AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geralEtimologiaEtimologia e toponímia
Gran Tarajal é uma cidade portuária na costa sudoeste da ilha de Fuerteventura; seu porto comercial tem sido o primeiro porto da ilha para a exportação da produção agrícola no sul da ilha. Gran Tarajal é a terceira localidade de Fuerteventura pelo tamanho de sua população (7300 habitantes), depois da capital, Puerto del Rosario e Corralejo. é muito lotado, como a capital do município a que pertence, Tuineje.

Gran Tarajal não é uma cidade turística, apesar de sua praia de areia morena, mas o turista pode encontrar alguma autêntica desconhecido das Canárias nas estâncias turísticas da quase ilha de Jandía, Costa Calma e Morro del Jable. Uma grande parte da população de Gran Tarajal a trabalhar na indústria do turismo destas estações, na agricultura ou na pesca.

A pequena cidade é especialmente um importante centro económico e um centro de serviço muito útil para a população indígena do sul da ilha: agência de correios, delegacia de polícia, escritórios de administração, lojas, escolas, campos desportivos e até mesmo uma arena luta canária (lucha canaria).

A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. Tamariz das Canárias (Tamarix canariensis) (autor Xemenendura). Clicar para ampliar a imagem.Gran Tarajal significa «o grande tamariz». A cidade deve o seu nome à grande população do tamariz das Canárias (Tamarix canariensis), que ocuparam o vale de Gran Tarajal. O tamariz das Canárias é nomeado tarajal, taraje ou taray de Canarias em espanhol.

Esta árvore cresce em solos salinos costeiros ou no fundo de ravinas, muitas vezes misturada com palmeiras. Seu tronco pode atingir 2,50 metros de circunferência. Sua população estimada em Gran Tarajal é ameaçada pelo desenvolvimento urbano.

LocalizaçãoLocalização

A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. Punta del Camellito (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Gran Tarajal está localizado na foz do Río de Gran Tarajal, que é quase sempre seca, mas cujas águas derramado ao longo dos séculos, areia vulcânica que formam a praia de cor castanho-acinzentado, que fica no sopé a aldeia. A cidade expandiu-se no vale do rio entre duas vulcânica cume (cuchillos) baixa altura (200 m para 500 m). Um desses picos avermelhados formar o recurso pano de fundo de Gran Tarajal por sua silhueta do camelo com duas corcovas, a Punta del Camellito, a leste

A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. O vale e a aldeia (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A montante da aldeia um palmital cobre o fundo do vale; vemos à esquerda quando chegar à Gran Tajaral. Este plantio foi realizado há décadas para proteger os solos áridos contra a erosão eólica.

De Puerto del Rosario, chegamos a Gran Tarajal, tomando a estrada costeira FV-2 em direção a Morro del Jable; depois de 30 km, em uma grande rotunda, vire à esquerda na pequena estrada FV-4 conduzindo a Gran Tarajal em 3,5 km. Desde Antigua e Tuineje, tomar, no sul, a estrada FV-20 que conduz à mesma rotunda. Antes de chegar em Gran Tarajal, uma estrada à esquerda leva à pequena estância balnear Las Playitas, 4 km.

VisitasVisitas

IgrejaA igreja de Nossa Senhora da Candelária (Iglesia de Nuestra Señora de la Candelaria)
A igreja paroquial de Nossa Senhora da Candelária foi construído em 1900 com financiamento da Fundação Matías López, um emigrante das Canárias voltou de Cuba. Naquela época Gran Tarajal foi pouco povoada e estava vestindo apenas a capital do município, Tuineje. Matías López investe sua fortuna acumulada em Cuba no desenvolvimento de Gran Tarajal, especialmente na expansão do seu porto.

A igreja está localizada na Plaza de la Candelaria, um lugar que é um lugar de encontro favorito dos habitantes de Gran Tarajal na hora da sesta. A praça é decorada com um sombreado e adornado com uma bela fonte representando seis cavalos-marinhos pedra.

Festa de «Nossa Senhora da Candelária», em 2 de fevereiro.

