AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O porto (autor Defisch). Clicar para ampliar a imagem.Morro del Jable - muitas vezes chamado Morro Jable - é um pequeno porto de pesca na quase ilha de Jandía na ilha de Fuerteventura; Desde a década de 1970 o turismo desenvolveu-se significativamente graças à presença de longas praias de areia branca.

A aldeia, que tinha apenas 200 habitantes em 1960, tem agora mais de 8000 pessoas, incluindo muitos residentes estrangeiros - principalmente alemães; um grande número de lojas e serviços são executados por alemães e as informações são muitas vezes dadas em alemão.

A atividade do porto de pesca permanece, mas no estado residual: a maioria da população trabalha em instalações turísticas da estação; muitas dessas pessoas têm chegado recentemente em Morro del Jable a partir de outras zonas da ilha, a Espanha continental ou mesmo a América do Sul.

Estância balnear mais ao sul da Fuerteventura, Morro Jable tornou-se o segundo centro turístico da ilha depois de Corralejo, que fica em frente no norte da ilha. Turismo que se apoderou de Morro Jable - como todo o sul da Fuerteventura - é um turismo de massa e da estância de Morro del Jable não tem muito charme.

A cidade de Morro del Jable faz parte do município de Pájara, mas Morro Jable é agora sete vezes mais populosa que a capital.

EtimologiaEtimologia e toponímia
Morro del Jable significa algo como «o cabo da pozolana». Literalmente, a palavra «morro» significa «nariz», «boca» como «mora» em provençal, «mouro» em auvernês, ou «morro», em catalão; ao sentido figurado, é um promontório no mar, uma capa ou uma dica. A palavra «jable» é usado para as Canárias para designar o cascalho vulcânico com que certas culturas são cobertas para conservar a humidade do solo; é um tipo de pozolana.

Anteriormente Morro del Jable foi nomeado Puerto de la la Cebada («o porto da cevada»).

LocalizaçãoLocalização

A antiga aldeia piscatória de Morro del Jable está localizado na costa sul da quase ilha de Jandía, na foz do Barranco de las Damas («o barranco das senhoras»). A estância balnear tem desenvolvida a leste da cidade velha, em torno da Punta del Mattoral («a ponta do mato»), onde o farol mais meridional localizado ilha de Fuerteventura.

A estância balnear é desenvolvida a partir da década de 1970, mas até 1982 só havia uma estrada de terra para chegar a Morro Jable. De 1982 - depois de público considerável trabalha para atravessar as ravinas da costa - a estrada da costa de quatro pistas FV-2 atingiram Morro Jable; Este evento acelerou o desenvolvimento da estância balnear.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Morro Jable visto do oeste da península de Jandía. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Morro del Jable fica a 90 km da capital da ilha, Puerto del Rosario, e 85 km do aeroporto internacional de Fuerteventura (Aeropuerto del Mattoral). A partir do aeroporto agora só leva uma hora e meia para chegar Morro del Jable no automóvel pela estrada FV-2.

A outra estância balnear na península de Jandía, Costa Calma, é de 23 km a nordeste de Morro Jable; Gran Tarajal 51 km.

Do Morro del Jable um caminho de terra batida conduz a Punta de Jandía, no extremo oeste da ilha de Fuerteventura; um ramo leva à aldeia de Cofete, na costa noroeste da península de Jandía. É melhor ter um veículo todo o terreno para emprestar essas faixas.

A norte da vila ergue-se uma média montanha - vulcânica - que chegou ao Pico de la Zarza (807 m), também conhecido como o Pico de Jandía, o pico mais alto de Fuerteventura.

VisitasVisitas

Estância balnearA estância balnear de Morro del Jable
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Mapa da estância. Clicar para ampliar a imagem.A velha aldeia de pescadores de Morro Jable é construído entre duas colinas rochosas que se erguem sobre o Oceano Atlântico, no vale Barranco de las Damas («o barranco das damas»); na colina do oeste é a igreja de Nossa Senhora do Carmo.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O Barranco de Las Damas (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Na foz do rio - que é chamado de Barranco del Ciervo («o barranco do cervo») mais a montante - era o antigo porto de pesca; a área da boca se encheu-se para criar a praia artificial de Playa de la Cebada («a praia da cevada»).

