El Cardón é uma pequena vila a sudoeste da ilha de Fuerteventura, que tem um pouco mais de uma centena de pessoas. A vila faz parte do município de Pájara.
Perto da aldeia é o Monumento Natural da Montaña del Cardón.
Desde Pájara a estrada FV-605 em direção à aldeia de La Pared; a meio caminho - cerca de 12 km - a estrada FV-618 tomar a esquerda em direção a El Cardón, 5 km.
500 m antes de ligar o FV-618 pode parar no pescoço da área de estacionamento do Degollada del Viento; uma estrada de terra leva em 5 minutos com uma torre de alvenaria de semi-enterrados - construídas sobre o modelo de «casas hondas» aborígenes das Canárias. Desse ponto de vista você pode ver, para o oeste, Jable de Vigocho e acesso à zona militar proibida (Intervalo: presença de engenhos explosivos não detonados); para o sudoeste, você pode ver a paisagem de dunas do istmo de La Pared; norte montanhas de cor ocre do Parque Rural de Betancuria.
Com 691 metros, a montanha de Cardón é a montanha mais alta do município de Pájara, com o terreno íngreme e esculpida pela erosão. Os aborígenes da ilha da montanha chamada Tacojayra.
É possível subir até o topo do Cardón tomando um caminho que vai direto para a estrada FV-618, pouco antes de chegar à aldeia, perto estufas abandonadas. Este caminho leva primeiro à capela de Nossa Senhora da Tanquito (Nuestra Señora del Tanquito), onde uma peregrinação em honra da Virgen del Tanquito realizada anualmente na primeira semana de junho. É uma peregrinação popular onde uma efígie da Virgem é transportada em suas costas e, em seguida, colocado em uma caverna; segue uma festa popular e uma refeição de carne grelhada. Depois da caverna, uma trilha sem marcação depois sobe para o topo da Cardón.
Ao longo do caminho você pode ver nas encostas da montanha, um arbusto endémico a Fuerteventura e Lanzarote, chamado localmente jorjado (Asteriscus intermedius), bastante semelhantes a jorado (Asteriscus sericeus).
O final da subida é muito difícil, mas o topo da Cardón oferece uma bela vista do sudoeste de Fuerteventura, incluindo o Monumento Natural dos Coralles de Las Hermosas, no istmo de La Pared e península Jandía.