Longe de crença, Tenerife é um paraíso para os amantes da natureza, como descrito por Jean-Marie Pelt no seu Nova Volta do Mundo de uma ambientalista, «Tenerife é um tipo de mundo em miniatura, bela lição ecologia com as suas plantas extraordinárias».
Tenerife tem 48 áreas protegidas que ocupam 47,5% de seu território.
A notáveis fauna e flora se instalaram reunindo mais de 50 espécies de animais (répteis, aves) e própria planta endémica nas ilhas Canárias que 12 deles são exclusivos para o site Teide.
A flora
A vegetação de Tenerife é muito diversificada e muitas plantas são endémicas das Ilhas Canárias. E o pinheiro das Canárias (Pinus canariensis) forma imensas florestas no interior da ilha. No sul mais deserto, há uma maioria de cactos e figos. Outra espécie de planta emblemática das Ilhas Canárias é o dragoeiro (Dracaena draco) onde se pode admirar os mais antigos exemplares de Tenerife em Icod de los Vinos. E a maioria dos turistas que visitaram o arquipélago maravilhou-se com uma bela flor, «ave do paraíso» (Strelitzia reginae) … sem esquecer a famosa viperina de Tenerife.
As alturas do Teide, Tenerife, são o habitat de uma espécie de violeta que cresce a mais de 2000 m de altitude. Ela tem outros companheiros únicos em seu caminho, como a vassoura e o tajinaste vermelho o viperina de Wildpret.
A madeira briar (louro) que rodeia o Parque Nacional do Teide é composta por espécies como o louro, a tília, os fetos arborescentes e o teixo. A laurissilva é um biótopo vegetais ameaçadas no Mediterrâneo, mas que pode ser admirado em Tenerife. A floresta laurissilva é uma relíquia das florestas que cobriam que era há 20 milhões de anos no norte da África e sul da Europa. Este tipo de floresta primitiva estende-se para as ilhas de La Gomera e La Palma.
Fauna
A ilha de Tenerife tem poucos mamíferos típicos. Perto Teide encontrados gatos selvagens (Felix sylvestris) e coelhos devolvidos à natureza. ovinos da Córsega foram introduzidas recentemente nas montanhas Tenerife provou ser muito prejudicial, uma vez que aborda a vida selvagem local. Sua caça é proibida, mas é um predador violento que está tentando se livrar repatriar os últimos indivíduos.
Há nunca foi um selvagem ou cobras venenosas. Note também que os lagartos são abundantes na ilha. O mundo das aves é mais rico com algumas espécies típicas das Ilhas Canárias, como a variante selvagem do canário (Serinus canaria) ou o tentilhão azul (Fringilla teydea).
A fauna aquática
Em suas águas, pode-se navegar as baleias e golfinhos; Na verdade, Tenerife tem 19 das 79 espécies distribuídas em todo o mundo, incluindo uma colônia estável de baleias-piloto ou baleias-piloto, cerca de 250 espécimes. Uma das principais atrações de Tenerife é a presença de golfinhos e baleias-piloto perto do porto de Los Cristianos, no sul. Você pode encontrar muitos destes animais entre Tenerife e La Gomera, onde o mar chega a uma profundidade de 3.000 metros. Muitos barcos oferecem para ver estes mamíferos marinhos de perto, golfinhos e baleias prontamente se aproximando barcos.
As águas de Tenerife são o lar de 5 das espécies de tartarugas 7 mar que existem no mundo: a cabeçuda, a tartaruga de Kemp, a tartaruga atlântica, a tartaruga-de-pente e a tartaruga-de-couro.