Este antigo bairro dos pescadores é a única parte autêntica de Morro del Jable; você ainda pode encontrar alguns bons restaurantes de peixe. Na Praça dos Pescadores (Plaza Pescadores) - a antiga praça central de Morro Jable, onde o ônibus está localizado - um grupo de esculturas chamada «Homenaje a los Pescadores» («o homenagem aos pescadores») recorda a importância que uma vez que este sector na economia da cidade.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Escultura homenagem aos pescadores (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Este é um trabalho criado em 2007 pelo escultor Rafael Gómez González; para estas estátuas de bronze, maior que a vida, o escultor escolheu como modelos de três pescadores com fortes rostos expressivos. Os números são representativos de três gerações de pescadores. Sobre a Praça dos Pescadores, o terraço do pitoresco bar Plaza é um local de encontro da população local. Na parte de trás da Plaza de los Pescadores é um lindo jardim.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. A aldeia (autor Defisch). Clicar para ampliar a imagem.Com o tempo a cidade se expandiu para além das duas colinas a leste e oeste do vale. Atrás da colina oeste foi construído o novo porto de Morro del Jable a 1980.

Para o leste da antiga aldeia, na Avenida Tomás Grau Gurrea foi construído primeiro clube de férias, o Robinson Club e os primeiros hotéis na década de 1980. A Avenida Tomás Grau Gurrea é um agradável passeio pedestre, forrado com buganvílias ao longo da Playa de la Cebada.

Mais a leste, ao longo da Avenida del Saladar, atrás da área protegida de Saladar de Jandía - uma outra zona do hotel tem desenvolvido, chamado Solana Mattoral cujas ruas íngremes subir a primeira cadeia de montanhas de Jandía.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Apartamentos do Palm Garden (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Os apartamentos de férias do Palm Garden (autor Tony Hisgett). Clicar para ampliar a imagem.A Avenida del Saladar é o nome da estrada costeira FV-2 no interior de Morro del Jable: É um grande eixo de via dupla, forrada com centros comerciais, casas de férias e complexos desproporcionais muito maior os primeiros edifícios e desfiguram a paisagem; alguns moradores têm de atravessar esta estrada, depois de atravessar a área protegida de pré salgado por pontes longas, para chegar à praia.

Sempre ampliando ainda mais a leste além do farol (Faro de Morro Jable), desenvolvimento de Morro del Jable abrangeu a cidade de Jandía e a sua praia de Jandía Playa, onde outro clube feriado celebra a Aldiana Club.

IgrejaA igreja de Nossa Senhora do Carmo (Iglesia de Nuestra Señora la Virgen del Carmen)CapelaCapela de São Miguel (Ermita de San Miguel)
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O campanário da igreja de Nossa Senhora do Carmo (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A igreja paroquial de Nossa Senhora do Carmo é uma construção moderna, que é especialmente notável por sua torre do sino. A tradição conta que o sino foi trazida para Morro del Jable pelas correntes oceânicas dentro de uma boia. Acredita-se que esta boia foi transportado pela Gulf Stream do Cabo Hatteras, na Carolina do Norte, na costa leste dos Estados Unidos. Na verdade, nesta região clima muito húmido, os faróis foram ineficazes devido ao nevoeiro frequente que cobria o oceano, e marinha inventado bóias equipadas com um sino para sinalizar o recife de coral que causou muitos naufrágios. Este é um daqueles boias que teria quebrado sua amarração e derivou para ter Morro del Jable a boia de sino, agitado pelas ondas, mantidos acordados os moradores durante a noite.

A Virgen del Carmen é venerada por pescadores e é objeto de uma peregrinação a cada julho 16; sua imagem é transportada por barco, acompanhado por música e populares canções.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Capela de São Miguel (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.
PântanoO prado salgado de Jandía (Saladar de Jandía)
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O Saladar de Jandía (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. Passarela do Saladar de Jandía (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O Saladar de Jandía é uma área de vegetação - várias centenas de metros de comprimento, mas apenas 115 hectares - na parte de trás da praia Mattoral, que é periodicamente inundado pelas águas do oceano durante grande marés equinociais; esses sausuires são povoadas por espécies de plantas tolerantes ao sal pode suportar a alta concentração de sal, como a barrilha real (Suaeda vera) (matomoro), a barrilha vermiculada (Salsola vermiculata) (brusquilla), samphire com orelhas grandes (Arthrocnemum macrostachyum) (salado), a uva do mar (Zygophyllum fontanesii) (uvilla de mar) ou a launea árvore (Launaea arborescens) (aulaga). Esta área também é um local de nidificação para aves como a abetarda houbara das Canárias (Chlamydotis undulata) e aves marinhas.

