AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geralEtimologiaEtimologia e toponímia
El Cotillo é uma antiga vila de pescadores no noroeste de Fuerteventura. O pequeno porto é agora uma estância balnear à beira-mar, muito mais silencioso do que a estação de Corralejo instalado na costa nordeste. Ao contrário de Corralejo é a favor do vento, El Cotillo é exposta ao vento, fazendo suas praias para a prática de windsurf e kitesurf.

El Cotillo tem uma população de cerca de 1.200 habitantes e faz parte do município de La Oliva.

El Cotillo foi conhecida desde 1599 sob o nome de Puerto del Roque, em seguida, a partir de 1626, sob o nome de Puerto de El Tostón, o «porto da crosta», provavelmente por causa do aparecimento de crosta que tenha da região atravessada pelo fluxos de lava de vulcões próximos. Não foi até meados do século XX que a cidade tomou o nome de El Cotillo.

LocalizaçãoLocalização

El Cotillo está localizado no extremo noroeste da ilha de Fuerteventura; a localidade é distante 37 km da capital da ilha, Puerto del Rosario. A rota passa por La Oliva, a capital do município, a 15 km ao sudeste de El Cotillo, e da aldeia de Lajares, a 8 km ao leste.

Ao leste de El Cotillo é um vulcão imponente, Calderon Hondo (157 m), que leva uma pista de caminhada.

A estação de Corralejo está localizado a 20 km de El Cotillo por estrada. No entanto, é mais agradável para chegar a Corralejo - pé ou de bicicleta - com a faixa costeira que começa norte de El Cotillo atrás do Urbanización Los Lagos. A faixa começa com o farol Tostón (4,5 km) por meio de um pântano em vez Rigorosos, em seguida, continua ao longo da costa, passando por belas pequenas enseadas de areia separados por fluxos de lava negra. No meio da pista Majanicho, uma aldeia piscatória de cerca de trinta pessoas, que é a localidade mais a norte de Fuerteventura. O percurso termina perto da estação rodoviária Corralejo onde você pode tomar a linha de ônibus número 8 para voltar ao El Cotillo.

VisitasVisitas

AldeiaA aldeia de El Cotillo
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Plano da aldeia. Clicar para ampliar a imagem.Devido à sua proximidade com a ilha de Lanzarote, na aldeia de Tostón foi por muito tempo um porto de comércio com as outras Ilhas Canárias e para a Europa. Puerto del Tostón foi um dos três portos da ilha de Fuerteventura autorizados a exportar bens, incluindo gado, cereais e urzela (orchilla), uma tintura roxa extraída de um líquen que cresce nas Canárias. No século XIX, foram construídas em torno do porto, vários fornos de cal, cuja produção era para exportação. Os restos desses fornos de cal ainda são visíveis por trás da porta. Quando, no século XIX, as atividades de importação e exportação irá foram transferidos para Puerto de Cabras (Puerto del Rosario hoje), a maioria dos habitantes deixou a localidade; apenas algumas famílias de pescadores permaneceram em El Cotillo.

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O novo bairro de Los Lagos. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia piscatória de El Cotillo é um dos mais pacífica de Fuerteventura, onde ele não deve esperar encontrar a animação de grandes estâncias balneares. Suas ambições de desenvolvimento do turismo foram frustradas pela crise imobiliária espanhola de 2008; ele deixou uma impressão de cidade fantasma, especialmente no novo distrito de Los Lagos gráfico de avenidas desertas, ladeadas por edifícios vazios, embora a sua arquitetura é menos trivial do que no resto das Canárias.

No entanto becos, muitas vezes desertas, bairros do velho e do novo porto não falta charme ou de qualidade restaurantes. Um pouco de distância é a pequena igreja da vila, Nossa Senhora da Boa Viagem (Ermita de Nuestra Señora del Buen Viaje), protetor dos pescadores.

PortoO porto de El Cotillo
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O porto. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O porto (autor Thérèse Gaigé). Clicar para ampliar a imagem.O antigo porto (Puerto Antiguo) foi particularmente perigoso, exposição desprotegida a fortes ventos de oeste e ondas gigantescas. Uma nova porta foi criada no século XX pela construção de uma barragem entre a costa e uma ilha rochosa. Atrás da barragem de uma pequena frota de barcos de pesca é no abrigo, mas o acesso a este paraíso ainda é difícil porque a passagem é muito estreito entre a ilha rochosa e da costa. Isso provavelmente justifica a alta de inscrição - sob a forma de oração - que podemos ver em uma parede de pedra porta «Viva la Virgen del Buen Viaje».

Às vezes atacado por piratas, a porta estava protegida por uma pequena torre, pretensiosamente chamado Castillo de Rico Roque.

