AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O parque nacional do Teide em Tenerife

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
O parque nacional do Teide em Tenerife. Mapa do parque. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Los Roques de García. Clicar para ampliar a imagem.O Parque Nacional de Teide é o maior e mais antigo dos parques das ilhas Canárias. Sua paisagem gira em torno do maior vulcão na Espanha: o pico de Teide, que teve a última erupção em 1798. O pico do Teide sobe para 3718 metros acima do nível do mar; é cercado por um majestoso caldeira 17 km de diâmetro e 2.000 metros, Las Cañadas. Este circo é na verdade formado por duas caldeiras meio separado dos outros pelo Roques de García.

A natureza vulcânica do site é o grande símbolo de Tenerife. Ele oferece uma vista magnífica com sua floresta de pinheiros das Canárias e desérticas paisagens formadas pela passagem de lava de um estilo lunar para um estilo caótico em um instante. Os cones vulcânicos e fluxos de lava formam um conjunto fabuloso de cores e formas, que hospeda uma flora diversificada e um grande ponto de vista biológico.

Em 1954, o Parque Nacional do Teide é inaugurada para proteger uma paisagem extraordinária, um valor ecológico único, que se estende em torno do vulcão titânica. O Parque Nacional de Teide, declarado Património Natural da Humanidade pela UNESCO é o parque mais visitado em Espanha.

Área: 18.990 hectares.

EtimologiaEtimologia e toponímia
A etimologia da palavra Teide (pronuncia-se «té-i-dé») vem da palavra Guanche «echeide», que significa «inferno». Para os aborígenes do ambiente vulcão de Tenerife foi efeito tabu.

LocalizaçãoLocalização

O parque nacional do Teide em Tenerife. Teide (autor Serviço de Turismo das Canárias). Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Vulcão estrombolianoPico del Teide
O parque nacional do Teide em Tenerife. O pico do Teide visto a partir da ilha de La Gomera. Clicar para ampliar a imagem.Em sua viagem nas quatro principais ilhas dos mares da África, Jean-Baptiste Bory de Saint-Vincent escreveu sobre o que ele chama de pico a pico de Tenerife que é «uma das mais belas montanhas o mundo».

A primeira ascensão foi feita em 1582 por sir Edmond Scory.

O parque nacional do Teide em Tenerife. O pico do Teide visto da estrada de Izana. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. O Pico del Teide visto a partir do jardim botânico. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. O Pico del Teide visto a partir do jardim botânico. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. O pico do Teide coberto de neve. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. O Pico del Teide visto de Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Pico del Teide visto de las Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Pico do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Cimeira do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Pico do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. O Pico do Teide visto da estrada para Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Cimeira do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Cimeira do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Cimeira do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Cimeira do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Formação de calcário no topo do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Formação de calcário no topo do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Rocha erodida. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. As rochas vulcânicas em cima do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. La Guancha vista do Pico del Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. A costa oeste vista do Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Cinza vulcânica no topo do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
Vulcão estrombolianoPico Viejo
O Pico Viejo (3134 m) teve sua última erupção em 1706.
O parque nacional do Teide em Tenerife. O Pico Viejo visto do Pico do Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. As narinas do Teide vistas da estrada para Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Vulcão estrombolianoLas Cañadas del Teide
O parque nacional do Teide em Tenerife. Las Cañadas del Teide. Clicar para ampliar a imagem.O circo de Las Cañadas é um espetacular cone vulcânico desabou subindo para mais de 2000 metros acima do nível do mar e dominada por norte o pico do Teide (3718 m).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Caldera vista do teleférico. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Caldera vista do teleférico. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. O oeste da caldeira visto a partir do teleférico. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Caldeira vista do Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Caldeira vista do Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Vista da Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. O oeste da caldeira vista do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. O oeste da caldeira vista do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
MiradouroMirador de San José
O parque nacional do Teide em Tenerife. Vista do Mirador de San Jose. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Vista do Mirador de San Jose. Clicar para ampliar a imagem.
Minas de San José
O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Duna de areia verde. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Minas de San José. Clicar para ampliar a imagem.
MontanhaMontaña Blanca
O parque nacional do Teide em Tenerife. Obsidiana, Montaña Blanca. Clicar para ampliar a imagem.
MiradouroMirador del Tabonal Negro
O parque nacional do Teide em Tenerife. Mirador del Tabonal Negro. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. O Tabonal Negro visto a partir do Mirador del Negro Tabonal. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
MontanhaMontaña de Guajara
La Montaña de Guajara enfrenta o Teide e sobe para 2,718 m.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Alto de Guajara visto do Miradouro de Tabonal negro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Alto de Guajara visto do Miradouro de Tabonal negro. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Alto de Guajara visto do Miradouro de Tabonal negro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Alto de Guajara visto do Miradouro de Tabonal negro. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
MontanhaMontaña de Roque
Um cume de lava rochas fora pela erosão e chamou Los Roques está no centro da caldeira.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Montaña de Roque. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Monte Teide. Clicar para ampliar a imagem.
RochaLos Roques de García
O parque nacional do Teide em Tenerife. Roque Cinchado. Clicar para ampliar a imagem.As rochas García, localizado no sopé do vulcão Teide, atingindo 120 metros de altura. É uma formação de rochas vulcânicas formas originais, de cor vermelha ou azul (devido à presença de cobre).

