AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O parque natural das dunas de Corralejo em Fuerteventura

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O parque natural das dunas de Corralejo, em Fuerteventura. As dunas (autor Dirk Vorderstaße). Clicar para ampliar a imagem.As Dunas de Corralejo são um sistema dunar do norte da ilha de Fuerteventura. Estas dunas cobrir uma faixa costeira norte-sul, a 8 km de comprimento por 2,5 km de largura, com uma área de 18,35 km², que termina com longas praias de areia branca. Estes são os maiores dunas das ilhas Canárias, maiores do que as dunas de Maspalomas em Gran Canária.
EtimologiaEtimologia e toponímia
A área de dunas de Corralejo foi nomeado «Le Sable» pelos conquistadores normandos de Fuerteventura (Fortaventure), no início do século XV. O nome atual «El Jable» é um hispanização deste nome francês.

LocalizaçãoLocalização

O parque natural das dunas de Corralejo, em Fuerteventura. O Parque de Corralejo visto de Los Lobos. Clicar para ampliar a imagem.O Parque Natural das Dunas de Corralejo está localizado no território do município de La Oliva, a sudeste da localidade de Corralejo.

VisitasVisitas

Parque naturalO Parque Natural das Dunas de Corralejo
O parque natural das dunas de Corralejo, em Fuerteventura. As dunas (autor Thérèse Gaigé). Clicar para ampliar a imagem.O Parque Natural das Dunas de Corralejo consiste de dunas ativas que constantemente renovar e se movem sob a ação dos ventos alísios do nordeste; as dunas são mais estáveis ​​no norte. As dunas de areia branca de Corralejo são compostas de matéria orgânica de 90%, a partir da desintegração e pulverização de conchas de moluscos e outros organismos marinhos para esqueleto externo.

O valor geomorfológico e cénico do sistema de dunas levou, em 1982, a sua proteção como Parque Natural das Dunas de Corralejo e Ilha de Los Lobos. Em 1994, as Dunas de Corralejo e o Ilhéu de Los Lobos foram separados em dois Parques Naturais distintos.

O parque natural das dunas de Corralejo, em Fuerteventura. La Montaña Roja (autor Thérèse Gaigé). Clicar para ampliar a imagem.O Parque Natural de Corralejo (Parque Natural de las Dunas de Corralejo) inclui sistema de dunas chamado El Jable, mas o fluxo de lava chamado Montaña de los Apartaderos e a cratera de Montaña Roja (atingindo um máximo de 312 m acima do nível do mar) que é separado do sistema de dunas pelo Barranco de las Pilas. O Parque Natural abrange uma área de 26,69 km². É o habitat de numerosas espécies animais e vegetais protegidas endémicas.

O parque natural das dunas de Corralejo, em Fuerteventura. Os hotéis vistos de Lobos. Clicar para ampliar a imagem.Apesar deste estatuto Parque Natural, as Dunas de Corralejo são atravessadas por uma rua marginal FV-1 - sand frequentemente varrida pelo vento - que liga a estância balnear de Corralejo na capital da ilha, Puerto del Rosario; mas há um projeto para criar uma estrada que iria ignorar o sistema de dunas do oeste. Além disso, na parte norte do Parque Natural são dois hotéis construídos por volta de 1975 para tirar proveito de longas praias de areia branca e fina, rodeado por água limpa. Estes hotéis podem gabar-se de uma localização única, construída antes da classificação da área no Parque Natural.

FloraA flora das dunas de Corralejo
O Parque das Dunas de Corralejo fornece o habitat para 18 espécies de plantas endémicas protegidas, incluindo fabagelle de Desfontaines (Zygophyllum fontanesii) nomeado uvilla Espanhol, soda real (Suaeda vera) (brusquilla ou matomoro) e um membro da família Amaranthaceae do Traganum Moquin (Traganum moquinii) (balancón). Estas plantas são adaptadas às condições adversas dunas que estão constantemente em movimento.
FaunaA fauna das dunas de Corralejo
A fauna do Parque Natural das Dunas de Corralejo inclui 17 espécies de animais, incluindo aves marinhas e costeiras, répteis e invertebrados, especialmente besouros.

As espécies emblemáticas do parque - cujo símbolo assinala os limites do parque natural na estrada FV-1 - é a abetarda-moura (Chlamydotis undulata fuertaventurae) (hubara de canarias), uma espécie em extinção, incluindo o maior colónia na ilha está localizada no Parque. O Parque é, com a ilha de Los Lobos Zona de Proteção Especial para as Aves (Zona de especial protección para las aves ou ZEPA).

No parque também são encontrados fósseis de pedreiro ninhos de abelhas (Antophora). Estes fósseis de pequenas urnas em forma oval, de 3 a 4 cm de comprimento, feito de areia e cal, datam vários milénios, quando o clima de Fuerteventura foi mais húmido e o solo por áreas lamacentas.

Informações práticasInformações práticas

Informações úteisInformações úteis
O biótopo das Dunas de Corralejo é muito sensível às restrições de qualquer tipo; é por isso que o uso de veículos todo-terreno é proibido e severamente punido: pode-se visitar El Jable a pé.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > La Oliva > Parque Natural de Corralejo
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
La Casa de los Coroneles em La Oliva em Fuerteventura
A aldeia de Villaverde em Fuerteventura
A aldeia de Corralejo em Fuerteventura
O parque natural das dunas de Corralejo em Fuerteventura
A aldeia de Tindaya em Fuerteventura
A aldeia de Vallebrón em Fuerteventura
A aldeia de Lajares em Fuerteventura
A aldeia de El Cotillo em Fuerteventura
A ilha de Lobos em Fuerteventura
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.