Puertito de los Molinos é uma aldeia costeira - quinze pessoas - na costa oeste da ilha de Fuerteventura. O povoado é a cidade mais ocidental do município de Puerto del Rosario.
As pessoas vivem tradicionalmente caprinos e pesca; na praia de areia e seixos pretos lavou-se alguns barcos de pesca.
Puertito de los Molinos está no fim da estrada FV-221, que é tomado na saída sul de Tefía da estrada FV-207 a partir de La Oliva para Betancuria. FV-221 estrada atravessa uma paisagem de colinas e chegou ao assentamento agrícola de Las Parcelas.
A estrada, em seguida, desce para a costa sinuosa através dos desfiladeiros do Barranco de la Cruz e o Barranco de los Molinos. Ao longo da estrada, podemos ver a pena de pedra onde as cabras são estacionados.
Um quilómetro ao sul de Puertito de los Molinos é outro riacho, chamado Puerto de la Cruz, localizada na foz do Barranco de la Cruz. 1,5 km ao norte de Puertito é a Playa de Jarugo, uma praia de areia, mas onde a natação é perigoso; 0,5 km mais encontramos a Playa de La Mujer («a praia da mulher»); pode-se chegar ambas as praias por uma faixa de Tefía ou um caminho costeiro de Puertito.
A colónia agrícola de Las Parcelas foi fundada em 1946 ao longo da barragem foi construída Los Molinos, para dar atividade a 30 famílias pobres de Puerto de Cabras (Puerto del Rosario); atribuído a cada parcela incluiu uma habitação, dois hectares de terra e 56 pesetas para comprar o equipamento necessário. A terra foi dedicada preferência ao cultivo de cereais, mas quando a quantidade de água permitida, vegetais e forragem para os animais (milho e alfafa) também foram cultivados. Muitos proprietários deixaram a colónia em 1950 ou 1960 para retornar para a capital, Puerto del Rosario, ou a emigrar para Gran Canária ou no Saara Ocidental. Há agora apenas seis famílias descendentes de antigos proprietários.
A barragem de Los Molinos está localizado no vale Barranco de los Molinos; Esta barragem foi construída para irrigar terras na colónia agrícola de Las Parcelas, localizado a dois km a jusante da barragem. As obras de construção começou em 1943 sob a liderança do general Garcia Escámez et Iniesta, e a barragem foi inaugurado três anos depois. Ao mesmo tempo foram construídas barragens de Las Peñitas em Betancuria, e Río Cabras em Puerto del Rosario.
A capacidade do tanque foi primeiros 500.000 m³, e numa segunda fase foi agravada para o dobro (1.000.000 m³); este é o mais importante reservatório da barragem da ilha, com 100 m de comprimento e 40 m de largura. A represa é normalmente apenas pela metade; é apenas durante o ano de chuvas de 1991, estava cheio até a borda. Além disso, a fonte salifera, localizada na base da barragem, disse que a água nunca poderia ser utilizada para a irrigação de culturas.
Para chegar ao Embalse de los Molinos, que deve virar à esquerda em uma estrada de terra a partir da primeira casa da Colonia de Las Parcelas; chega-se ao tanque depois de 3 km de distância.
Puertito de los Molinos tem um pequeno restaurante de peixe, simples, mas pitoresca, a Casa Pon. O restaurante oferece um terraço de frente para o oceano.