AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geral
A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A praia de Famara. Clicar para ampliar a imagem.La Caleta de Famara é uma aldeia de pescadores na costa noroeste da ilha de Lanzarote. A vila tem uma das mais belas praias da ilha, mas esta praia é especialmente adequado para o surf devido a ventos fortes que sopram quase constantemente lá; por causa das correntes marítimas prevalecentes há natação não é recomendado. A presença desta bela praia provocou a construção de uma área de bangalós, localizado atrás da praia, nomeado o Urbanización Playa Famara, especialmente concebido para os surfistas. A aldeia tem cerca de 1.000 habitantes e faz parte do município de Teguise.
EtimologiaEtimologia e toponímia
La Caleta de Famara, muitas vezes abreviado para La Caleta significa «a pequena enseada de Famara»; Famara é uma aldeia de montanha localizada acima da Playa de Famara, nas montanhas ao qual deu o seu nome, o Risco de Famara.

LocalizaçãoLocalização

La Caleta está localizada no extremo nordeste da planície de El Jable, um deserto de areia planície entre as montanhas do norte da ilha, o Risco de Famara e Risco de las Nieves, maciço sul montanhoso da ilha, o Montañas del Fuego; a planície de El Jable se estende de Teguise, ao sul de La Santa, noroeste, e La Caleta, a nordeste. Neste corredor ventos circular facilmente, os do Saara trazendo as massas de areia que cobrem El Jable.

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. O arquipélago Chinijo visto de La Caleta de Famara. Clicar para ampliar a imagem.Leste de La Caleta sobe a serra íngreme do Risco de Famara, que constitui um magnífico pano de fundo para a praia Playa de Famara. Como o resto da costa noroeste de Lanzarote, na aldeia de La Caleta e o Risco de Famara são parte do Parque Natural do Arquipélago Chinijo (Parque Natural del Archipiélago Chinijo).

Desde Teguise, 13 km ao sul, chega-se Caleta de Famara através do LZ-30 estrada para o sul-oeste e, em seguida, ramificando-se à direita na LZ-402 estrada; a partir da capital da ilha, Arrecife, a viagem está a 26 km por estrada LZ-20 e LZ-30 e LZ-402 mesmo. Pouco antes de entrar na aldeia de Caleta de Famara vemos à direita da estrada, um moinho de vento de água de bombeamento, pintado em branco e azul, e muito bem restaurado. Na entrada você pode virar à direita para a Urbanización Playa Famara, para estacionar no parque de estacionamento da praia. Depois da vila, a estrada continua a Caleta de Caballo e depois para La Santa.

VisitasVisitas

AldeiaA aldeia de La Caleta de Famara
A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A cordilheira de Famara. Clicar para ampliar a imagem.Com a suo aerogerador embalada pelo vento, ruas invadidas por nuvens de areia e arbustos espinhosos em forma de bola, Caleta de Famara é um pouco a aparência de uma pequena cidade no oeste americano em um filme ocidental. Os visitantes são aconselhados a entrar na aldeia «¡Atención - Arena en calzada!» (Atenção - Areia no chão); dunas de areia invadir em vigor na maioria das ruas.

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. Avenida El Marinero. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A localidade é atravessada pela estrada LZ-402 - que leva na aldeia, o nome de Avenida El Marinero, alinhada com cafés e restaurantes; paralela à avenida, um pequeno passeio ao longo da orla até o pequeno porto de pesca. Antes da chegada ao porto, você vai notar uma casa com grandes janelas, que é a casa onde César Manrique passou suas férias durante parte de sua infância.

MontanhaA cordilheira de Famara (Risco de Famara)
A aldeia de Caleta de Famara em Lanzarote. O Risco de Famara visto a partir do miradouro de Haría. Clicar para ampliar a imagem.A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. O Risco de Famara visto a partir do porto de Caleta del Sebo em La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Risco de Famara (Escarpa de Famara) é a maior cadeia de montanhas na ilha de Lanzarote; o Risco de Famara é como uma serra, longo e estreito, franziu os lados de ravinas profundas; esta cadeia é de origem vulcânica, uma atividade vulcânica antiga 11 milhões de anos, contemporâneo, com as montanhas Ajaches, mas muito mais antiga do que a Montañas del Fuego, no sul-oeste da ilha. Os penhascos de Famara (Acantilados de Famara) são um excelente exemplo de emissões de fissura basálticas que se formaram a base da ilha de Lanzarote. A cordilheira se estende por quase 23 km do Morro del Hueso (371 m) para o sul perto de Teguise, ao Punta Fariones, na extremidade norte da ilha, no município de Haría.

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. O Risco de Famara visto a partir do estreito. Clicar para ampliar a imagem.O Risco de Famara inclui o pico mais alto da ilha, o Peñas del Chache (671 m), onde uma estação de radar e, portanto, muitas vezes soar asa-delta que deslizam ao Playa de Famara. Outros pontos de vista são amarradas ao longo da serra e oferecem uma vista espetacular sobre os vales e no arquipélago Chinijo: o Mirador de Los Valles, o Mirador de la Ermita de las Nieves, o Mirador de Haría O Mirador de Guinate e o Mirador del Río (479 m).

