AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geralEtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. O escudo da cidade (autor Heralder). Clicar para ampliar a imagem.Puerto del Rosario é uma cidade portuária localizada no meio da costa leste da ilha de Fuerteventura; a cidade é a capital administrativa e económica da ilha, mas não tinha muito interesse no turismo e ponto de vista cultural. Os visitantes vão passar a bordo de um transbordador para Gran Canária ou Tenerife, ou para chegar ao aeroporto El Mattoral, muito perto, a uma mudança de linha de ônibus para a estação de ônibus, ou novamente para fazer compras em lojas e centros comerciais.

Puerto del Rosario é a sede do Capítulo de Fuerteventura (Cabildo de Fuerteventura) desde 1860, quando ela conseguiu Betancuria e La Oliva como a capital da ilha. É também a capital de uma cidade cuja principal cidades são Puerto del Rosario, Casillas del Ángel e Tetir.

A cidade tem cerca de 30.000 habitantes, na sua maioria empregadas na área de administração e serviços, mas muito poucos no sector do turismo.

Puerto del Rosario («o porto do Rosário») é nomeado após a Virgin del Rosario («Nossa Senhora do Rosário»), que é dedicado à paróquia desde 1806.

Não foi até 1956 que a cidade tomou o nome de Puerto del Rosario; anteriormente a cidade foi nomeada Puerto de Cabras, ou Puerto Cabras («o porto às cabras») por causa dos pastores trouxeram seus rebanhos de cabras para beber de uma fonte de uma ravina sul da localidade, o Barranco de Río Cabras em que foi construída a barragem Río Cabras.

LocalizaçãoLocalização

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Localização de Puerto del Rosario. Clicar para ampliar a imagem.Puerto del Rosario tem desenvolvido em torno de um porto natural na parte inferior de uma grande baía na costa leste de Fuerteventura.

A capital é o centro da rede de estradas da ilha: ao norte, a estrada FV-1, que se conecta à estância balnear de Corralejo; a noroeste VF-10 estrada liga La Oliva; sul estrada costeira FV-2 leva a quase ilha de Jandía; sudoeste VF-20 estrada liga La Antigua e Tuineje; depois de Casillas del Ángel, a estrada FV-30 separa do FV-20 levam a Betancuria em seguida, Pájara.

O aeroporto internacional de Fuerteventura está localizado em El Matorral, 5 quilómetros ao sul de Puerto del Rosario, na estrada FV-2.

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. A cidade de Puerto del Rosario. Clicar para ampliar a imagem.Puerto del Rosario é a capital de uma cidade que ocupa uma faixa de terra que se estende desde a costa leste à costa oeste da ilha. Ao norte da cidade de Puerto del Rosario é separada do município de La Oliva em uma linha quase reta da Caleta del Buen Pobre, na costa leste da Playa de la Mujer, na costa ocidental, passando pelo Pico de la Muda (689 m) no meio da ilha. No sul do município de Puerto del Rosario fica ao lado da cidade de La Antigua, ao longo de uma linha a partir do Punta del Cangrejito no leste, em seguida, através de uma série de colinas (morros) e arestas (cuchillos), endereços o maciço Betancuria, em seguida, até a costa oeste ao longo do desfiladeiro de Agua Fria e o desfiladeiro de Los Mozos, atingindo a costa em Playa de los Mozos.

O território do município de Puerto del Rosario cobre partes de duas áreas naturais protegidas: ao oeste Rural Parque Betancuria e norte, a Paisagem Protegida de Vallebrón.

VisitasVisitas

CidadeA cidade de Puerto del Rosario
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Mapa da cidade de Puerto del Rosario. Clicar para ampliar a imagem.Puerto de Cabras foi fundada por volta de 1797 por continentais que viam no seu porto natural grande potencial; vila costeira então parte do município de Tetir. O desenvolvimento foi feito a partir do porto de pesca tornou-se porta muito comercial para a exportação de samphire e grãos nas primeiras décadas do século XIX. No entanto, não foi até 1835 que a cidade tornou-se uma cidade independente, no município de Tetir quando o crescimento significativo da sua população fez a emancipação necessário.

