AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.
Investigação personalizada

A aldeia de Canyamel em Maiorca

[Tópico anterior] [Tópico superior] [Minorca] [Maiorca] [Ibiza] [Formentera] [Cabrera] [Acolhimento] [Site Home] [Via Gallica]
Rubricas[Fotografias] [Apresentação] [Situação] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
Canyamel é uma aldeia costeira da costa oriental da ilha de Maiorca. A aldeia, que se desenvolveu no fim do século XX, conta quase 400 habitantes.

Canyamel faz parte da comuna de Capdepera no condado do Llevant.

EtimologiaEtimologia e toponímia
Canyamel tira o seu nome da cultura da bengala à açúcar, “a bengala à mel”, (canya de mel / caña de miel) cuja cultura foi introduzida lá ao século XV (1468) por concessão do rei Juan II de Aragão. Esta cultura durou apenas cerca de anos e tomou fim em 1473.

Canyamel escreve-se Cañamel em espanhol castelhano.

SituaçãoSituação

MeteorologiaMeteorologia e previsões
Canyamel encontra-se à extremidade do pequeno vale do Torrent de Canyamel.

A aldeia de Canyamel em Maiorca - O vale de Canyamel (autor Niklas Nikon) - Clicar para ampliar a imagemO vale de Canyamel é enquadrado dos dois lados por colinas arborizadas de pinheiros, elevadas de 200 à 300 metros, que conduzem: ao sudeste, para o Cap des Pinar ou Cap des Raix, e, o nordeste, para o Cap Vermell, onde encontram-se as grutas de Artà (Coves d'Artà).

Canyamel é à 9 km ao sul de Capdepera e à 12 km de Cala Rajada.

VisitasVisitas

A aldeia de Canyamel em Maiorca - A baía de Canyamel - Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia)Canyamel é separado sobre qualquer seu comprimento pelo pequeno rio Estany, igualmente nomeado Torrent de Canyamel, que divide a cidade numa metade do sul turística, com hotéis e zonas pedestres, e a metade do norte, mais cossue, do Cap Vermell, com as suas numerosas casas de campo, o seu percurso de golfe e as grutas de Artà. Uma ponte sobre o rio ligar estas duas zonas.

A aldeia de Canyamel em Maiorca - Plano da cidade - Clicar para ampliar a imagemDesde a zona turística de Canyamel, pode-se facilmente aceder à pé ao bairro residencial de Costa de Canyamel, à praia (Platja de Canyamel) e à Torre de Canyamel.

A aldeia de Canyamel em Maiorca - O vale de Canyamel (autor Niklas Nikon) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Canyamel em Maiorca - torrent de Canyamel (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Canyamel em Maiorca - torrent de Canyamel (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagem
GrutaAs Grutas de Artà (Coves d'Artà / Cuevas de Artà)
As Grutas de Artà (Coves d'Artà), ou Grutas da Ermida (Coves de s'Ermità), não se encontram em Artà mas em Canyamel sobre o Cap Vermell (Cabo Vermelho). Nomeia-o-se às vezes Grutas de Canyamel (Coves de Canyamel). Pelo seu volume, seriam às grutas mais vastas da ilha de Maiorca.

Ir às grutas de Artà.

TorreA Torre de Canyamel (Torre de Canyamel)
A Torre de Canyamel é uma torre de vigia e de defesa situada pouco antes da aldeia de Canyamel; é esta torre que deu o seu nome estância balnear de Canyamel.

Ir à Torre de Canyamel.

Sítio pré-históricoO Claper dos Gigantes (Claper des Gegants)
O Claper des Gegants é um sítio arqueológico da época talaiotica que se encontra ao lado do golfe de Canyamel.

Ir à Claper dos Gigantes.

GolfeO Golfe de Canyamel
A aldeia de Canyamel em Maiorca - O golfe de Canyamel (autor G. Delhey) - Clicar para ampliar a imagemEste golfe de 18 buracos foi aberto em 1988; encontra-se ao norte de Canyamel à 2 quilómetros antes da aldeia, sobre as inclinações do Puig Negro em Serra Mitjana. O golfe foi concebido para integrar-se perfeitamente neste quadro natural; é considerado como difícil, com um fairway em declive e greens que se estendem entre as palmas, as figueiras e as amendoeiras. Oferece uma bonita vista sobre Cala Rajada.
PraiaA Praia de Canyamel (Platja de Canyamel)
A aldeia de Canyamel em Maiorca - A praia de Canyamel (autor Olaf Tausch) - Clicar para ampliar a imagemA praia de areia de Canyamel tem cerca de 300 metros de longo.

A aldeia de Canyamel em Maiorca - Costa de Canyamel - Clicar para ampliar a imagemA aldeia de Canyamel em Maiorca - Costa de Canyamel - Clicar para ampliar a imagemAs águas que banham a região compreendida entre Cala Roja e o Cap des Pinar são excelentes para a prática do mergulho submarino e o mergulho spéléo: pode-se visitar uma gruta submarina à 7 metros de profundidade ao Punta des Pi, e a gruta do Cova del Congre à 20 metros de profundidade ao Cap des Pinar.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Baleares > Maiorca > Condado do Llevant > Capdepera > Canyamel
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Canyamel em Maiorca - As grutas de Artà
A aldeia de Canyamel em Maiorca - A torre de Canyamel
A aldeia de Canyamel em Maiorca - Seixos dos Gigantes (Claper des Gegants)
Assuntos próximos
A cidade de Capdepera em Maiorca - O castelo
A aldeia de Cala Mesquida em Maiorca
A aldeia de Cala Rajada (Cala Ratjada) em Maiorca
A aldeia de Canyamel em Maiorca
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Artà em Maiorca
O parque natural da península do Llevant em Maiorca
A cidade de Capdepera em Maiorca
A cidade de Son Servera em Maiorca
A cidade de Sant Llorenç des Cardassar em Maiorca
A cidade de Manacor em Maiorca
Tópico anterior ] [ Tópico superior ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Investigação personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta relação para indicar as ementas.