Torre de vigiaA torre do Tostón (Torre de El Tostón)
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Torre do Tostón. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).La Torre de El Tostón ou Torre del Tostón, é às vezes chamado Fortaleza de El Tostón ou Castillo de El Tostón, mas esta é uma grande defesa. O Castillo de Tostón fica ao sul do novo porto de El Cotillo. Neste local ficava as ruínas de uma torre antiga que data do tempo do conquistador normando Jean de Béthencourt, no século XV, o Castillo de Rico Roque («o châtelet do balanço rico»).

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Torre do Tostón. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A construção da torre de Tostón foi decidido pelo Capitão Geral das Ilhas Canárias, depois de um ataque de corsários ingleses em 1740, embora a porta Tostón estava protegida por defesas naturais sob a forma de grandes rochas que tornam o acesso a porta difícil que não sabe de navegação. Os planos para a torre foram desenhados pelo engenheiro militar Don Claudio de L'Isle (ou Delisle), que também é o autor da torre de São Boaventura em Caleta de Fuste, na costa leste da ilha; as duas torres são de design idêntico. A torre foi iniciada em 1741 e concluída em 1743; foi dedicada a Nossa Senhora do Pilar e São Miguel (Torre de Nuestra Señora del Pilar y San Miguel). Claudio de L'Isle, que tinha chegado nas Canárias, em 1738, morreu em Fuerteventura durante a construção destas torres.

La Torre de El Tostón é um passeio circular de avião, de tipo genovês, com dois andares, com uma plataforma disposição três canhões de ferro. A torre foi construída com pedras retiradas de uma pedreira perto da igreja de El Cotillo; as grossas paredes da torre é impressionante. Acesso à torre foi protegido por uma ponte levadiça; dos defensores plataforma poderia derramar água fervente sobre os atacantes. À direita da entrada, uma escada de pedra dava acesso ao nível inferior, que servia de armazém para pólvora. A torre poderia receber guarnição militar de 12 homens. No entanto, a Torre de El Tostón nunca teve a oportunidade de desempenhar o seu papel de defesa, porque sua construção coincidiu com o fim de ataques de piratas.

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. A plataforma da torre do Tostón. Clicar para ampliar a imagem.A torre é classificada como monumento histórico e foi transformado em um espaço cultural. O primeiro andar abriga um escritório de turismo e exposições de arte contemporânea. A partir dos visitantes plataforma uma vista panorâmica das praias de El Cotillo.

Endereço: Paseo de Rico Roque

Horário: de segunda a sexta, das 9 horas às 15 horas; sábado e domingo, das 9 horas às 14 horas.

Taxa de inscrição: € 1,50.

FarolO farol de Tostón (Faro de El Tostón)
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O farol do Tostón. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cerca de 5 km ao norte de El Cotillo está o farol de Tostón; o farol está na capa a noroeste de Fuerteventura, a Punta de Tostón ou Punta de la Ballena. Com o farol de Punta Pechiguera em Playa Blanca, na ilha de Lanzarote, e o farol de Martiño na ilha de Lobos, ele sinaliza o Estreito de Bocaina, entre Fuerteventura e Lanzarote.

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O farol do Tostón (autor Thérèse Gaigé). Clicar para ampliar a imagem.Na realidade, existem três luzes, três gerações distintas, que apenas o último é ativo. O primeiro farol foi construído no final do século XIX, em 1897, e consistiu em uma torre de alta alvenaria 7 m construídos no canto da casa do faroleiro. No final de 1950 uma nova torre de concreto de 15 metros de altura foi construída; em 1985, a torre foi, por sua vez substituída por uma volta maior. A última torre de concreto - 30 m de altura - é pintada em listras vermelhas e brancas. Seu sinal pode ser visto a uma distância de 14 milhas náuticas, e consiste em um flash de luz branca a cada oito segundos.

O farol foi automatizado, a casa do faroleiro foi convertida em um museu.

Museu marítimoO museu da pesca tradicional (Museo de la Pesca Tradicional)
O museu da pesca tradicional - inaugurado em 2008 - é dedicado a técnicas de pesca artesanal em Fuerteventura ao longo dos séculos, desde os tempos pré-históricos. Ela também mostra a dura vida dos pescadores no passado, costumes e devoções; pescadores foram treinados desde a infância para esta atividade não lucrativa. De época para época, viviam com suas famílias em vários portos, onde estavam as melhores condições de pesca. Durante o inverno, quando a pesca local não era possível, eles devem se comprometer em navios maiores de pesca ao largo da costa Africano.

Não terminar a visita sem subir os 64 degraus que levam ao topo do antigo farol, a 15 metros de altura, onde uma vista panorâmica da paisagem de areias brancas e fúria do oceano.

Em torno do museu uma trilha natural - 800 metros de comprimento - para descobrir a geologia, a flora e a fauna da região, utilizando o painel de informações.