Este ecossistema altamente ameaçadas - localizado em uma movimentada praias da zona - é tão frágil que mesmo o tráfego de pedestres possa danificar; por isso que o Saladar de Jandía foi declarada uma área protegida em 1994; toneladas de resíduos foram removidos desde então e passarelas permitem agora atravessar a saladar sem danos ao meio ambiente natural.

PraiaAs praias de Morro del Jable
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O oeste da praia do Mattoral (autor Wollex). Clicar para ampliar a imagem.As praias de Morro del Jable trecho de 4 km a leste da aldeia. A primeira praia é a Playa de la Cebada («a praia da cevada»), que é uma praia artificial, perto o suficiente, definido na foz do Barranco de las Damas; nesta praia lugar - a cada ano em agosto -uma semana cultural. Esta praia, em vez de família, é limitado por uma avenida alinhada com cafés e restaurantes, que leva para a próxima faixa.

A Playa de la Cebada é seguido por uma praia mais amplo, Playa del Mattoral («a praia do matagal»), localizado na frente da área de arbustos espinhosos de Saladar de Jandía. A Playa del Mattoral é uma praia bem equipada (espreguiçadeiras e guarda-sóis para uma taxa, restaurantes, bares, lojas, atividades aquáticas e de água nas proximidades) e muito lotado. A Playa del Mattoral é - em parte - uma praia de nudismo. Mais a leste é a praia de Jandía Playa.

Para encontrar praias selvagens deve afastar-se de Morro del Jable para leste ou para oeste; oeste perto Puertito de la Cruz é uma praia de areia branca de 300 metros de comprimento, a praia de nudismo de Morro de Potala.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O oeste da praia do Mattoral (autor Yoshi). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O farol de Morro Jable (autor Dirk Vorderstrasse). Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. A praia do Mattoral (autor Michael Sander). Clicar para ampliar a imagem.
PortoO novo porto de Morro del Jable (Puerto de Morro Jable)
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O porto da balsa. Clicar para ampliar a imagem.O novo porto de Morro Jable, construído na década de 1980, o limite oeste da aldeia, a 3 km do centro da cidade por estrada. O passeio vale a pena, especialmente na parte da tarde para 14 horas quando os pescadores desembarcar as suas capturas. No átrio moderna da cooperativa de pesca (Cofradía de Pescadores), os peixes são esvaziados e vendidos para hotéis e restaurantes. Os indivíduos também podem obter abastecimento de peixe fresco na Pescadera (segunda a sábado, das 8 horas às 13 horas).

A grande cais no porto exterior é reservada para transbordadores que fazem a ligação ao Gran Canária e Tenerife. barcos de cruzeiro e pescadores iates estão ancorados ao cais na parte ocidental do porto; corredor muito peixe que separa Fuerteventura a partir da costa de Marrocos atrai uma pesca de alto-mar. Alguns velejadores locais amarrar ocasionalmente em Morro del Jable, mas uma marina está prevista, a «Marina Jandía».

Na área do porto é também um centro de criação jovens tartarugas-cabeçudas (Caretta caretta) (tortuga boba), o Sodabe Turtle Reserve. Este projecto visa reintroduzir esta espécie de tartaruga que desapareceu Canárias por mais de um século. ovos de tartaruga são trazidos das ilhas de Cabo Verde e colocados em ninhos artificiais; Após a eclosão, as tartarugas jovens crescem em tanques de água salgada até que eles são grandes o suficiente para ser lançado - marcado com uma microplaqueta - no Oceano Atlântico, especialmente nas praias de Cofete sobre na costa noroeste da península de Jandía; quando eles se tornam tartarugas adultas retornar ao ninho nestas praias. O centro de reprodução pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 10 horas às 13 horas; entrada gratuita; telefone: 00 34 630 250 381.