PortoO porto de Gran TarajalPraiaA praia Gran Tarajal
A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. O porto (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.Devido à sua localização geográfica e do seu porto comercial, Gran Tarajal foi longa a área central para a importação e exportação de mercadorias, especialmente na parte sul da ilha. Os produtos mais importantes são os peixes, queijos e produtos agrícolas, incluindo os tomates destinados a países europeus. A maioria destes produtos estão agora enviado de Puerto del Rosario, ou mesmo por via aérea do aeroporto de Fuerteventura. No entanto, o armazenamento e embalagem de tomates colhidos no sul da ilha foram mantidas em Gran Tarajal; tomates são então enviados por caminhão para Puerto del Rosario.

Desde o porto comercial, linhas de transbordadores da empresa Naviera Armas assegurada ligações com Las Palmas de Gran Canaria e Tenerife; estes títulos estão agora presos. Por estas razões, o porto comercial de Gran Tarajal agora parece desproporcionada em relação à importância do tráfego.

O porto de pesca ainda abriga alguns barcos; a nova marina (puerto deportivo) desenvolvido e todos os anos, em setembro, o campeonato no mar, «La Pesca de Altura».

A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. A praia e o porto. Clicar para ampliar a imagem.Gran Tarajal tem uma praia de areia fina de cor cinzento-morena, com um comprimento de 500 metros e uma largura máxima de 100 m; Esta praia é protegida pelo cais, localizado a oeste da praia: as águas são relativamente calmo e propício para a prática de vários desportos aquáticos. Praia Gran Tarajal não pode competir com as longas praias douradas da quase ilha de Jandía: é especialmente lotado no verão pelos habitantes da ilha.

A praia é cercada por uma avenida em frente ao mar, a Avenida Paco Hierro, em que há muitos cafés e restaurantes com esplanadas.

FornoOs fornos de cal (Hornos de Cal)QueijeiraA queijaria canária (Queseria Maxorata)
A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura. Um forno de cal (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O forno de cal de Gran Tarajal é uma das maiores da ilha; que foi construído em 1953 num momento em que a indústria de cal começou a declinar.

O uso de cal em Fuerteventura remonta pelo menos ao século XVII, mas no final do século XIX e início do século XX que muitos fornos de cal foram construídos. Estes fornos estavam queimando a pedra calcária, a matéria-prima para a produção de cal. Cal virgem era uma vez um importante produto de exportação.

Existem dois tipos de fornos: fornos «domésticos», que foram de forma cónica e foram construídas de pedra unidas com argila; eles produziram de forma intermitente e usado arbustos como combustível; fornos «industriais», construídas de alvenaria, que é encontrado em diferentes formas (quadrado, cilíndrico, retangular, e assim por diante). Estes fornos produzem dois tipos de cal, um tipo que adequados para uso com argamassa de pedras jointer, e outro tipo, mais fino, usado para branquear.

O centro de produção Queseria Maxorata está na estrada FV-20 entre Tuineje e Gran Tarajal, 5,5 km ao norte de Gran Tarajal. Na junção rotunda da estrada FV-2 e da estrada FV-20, pegue a primeira saída para Tuineje; o queijo é na área industrial de Llanos de la Higuera.

No queijo que você pode comprar em vendas diretas, queijo de cabra da ilha, o Queso majorero em quatro estádios diferentes de maturidade, como o queijo semi-mole (semi curado) que podem ter sido enrolado em paprika pó ou farinha gofio. O leiteiro também produz queijos de leite cru.

Endereço: Carretera FV-20 Tuineje - Gran Tarajal, km 39,7.

Telefone: 00 34 928 870 890

Horário: de segunda a sábado, das 9 horas às 16 horas.

Sítio na Tela: www.maxorata.es

E-mail: fabrica@maxorata.es

Informações práticasInformações práticas

Serviço de TurismoServiço de Turismo
Endereço: quiosque de informações no passeio marítimo, Avenida Paco Hierro.