Puerto de Cabras se tornou a capital da ilha de Fuerteventura, em 1860, substituindo nesta função a cidade de La Oliva. Administrações, agências governamentais insulares e estabelecimentos comerciais se estabeleceram lá. Em 1925-1926 anos, Puerto del Rosario absorveu as cidades de Tetir e Casillas del Ángel.

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. A praia e o porto. Clicar para ampliar a imagem.A área do porto é a parte mais antiga da cidade que ganha vida quando os pescadores retornar; sul do porto é a praia de Puerto del Rosario, rodeado por um passeio agradável. Do porto, pode ir para a cidade velha e o lugar do mercado municipal (Mercado municipal), através de ruas estreitas, ladeadas por casas antigas de estilo das Canárias protegidos por muros altos.

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. A Prefeitura. Clicar para ampliar a imagem.Mais ao norte, são as ruas comerciais Avenida 1 de Mayo e Calle León y Castilla; eles se cruzam são as poucas atrações culturais: a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, a casa de Unamuno e da Câmara Municipal. Nesta cidade o município instalou um «parque de esculturas» 50 esculturas figurativas ou abstratas de vários estilos. A noroeste do centro da cidade é o centro comercial de Las Rotondas.

O oeste e norte da cidade são uma grade de ruas ocupadas por áreas residenciais, enquanto o sul hospedagem empresas, supermercados e hotéis. Sul da cidade é a longa praia de Playa Blanca, onde ficava o antigo Parador de Fuerteventura. Desde os anos 1990, um anel viário ignora Puerto del Rosario norte e oeste.

IgrejaA igreja de Nossa Senhora do Rosário (Iglesia de Nuestra Señora del Rosario)
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Clicar para ampliar a imagem.A igreja de Nossa Senhora do Rosário foi construída entre 1824 e 1835; a torre do sino foi construído em 1888 e abriga dois sinos de Marselha, França. A igreja encontrou a sua forma atual em 1930. As festividades de Nossa Senhora do Rosário realizada no primeiro domingo de outubro.
CasaCasa Museu Miguel de Unamuno (Casa Museo Miguel de Unamuno)
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Placa comemorativa a Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.A casa-museu Unamuno é um século XIX (1877), onde viveu por alguns meses o escritor, poeta e filósofo Miguel de Unamuno (1864-1936). Em fevereiro de 1924, depois que ele teve duras críticas contra o regime do general Miguel Primo de Rivera (chefe de governo 1923-1930), Miguel de Unamuno tinha sido despojado de sua cadeira de grego na Universidade de Salamanca de seu cargo de reitor da universidade; ele foi banido do continente espanhol e forçado ao exílio em Fuerteventura. Mudou-se para Puerto de Cabras e viveu de março a julho de 1924, nesta casa, que era então uma placa com o nome «Hotel Fuerteventura». Depois de cinco meses Unamuno foi capaz de escapar para ir para a França.

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Estátua de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.O museu exibe itens pessoais Unamuno, fotografias e mobiliário de época, como uma bancada, onde escreveu algumas de seu jornal sonetos exílio «De Fuerteventura a Paris» (De Fuerteventura a París: diario íntimo de confinamiento y destierro vertido en sonetos, 1925). Incluindo sonetos sobre as Canárias e na ilha de Fuerteventura:

«Como hijos de un volcán , son ardientes y firmes» …

«Como filho de um vulcão, eles são ardentes e forte» …

«Si a estas Islas Canarias se las llamó Afortunadas, a esta de Fuerteventura habrá de llamarla la Fuertemente Venturosa» …

«Se as Ilhas Canárias são chamadas as Ilhas Afortunadas, Fuerteventura será nomeado Altamente Aventureiro» …

Em frente ao museu está uma estátua de bronze representando o escritor, realizado em 2006 por Emiliano Hernández.

Visitar a casa museu de Unamuno:

Endereço: Calle de la Virgen del Rosario, 11, no centro de Puerto del Rosario, perto da Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

Telefone: 00 34 928 862 376

Horário: de segunda a sexta, das 9 horas às 14 horas. Fechado sábado e domingo.

Ingresso: entrada franca.

A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Salon da casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Quarto da casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Escritório em casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Utensílios da casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Sala de banho da casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura. Cozinha da casa de Miguel de Unamuno. Clicar para ampliar a imagem.
AldeiaA aldeia de La Matilla
A aldeia de La Matilla está localizado a 14 km a noroeste de Puerto del Rosario, 4 km depois Tetir na estrada FV-10. Esta aldeia de 150 habitantes tem uma pequena igreja do século XVIII, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Ermita de Nuestra Señora del Socorro).