O parque nacional do Teide em Tenerife. Roques de García. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

RochaRoque de los Azulejos
Perto Los Roques de García são as rochas de Los Azulejos, assim chamado porque eles são cobertos com óxido de cobre para tons de azul e verde.
Vulcão estrombolianoLlano de Ucanca
A planície de Ucanca é uma extensão vulcânica de 300 hectares, com dimensões impressionantes, onde apenas o esquema de cores da lava e do silêncio prevalece.
Vulcão estrombolianoLos Corralles
O parque nacional do Teide em Tenerife. Fundição de 1798, Estrada de Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Fundição de 1798, Estrada de Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Areia vulcânica do Teide. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Fundição de 1798, Estrada de Boca Tauce. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Estrada de Boca Tauce através da fundição de 1798. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
ReceçãoO Centro dos Visitantes de El Portillo
TeleféricoA estação de teleférico
Um cabo leva em 8 minutos até um mirante localizado a 3500 m de altitude, onde pode desfrutar de um panorama absolutamente fabuloso. Em bom tempo, vemos os sete ilhas do arquipélago.

Hoje podemos chegar ao cume do vulcão através de um cabo cujo ponto de partida (2356 m) é construído na beira da estrada. Chegamos a plataforma de Chegada (3555 m) em 8 minutos.

O parque nacional do Teide em Tenerife. Estação de partida do teleférico. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Teleférico. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Teleférico. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Teleférico. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Estação de partida do teleférico. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Estação de chegada do teleférico. Clicar para ampliar a imagem.
ObservatórioO observatório de Izaña
O parque nacional do Teide em Tenerife. Observatório de Izana. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O observatório astronómico de Tenerife em Izaña é um lugar ideal para observar as estrelas; pesquisadores de todo o mundo estudar o universo devido ao clima excecional e condições ambientais do Parque Nacional de Teide.

O parque nacional do Teide em Tenerife. Observatório. Clicar para ampliar a imagem.

PasseioOs caminhos de passeio
Várias trilhas demarcadas permitir uma descoberta minuciosa de seus diferentes aspetos.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Partida do caminho número 7. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Chegada do caminho número 7. Clicar para ampliar a imagem.
O parque nacional do Teide em Tenerife. Trilhas até o cume do Monte Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque nacional do Teide em Tenerife. Chegada da pista de número 9. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O parque nacional do Teide em Tenerife. Acesso regulamentado até o cume do Pico do Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O mais bravo pode então subir as encostas a pé para chegar ao cume e descobrir uma sulfurosa cratera de 45 m de profundidade e 70 m de diâmetro. autorização especial é necessária para realizar os últimos 200 metros até o cume.