Museo de la Pesca Tradicional

Faro de El Tostón (no antigo farol; o novo carro-chefe é fechado ao público).

Horário: de terça a sábado, das 10 horas às 18 horas; encerrada em 25 de dezembro e 1 de janeiro.

Taxa de inscrição: € 3 com um folheto explicativo em várias línguas.

Telefone: 00 34 928 858 998 ou 00 34 639 438 319

Sítio na Tela: www.artesaniaymuseosdefuerteventura.org

O museu tem um pequeno bar com algumas pequenas mesas para ter uma frente de vidro para o mar.

PraiaAs praias de El Cotillo
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Praia Algibe da Cueva. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Imediatamente ao sul da Torre de El Tostón encontra-se a Playa del Castillo; mais ao sul, separada da primeira por um fluxo de lava fina, é a mais famosa praia de El Cotillo, a Playa del Algibe de la Cueva («praia do tanque da gruta»), uma praia 1200 metros de comprimento e 30 metros de largura. A Playa del Aljibe de la Cueva é popular entre os surfistas e windsurfistas, com ondas que podem chegar a 6 m de altura; também se pode tomar banho em tempo muito calmo. É uma praia de areia e cascalho dourada, que também é nudista. Estes intervalos não têm instalações para além dos silos. Mais ao sul, a Playa del Agula e Playa de Esquinzo, completamente praias naturais, águas calmas.

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. As praias de Los Lagos e La Concha. Clicar para ampliar a imagem.Na nova zona de apartamentos de férias «Los Lagos», ao norte da aldeia são a Playa de Los Lagos e da Playa de La Concha. Em torno do Faro de El Tostón na Costa del Faro, há muitas pequenas enseadas (caletillas), com praias de areia branca, separadas por fluxos de basalto escuro que podem interferir com a natação.

Informações práticasInformações práticas

Serviço de TurismoServiço de Turismo
Endereço: Na Torre de El Tostón, Paseo de Rico Roque.

Horário: de segunda a sexta, das 9 horas às 16 horas; sábado e domingo, das 9 horas às 15 horas.

MeteorologiaMeteorologia e previsões
AutocarroLinhas de autocarro
A linha número 7 conecta Puerto del Rosario para El Cotillo.

Horários sobre a página: www.tiadhe.com/rutas/07.htm

A linha número 8 se conecta a cada hora, 13 vezes por dia, todos os dias, Corralejo para El Cotillo, via La Oliva (preço: € 3,10; Tempo de viagem: 40 minutos).

Horários sobre a página: www.tiadhe.com/rutas/08.htm

HotelHotéis
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Apartamentos La Gaviota. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Apartamentos La Gaviota. Clicar para ampliar a imagem.
RestauranteRestaurantes
Restaurante La Vaca Azul
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Prospecto de La Vaca Azul. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. Prospecto de La Vaca Azul. Clicar para ampliar a imagem.La Vaca Azul é um restaurante de peixe executado pelo francês e muito bem localizado atrás do antigo porto (Puerto Antiguo), com vista para o porto e para o mar; o restaurante tem mesas na rua pequena e no terraço, muito agradável. Wi-Fi gratuito.

Cozinha regional com um toque de paella estilo francês, tartare de peixe fresco «Vaca Azul» e variedade de peixe grelhado.

Pratos principais de 10 a 15 €.

Horário: aberto todos os dias, das 12 horas às 23 horas.

Endereço: Calle Requena, 9 - No cais velho (Muelle Viejo). A vaca pintada de azul, situado no terraço, de longe.

Telefone: 00 34 928 538 685 ou 00 34 679 447 055

Sítio na Tela: vacaazul.es

A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O restaurante La Vaca Azul. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura. O restaurante La Vaca Azul. Clicar para ampliar a imagem.
Restaurante Casa Rústica
O restaurante Casa Rústica é um pequeno restaurante despretensioso, mas muito popular entre os moradores, por trás da nova porta, mas sem vista para o mar no início da pequena rua Calle de la Constitución 1. No ambiente rústico da sala, ou no terraço, o Casa Rústica oferece boa comida, espanhol e italiano; o restaurante serve excelente pão da famosa padaria francesa El Cotillo, El Goloso.

Menu diário por cerca de € 10.

Telefone: 00 34 928 538 728

Sítio na Tela: www.casarustica.chezuwe.de

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > La Oliva > El Cotillo
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
La Casa de los Coroneles em La Oliva em Fuerteventura
A aldeia de Villaverde em Fuerteventura
A aldeia de Corralejo em Fuerteventura
O parque natural das dunas de Corralejo em Fuerteventura
A aldeia de Tindaya em Fuerteventura
A aldeia de Vallebrón em Fuerteventura
A aldeia de Lajares em Fuerteventura
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura
A ilha de Lobos em Fuerteventura
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.