O parque natural de Tigaiga inclui uma variedade de materiais vulcânicos e tem um grande interesse para a conservação e valorização da paisagem. Os processos geológicos que ocorreram ao longo dos séculos aqui resultaram em uma paisagem natural de beleza singular, em que predomina uma variedade de materiais vulcânicos.
O parque natural de Tigaiga representa uma grande área ao redor de todo maciça. A partir da borda de Las Cañadas, que inclui todas as encostas do Tigaiga e as falésias costeiras e ravina Ruiz que levam ao mar.
O Parque Natural Regional de Tigaiga tem para limite setentrional a Piedra del Gallo e Playa de Ruiz. Para o leste, ele foi preso por Redejo Bajo, Palo Blanco, La Azoteita e o Parque Nacional del Teide.
De grande interesse do ponto de vista da paisagem, as suas encostas íngremes e falésias são também o lar de muitas espécies endémicas da fauna e flora da ilha.
Ele contém encostas íngremes e falésias magníficas, um refúgio para muitas espécies típicas da ilha. Nós, assim, encontrar na flora o matagal, as urze e restos de louro. Ele reflorestada com pinheiros das Canárias (Pinus canariensis) e pinheiros de Monterey (Pinus radiata) e alguns exemplares de salgueiro das Canárias. Como para a vida selvagem, os frequentadores da área são aves, como o francelho, pica-pau, o tentilhão comum, alvéola-cinzenta das Canárias (Motacilla cinerea canariensis) ou a carriça.