Telefone: 00 34 669 162 723

Sítio na Tela: www.tuineje.es

Horário: de segunda a sexta, das 10 horas às 14 horas; sábado das 10 horas às 13 horas.

MeteorologiaMeteorologia e previsões
AutocarroLinhas de autocarroTáxiTáxi
A estação de ônibus está localizado na Plaza de la Candelaria.

A linha número 1 conecta Puerto del Rosario para Morro del Jable, através de Antigua, Gran Tarajal e Costa Calma, a cada 30 ou 60 minutos.

Horários sobre o sítio: www.tiadhe.com/rutas/01.htm

A linha número 10 liga Puerto del Rosario para Morro del Jable via Gran Tarajal, quatro vezes por dia.

Horários sobre o sítio: www.tiadhe.com/rutas/10.htm

A linha número 12 liga Las Playitas em Gran Tarajal, doze vezes por dia, a cada 30 ou 60 minutos.

Horários sobre o sítio: www.tiadhe.com/rutas/12.htm

A linha número 16 liga Puerto del Rosario em Gran Tarajal, via Tuineje e Antigua, quatro vezes por dia.

Horários sobre o sítio: www.tiadhe.com/rutas/16.htm

A linha número 18 liga Pájara a Gran Tarajal, duas a quatro vezes por dia.

Horários sobre o sítio: www.tiadhe.com/rutas/18.htm

Paragem de táxi:

Endereço: Calle Juan Carlos I (perto da igreja).

Telefone: 00 34 928 870 059

Radio taxi Tarajal:

Telefone: 00 34 928 870 737

Pesca desportivaPesca desportiva
O Pescas Championship International Open oceânico (Open Internacional de Pesca de Altura) tem lugar em Gran Tarajal desde 1992; a razão é a abundância de marlin azul nestas águas. A competição ocorre ao longo de vários dias no início de setembro a meados de setembro. Cento e iates a motor de todas as ilhas Canárias participar.

Telefone: 00 34 928 165 278

Sítio na Tela: www.pescadealtura-grantarajal.com

HotelHostal TamonanteRestauranteRestaurante La CofradíaRestauranteRestaurante Faro La Entallada
Opções de acomodação em Gran Tarajal são raros; o principal deles é o Hostal Tamonante, um pequeno hotel, 6 quartos com varanda e chuveiro, localizado a 3 minutos da praia. Hotel muito simples, mas moderno e barato.

Endereço: Calle Juan Carlos I, 17, uma rua paralela à praia, o que deixa a partir da Plaza de la Candelaria.

Telefone: 00 34 928 162 472; telefone móvel: 00 34 607 774 976

Preços: quarto individual: 20 €; Quarto Duplo: cerca de 28 €.

Sítio na Tela: www.tamonantefuerteventura.com

Restaurante de peixe fresco, incluindo o salmonete (salmonetes) e peixe (viejas), gerido pela cooperativa de pesca.

Endereço: no início do cais do porto (muelle portuario).

Telefone: 00 34 928 162 074

Horário: de quinta-feira para terça-feira, das 8 horas 30 àa 22 horas 30.

Prato principal cerca de 10 €.

Bom restaurante de peixe.

Endereço: molhe da marina (muelle deportivo).

Telefone: 00 34 662 643 721

Horário: todos os dias, das 6 horas às 22 horas 30.

Prato principal cerca de 12 €.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Fuerteventura > Tuineje > Gran Tarajal
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia e o moinho de Tiscamanita em Fuerteventura
A aldeia de Las Playitas eo farol de La Entallada em Fuerteventura
A aldeia de Gran Tarajal em Fuerteventura
A aldeia de Tarajalejo em Fuerteventura
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Fuerteventura
A cidade de La Oliva em Fuerteventura
A cidade de Puerto del Rosario em Fuerteventura
A cidade de Antigua em Fuerteventura
A cidade de Tuineje em Fuerteventura
A cidade de Pájara em Fuerteventura
A cidade de Betancuria em Fuerteventura
A flora e a fauna da ilha de Fuerteventura
A ilha de Fuerteventura - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.