CaboA ponta e o farol de Jandía (Punta y Faro de Jandía)
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. A ponta de Jandía. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A estrada costeira FV-2 termina em Morro del Jable e você tem que tomar uma pista de terra sobre a quinze quilómetros de comprimento para chegar à ponta sudoeste da ilha de Fuerteventura, a Punta de Jandía e seu farol. Apenas os dois primeiros quilómetros são pavimentadas; a pista está em mau estado, furos de pneus não são incomuns, e é melhor ter um veículo todo-o-terreno ou de carro em baixa velocidade (permitir que pelo menos 2 horas para o ida e volta).

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O povoado de Puertito de la Cruz (autor Dirk Vorderstraße). Clicar para ampliar a imagem.Cerca de 7 km depois de Morro del Jable, uma junção à direita leva à aldeia de Cofete e enormes praias desertas. Dois quilómetros antes de chegar ao farol, você passa perto de uma pequena aldeia piscatória, Puertito de la Cruz, que percebe a torre de vento que alimenta o povoado eletricidade. Este é um aglomerado de casas degradadas e caravanas onde poucas pessoas chegaram a se refugiar quando o turismo começou a invadir o Morro del Jable. Puertito de la Cruz, com a sua pequena praia, é agora o lugar de segundas residências de alguns dos moradores de Morro Jable. Na praia são duas tabernas, onde poderá provar a especialidade local, um ensopado de peixe.

A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O farol de Jandía. Clicar para ampliar a imagem.Então chegamos ao extremo sudoeste da ilha, onde um farol com vista para a bela costa rochosa, Faro de Jandía (para não ser confundido com o farol da praia de Jandía, o carro-chefe do Morro Jable ou Mattoral). Um pouco mais ao norte é a Ponta do Tigre (Punta del Tigre). A ponta de Jandía separa as praias «pelo vento» (Playas de Barlovento) e as praias «sob o vento» (Playas de Sotavento). Perto da ponta do Jandía, você pode nadar em várias praias inacessíveis, mas preservadas do turismo de massa.

No tempo quente, você pode apreciar, a partir do farol, uma vista da ilha de Gran Canária - localizado a 90 km a oeste -, bem como o pico mais alto de toda a Espanha, o pico do Teide, 210 km, o que equivale a 3718 m de altitude no centro da ilha de Tenerife.

Informações práticasInformações práticas

Serviço de TurismoServiço de TurismoHospitalO centro de saúdeFarmáciaFarmácias
O Posto de Turismo de Morro del Jable está localizado na cave (local 81b) do Centro Comercial Cosmo, Avenida El Saladar.

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15 horas.

Telefone: 00 34 928 540 776

Endereço: ao norte da cidade velha, Barranco del Ciervo, s/n

Telefone: 00 34 928 118 715

Uma farmácia na Calle Manuel Velázquez Cabrera e outra no Centro Comercial Cosmo.
PolíciaA polícia localGendarmeriaGendarmeriaCorreioA estação de correios
Endereço: Calle Nuestra Señora del Carmen.

Telefone: 00 34 928 541 022

A Guardia Civil está na Avenida de Jandía.Endereço: na esquina da Calle Las Gambuesas e Calle Buenavista.

Horário: de segunda-feira a sexta-feira, das 8 horas 30 às 14 horas 30; sábado, das 9 horas 30 às 13 horas.

AutocarroTransportes rodoviários
A linha número 1 conecta Puerto del Rosario para Morro del Jable: entre as 5 horas 45 (dias úteis) e as 22 horas 30 (cerca de 10 €, 2 horas de distância, pelo menos 12 vezes por dia).

Cronograma e fare informações sobre: www.tiadhe.com/rutas/01.htm

A linha número 10 liga Puerto del Rosario para Morro del Jable via do aeroporto e Pozo Negro entre as 9 horas (dias úteis) e as 18 horas (aproximadamente € 9,70, 1 horas 45 passeio, 3 vezes ao dia).

Cronograma e tarifas informações sobre: www.tiadhe.com/rutas/10.htm

A linha número 4 conecta Pájara para Morro del Jable uma vez por dia (começando às 6 horas 30, 5,6 €).

Cronograma e tarifas informações sobre: www.tiadhe.com/rutas/04.htm

A linha número 5 conecta Costa Calma para Morro del Jable entre as 8 horas 30 e as 15 horas 30 (2,70 €, 40 caminho mm, 7 vezes por dia).

