A aldeia de Tetir está localizado no meio de uma planície fértil, dominada ao norte pela montanha Temejereque (511 m).
Tetir é de 9,5 km a noroeste da capital da ilha, Puerto del Rosario. A localidade está localizada na estrada FV-10, a antiga estrada principal que liga Puerto del Rosario para Corralejo.
Pouco antes Tetir na estrada FV-10 era o antigo aeroporto da ilha, na localidade de Los Estancos; a pista do aeroporto levou direto sobre o tráfego rodoviário e teve que ser interrompido em cada decolagem e cada aeronave desembarque. No lado esquerdo da estrada você ainda pode ver os dois edifícios do antigo aeroporto, que ainda estão de pé.
A avenida bonita repleta de palmeiras e casas tradicionais bonitas com varandas testemunhar que Tetir uma vez desfrutou de uma certa prosperidade graças à sua ocre e terra fértil, onde cereais e peras espinhosas foram cultivadas em socalcos. Hoje muitos desses campos estão abandonados.
Na vasta Plaza Juan Rodriguez, onde se ergue a igreja de São Domingos, uma estátua recorda que Juan Rodriguez y Gonzáles (1825-1893), o fundador do Banco das Canárias (Banco de Canarias), nasceu em Tetir. Outro jogador estátua homenageia timple (um instrumento de cordas típico das Ilhas Canárias), uma escultura de Juan Miguel Cubas.
É difícil imaginar que esta pequena cidade estava dormindo mesmo - até 1925 - a capital conjunta de que era a capital atual partido da ilha, Puerto del Rosario, que era então chamado de Puerto de Cabras. Mas Puerto de Cabras, cuja população tinha aumentado significativamente, tornou-se um município independente em 1835; a rivalidade entre as duas cidades deu origem entre os anos de 1876 e 1899, uma série de conflitos territoriais que foram finalmente resolvido em favor da Tetir. Mas em 1926, é Tetir - e Casillas del Ángel - que foi incluído no município de Puerto de Cabras.
A igreja de São Domingos foi construída em 1745 e tornou-se uma igreja paroquial em 1777; o campanário branco, muito característico, com ângulos em pedra vulcânica escura, foi construído em 1883.
O interior da igreja contém um belo retábulo barroco do século XVIII, em parte dourada, com pinturas interessantes.
As festividades de São Domingos realizada em 4 de agosto no Tetir.
1,5 km a noroeste de Tetir, uma pequena estrada de 3,5 km de comprimento, através da aldeia de Tamariche, vamos entrar em carro para o topo da montanha Temejereque, norte de Tetir. Esta estrada de serviço serve a estação de telecomunicações estar no topo da montanha. Do alto você tem uma bela vista sobre grandes partes da ilha.