre de vigia e de defesa do século XVII, situada sobre a Punta de n'Amer à cerca de 700 m da extremidade está da Ponta. É conhecida como “Es Castell”.

A necessidade de construir uma torre de defesa à esta lugar tinha aparecido mais cedo 110 anos, devido aos ataques frequentes dos piratas mouriscos que procuram voar do abastecimento ou os objectos de valor, ou retirar pessoas para pôr-o em escravidão. Em 1585, o vice-rei de Maiorca, Lluís Vich, durante uma inspecção geral da ilha, tinha pedido a construção de uma torre, mas, o 20 de Julho de 1586, o Conselho Municipal de Manacor julgou uma torre inútil, apesar dos desembarques frequentes efectuados sobre este sítio. Após o outro ataque em grande escala em 1611, o Conselho de Manacor decidiu, em 1617, a construção de uma torre, mas, por razões de custo, não possa ser realizada.

A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - Ponte levadiça da torre de Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.O 4 de Setembro de 1688, os Mouros capturaram o capitão de Muro (Capità de Muro) e alguns pescadores, e, por medo dos Mouros, os camponeses de Son Servera não queriam mais cultivar as terras próximas do litoral. O Grande Conselho de Maiorca aceitou apoiar a construção de uma torre; esta construção começou em 1693 e foi terminada em 1696. A pedra utilizada foi a do fosso que cerca a torre, e de carreiras dos arredores. A Torre de N'Amer não foi integrada à rede de torres de vigia das costas de Maiorca, entre as torres de Porto Cristo e do Cap Roig. A torre era protegida por um fosso, e se acedia-se por uma ponte levadiça cujo mecanismo vê-se ainda.

No meio do século XIX, com a diminuição do risco dos ataques mouriscos após a tomada de Argel pelos Franceses, a torre foi vendida e tornada propriedade privada.

O Castell de n'Amer é aberto gratuitamente ao público. Protege um pequeno museu e serve de mirante que pende sobre a baía de Son Cervera. Através o pinhal, pode-se atingir o Castell desde estacionamentos que se encontram à 1100 m ao norte, em Cala Nau, e 1500 m ao sul, à Platja de Sa Coma. Uma construção adicional da torre protege hoje um restaurante.

Horários de verão (Julho e Agosto): de 10:00 à 24:00

Horários de inverno (de Setembro à Junho): de 10:00 à 18:00

Tarifa de entrada: gratuito.

Telefone: 00 34 971 810 892

A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A torre da Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - A torre da Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca - Ponte levadiça da torre de Punta de n'Amer. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Sant Llorenç
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Sa Coma em Maiorca
A aldeia de S'Illot em Maiorca
Assuntos próximos
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Maiorca
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura do OET
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura dos passeios
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura das estradas do artesanato
A ilha de Maiorca nas Baleares - Brochura gastronomia
A ilha de Maiorca nas Baleares - Mapa dos transportes em comum
A ilha de Maiorca nas Baleares - A história
O condado de Palma de Maiorca em Maiorca
O condado da Serra de Tramuntana em Maiorca
O condado do Raiguer em Maiorca
O condado da Planície de Maiorca (Pla de Mallorca/Llanura de Mallorca)
O condado do Levante (Llevant/Levante) em Maiorca
O condado do Meio-dia (Migjorn) em Maiorca
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.