O parque nacional do Teide em Tenerife. O caminho para o cume do Monte Teide. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).

FloraA floraFaunaA fauna
O Teide lar de espécies únicas de plantas e animais do mundo. A principal atração do parque encontra-se acima de tudo na sua flora: 139 plantas superiores contadas, das quais 50 são endémicas das Ilhas Canárias.

A diversidade de plantas é surpreendente: vassoura do Teide (Spartocytisus supranubius), echium vermelho (Echium wildpretii), azul víbora (Echium auberianium), joias torre (Bencomia exstipulata), (Descurainia bourgaena), escabiosa das cimeiras (Pterocephalus lasiospermus), centáurea falsa alcachofra (Stemmacantha cynaroides) … a violeta do Teide (Viola cheiranthifolia), que tem a honra de ser a flor espanhola florescendo mais alto.

O parque nacional do Teide em Tenerife. Margarida do Teide (Argyranthemum teneriffae) no Monte Teide. Clicar para ampliar a imagem.Quanto à fauna, as espécies mais importantes no parque são os invertebrados. Mais de 700 espécies de insetos foram identificados, por exemplo, 50% são endémicas para a área.

Existem algumas espécies de répteis (como o lagarto tição (Gallotia galloti)) e aves (abutre do Egipto, gavião, francelho, papagaio vermelho).

Os mamíferos são escassos, com a exceção dos ovinos, coelhos e 5 espécies de morcegos.

Informações práticasInformações práticas

AutocarroLinhas de autocarros
Existem duas rotas de autocarros públicos: a linha 348, de Puerto de la Cruz, e a linha 342, a partir de Playa de las Américas.
HotelParador Cañadas del Teide
O parque nacional do Teide em Tenerife. Pico del Teide visto desde o Parador. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Edifício único que é erguido no Parque, o interior recria o ambiente de uma casa de montanha alta acolhedor tanto nos quartos comuns e quartos. A partir daqui pode-se contemplar impressionantes vistas panorâmicas de «Teide».

O Parador, localizado na cratera natural de «Las Cañadas del Teide» a mais de 2000 metros acima do nível do mar, convida a contemplar impressionantes vistas panorâmicas sobre o cume do Teide, a cratera de Chaorra e a Montaña Blanca.

RestauranteParador de Las Cañadas del Teide
O parque nacional do Teide em Tenerife. Salão do Parador de las Cañadas del Teide. Clicar para ampliar a imagem.O parque nacional do Teide em Tenerife. Salão do Parador de las Cañadas del Teide. Clicar para ampliar a imagem.O restaurante funciona perfeitamente e oferece uma maravilhosa vista panorâmica.

É um prazer para saborear os pratos da delicada e o original cozinha das Canárias no restaurante do Parador. Estes incluem, entre outros, o pot-au feu canário, coelho em salmorejo, e «papas arrugas y mojos» (pequenos batatas em molho).

Endereço: E-38300 La Orotava

Telefone: 00 34 922 386 415

Definir refeições 30 €.

Cozinha regional.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Tenerife > Interior de Tenerife > Parque Nacional do Teide
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O parque nacional do Teide em Tenerife
A cidade de Vilaflor em Tenerife
O parque natural da Corona Forestal em Tenerife
O parque natural de Tigaiga em Tenerife
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Tenerife
A ilha de Tenerife - Mapa das linhas de ônibus (PDF)
A costa setentrional de Tenerife
A costa oriental de Tenerife
A costa meridional de Tenerife
A costa ocidental de Tenerife
O interior da ilha de Tenerife
A flora e a fauna da ilha de Tenerife
A ilha de Tenerife - Folheto OTC

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.