Norte de La Matilla é a Montaña de la Muda (689 m) («a montanha da muda»), a mais alta montanha no norte da ilha de Fuerteventura. No topo dessa montanha era um lugar de culto dos aborígenes de Fuerteventura, descoberto em 1991. Apesar destes vestígios arqueológicos radar foi instalado no topo do Pico de la Muda. Podemos chegar ao cume através de um trajeto de caminhada da periferia oeste da vila em direção às fontes Chupadero; de acordo com fontes continua o caminho para o topo.

AldeiaA aldeia de El Time
A aldeia de El Time é o norte-noroeste de Puerto del Rosario; a virada FV-10 caminho certo em Los Estancos (antigo aeroporto de Fuerteventura) na estrada FV-219. O nome da vila significa «as falésias» na língua dos aborígenes, como a vila é construída à beira de um desfiladeiro profundo e estreito. A vila tem uma capela do século XVIII início, a capela de Nossa Senhora das Mercês (Ermita de Nuestra Señora de las Mercedes).

Informações práticasInformações práticas

Serviço de TurismoServiço de Turismo
Endereço: Calle Almirante Lallermand, 1

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 14 horas e das 17 horas às 19 horas; sábado das 10 horas às 13 horas. Fechado domingo.

Telefone: 00 34 928 530 844

Sítio na Tela: www.turismo-puertodelrosario.org

MeteorologiaMeteorologia e previsões
TransbordadorTransbordadores
A companhia de navegação Naviera Armas oferece conexões a partir de Puerto del Rosario para Las Palmas de Gran Canaria, em Gran Canaria (começando às 11 horas; chegada às 17 horas 30). E a partir de Santa Cruz de Tenerife em Tenerife (a partir de 11 horas; chegou às 22 horas 30).

Horário de abertura e preços em: secure.navieraarmas.com

AutocarroTransportes rodoviários
A estação de ônibus em Puerto del Rosario é o centro de transporte rodoviário na ilha de Fuerteventura, no cruzamento da estrada FV-1, que liga a capital com Corralejo no norte e a estrada FV-2 que liga a capital com a quase ilha de Jandía, no sul. Ambas as rotas correr ao longo da costa leste da ilha.

As linhas de ônibus número 1 e número 10 ir para Morro del Jable, linha número 2 em Vega de Río Palma, linha número 3 em Caleta de Fuste, número da linha 6 a Corralejo, a linha No. 7 para El Cotillo, o linha número 14 em El Time, a linha número 15 a Triquivijate.

Sítio na Tela: www.tiadhe.com/es/rutas.htm

HotelHotéis
Hotel Fuerteventura Playa Blanca
O ex- Parador está localizado a 3 km ao sul de Puerto del Rosario, atrás da praia de Playa Blanca. Este hotel de 3 estrelas agora pertence ao Cabildo Insular e gerido pela cadeia de hotéis R2.

Endereço: Calle Playa Blanca, 45

Telefone: 00 34 928 851 150

Preço: quarto duplo 69 €.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > Puerto del Rosario
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Tefia em Fuerteventura
A aldeia de Tetir em Fuerteventura
A aldeia de Casillas del Ángel em Fuerteventura
A aldeia de La Ampuyenta em Fuerteventura
A aldeia de Llanos de la Concepción em Fuerteventura
A aldeia de Puertito de Los Molinos em Fuerteventura
Assuntos próximos
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC
Assuntos mais largos
Página inicial
Informações turísticas sobre as Canárias
A geografia das Ilhas Canárias
A história das Ilhas Canárias
A ilha de El Hierro nas Ilhas Canárias
A ilha de La Palma nas Ilhas Canárias
A ilha de La Gomera nas Ilhas Canárias
A ilha de Tenerife nas Ilhas Canárias
A ilha de Gran Canária nas Ilhas Canárias
A ilha de Fuerteventura nas Ilhas Canárias
A ilha de Lanzarote nas Ilhas Canárias
A flora e a fauna das Ilhas Canárias
O arquipélago das Ilhas Canárias - Folheto OTC (PDF)

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.