Cronograma e tarifas informações sobre: www.tiadhe.com/rutas/05.htm

A linha número 25 liga La Lajita (Oasis Parque) em Morro del Jable (3,20 €).

Cronograma e tarifas informações sobre: www.tiadhe.com/rutas/25.htm

TáxiTáxiEstacionamentoEstacionamento
Para chamar um táxi, disque 00 34 928 541 257.

Permitir que cerca de € 75 para uma viagem entre o aeroporto e o Morro del Jable.

Amplo estacionamento gratuito ao lado do posto de turismo no Centro Comercial Cosmo.
TransbordadorTransbordadores da empresa Naviera ArmasTransbordadorTransbordadores da empresa Fred Olsen
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura. O porto da balsa. Clicar para ampliar a imagem.Serviço diário de Morro del Jable para Las Palmas de Gran Canaria.

Cruzando tempo: 2 horas 30.

Serviço semanal Morro del Jable - Santa Cruz de Tenerife.

Cruzando tempo: 6 horas 30.

Desde agosto de 2012, Fred Olsen companhia de navegação garante uma conexão rápida com o catamaran «Bonanza Express» entre Morro del Jable e Las Palmas de Gran Canaria. Correspondência com outras ilhas de Las Palmas.

Pelo menos duas ligações diárias.

Duração da travessia: 2 horas.

Preço: 130 € para um carro e duas pessoas.

Sítio na Tela: www.fredolsen.es

MeteorologiaMeteorologia e previsões
WindsurfWindsurfMergulhoMergulhoExcursão em marExcursões mar
Vacation Club Robinson

Introdução ao windsurf: curso de 12 horas em 3 ou 4 dias; € 159

Telefone: 00 34 928 168 000

Informações sobre o sítio: www.robinson.com

Ocean World

Na praia de Esquinzo, 10 km a leste de Morro del Jable.

Telefone: 00 34 928 541 418

Sítio na Tela: www.tauchen-fuerteventura.com

Vacation Club Magic Life

Endereço: Hotel Occidental Grand Fuerteventura, Avenida de los Pueblos 1, Esquinzo.

Abra de maio a outubro.

Introdução ao Oceano Dive: 400 €.

Telefone: 00 34 928 873 600

Sítio na Tela: www.magiclife.com

Gran Azul Fuerteventura

Passeios de mar em um catamarã subaquática «Subcat Balea» a partir do porto de Morro del Jable.

Endereço: Avenida del Saladar, 1; local 36

Telefone: 00 34 928 166 392

HotelHotéis
Morro del Jable tem 16.000 leitos de hotel ou apartamento, desde o mais modesto para luxo.

A mais luxuoso: o Riu Palace em Playa de Jandía; Telefone: 00 34 928 540 370; sítio na Tela: www.riu.com

RestauranteRestaurant La LajaRestauranteRestaurante Posada San Borondón IIRestauranteRestaurante Piccola Italia
Restaurante de peixe e marisco é na cidade velha, no início da avenida (Avenida Tomás Grau Gurrea s/n).

Aberto todos os dias, das 12 horas às 22 horas 30.

Com menos de € 15 para um prato de peixe com acompanhamento.

Telefone: 00 34 928 542 054

Cozinha espanhola.

Plaza Cirilo López s/n.

Aberto de 18 horas às 2 horas.

Menos de 16 € para um prato.

Telefone: 00 34 928 541 428

Boa cozinha italiana e mediterrânica.

Calle Nuestra Señora del Carmen, 39

Aberto de quarta-feira a segunda-feira, das 13 horas às 16 horas e das 19 horas às 24 horas.

Telefone: 00 34 928 541 258

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > Pájara > Morro del Jable
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O parque natural de Jandía em Fuerteventura
A aldeia e o monumento natural de Ajuy em Fuerteventura
A aldeia de La Lajita e o Oasis Park em Fuerteventura
A aldeia de Costa Calma em Fuerteventura
A aldeia de Morro del Jable em Fuerteventura
A aldeia de Cofete e a villa Wintero em Fuerteventura
A aldeia de La Pared em Fuerteventura
A aldeia de Cardón em Fuerteventura
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.