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A Punta Fariones ao norte do Risco de Famara. Clicar para ampliar a imagem.Com seus picos elevados que mantêm as nuvens a partir do qual a água flui em seus flancos, o Risco é menos árido, mais verde e mais fértil do que o sul de Lanzarote; na década de 1950 eles ainda tentaram capturar as águas subterrâneas e levá-los na planície através de túneis; você pode ver a entrada de uma das galerias abaixo do ponto de vista de Haría.

É a partir La Caleta de Famara que a visão de Risco é o melhor: as encostas, inicialmente bastante leve, são cada vez mais íngreme como o olhar é para o norte, onde eles se tornam reais penhascos .

PraiaA praia de Famara (Playa de Famara)
A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A praia de Famara. Clicar para ampliar a imagem.A Playa de Famara é a maior praia em Lanzarote e também, talvez, a mais bela com a sua localização pitoresca; Praia Famara é de 3 km de comprimento na sua parte mais larga, que é diretamente em linha com a planície arenosa de El Jable, em seguida, se estende por 2 km para o norte por uma faixa de areia, mais perto e rochoso, no sopé das encostas íngremes do Risco de Famara; a parte mais larga é delimitada por uma longa linha de dunas formadas pelos ventos fortes do Nordeste.

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A praia de Famara. Clicar para ampliar a imagem.Os ventos fortes também são a causa de ondas impressionantes que fazem a praia Famara o local das Ilhas Canárias mais popular por surfistas e windsurfistas. Em contraste banho e natação são muito perigoso, devido à presença de correntes submarinos viciosos; a bandeira vermelha indicando «Banho perigoso» é quase sempre levantada. No entanto, a praia Famara reivindicado várias vidas por afogamento a cada ano, mesmo entre nadadores experientes. Em 1982, um cimento de carga também tem sido vítima de correntes, e seus destroços tem sido visível no meio do compartimento.

A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. A praia de Famara. Clicar para ampliar a imagem.Muitos visitantes, portanto, simplesmente aproveitar o sol, longe de paredes de pedra baixas que os protegem do vento, especialmente nudistas. Praia Famara oferece uma bela vista do Risco e a ilha de La Graciosa; no inverno, a vista é muitas vezes obscurecido pela névoa, e a praia está poluída por resíduos trazidos pelas correntes oceânicas.

A Playa de Famara está localizado a leste da aldeia de La Caleta de Famara; há um grande parque de estacionamento atrás da praia.

Para o oeste da vila é a praia de São João (Playa de San Juan), também popular entre os surfistas, especialmente em outubro durante o «World Qualified Series».

BairroO loteamento da Praia de Famara (Urbanización Playa Famara)
A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote. O loteamento de Playa Famara visto a partir do Mirador de las Nieves (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.O loteamento de Playa Famara é a estância de férias mais antiga da ilha de Lanzarote, criado em 1970 por uma empresa norueguesa. No momento da sua criação, a vila teve uma arquitetura futurista com construções semi-circular que ainda são agradáveis hoje, mas os nativos de Lanzarote ironicamente chamado celeiros cabra.

A vila oferece bangalós com pequenos jardins, moradias e apartamentos de luxo e uma piscina e um pequeno supermercado; A maioria dos bangalós são alugados por turistas, mas alguns são alugados durante todo o ano. A vila é um paraíso de tranquilidade longe da agitação turística das estâncias balneares de Lanzarote como Puerto del Carmen ou Costa Teguise. No entanto, a subdivisão da Playa Famara nunca gozou de grande popularidade, provavelmente por causa da forte brisa de Playa de Famara não é muito adequado para famílias com crianças.

Bangalós de Playa Famara:

Horário da recepção: De segunda a sexta-feira das 10 horas às 12 horas e das 17 horas às 19 horas.

Telefone: 00 34 928 845 132

Sítio na Tela: www.bungalowsplayafamara.com

PasseioPasseio no Risco de Famara
Uma pista de caminhada que liga La Caleta de Famara às salinas no sopé do Mirador del Río, passando por Playa del Río, uma bela praia que só é acessível por trilha e pelo mar. A rota segue o caminho dos trabalhadores de sal (camino de los Salineros) que ligava o vilarejo com sal; o salinas del Río estão agora em desuso. Esta caminhada, que corre ao longo da escarpa do Risco de Famara, oferecendo uma vista impressionante da ilha de La Graciosa e do Arquipélago Chinijo.

A trilha 5 km de extensão, começa no loteamento de bangalós de Playa Famara, onde há um painel de informações. O caminho é bastante fácil como dois quilómetros e meio; então torna-se difícil devido a desmoronamentos e quedas de rochas que danificaram a estrada. Não há possibilidade de reabastecimento no caminho.

Informações práticasInformações práticas

MeteorologiaMeteorologia e previsões
AutocarroLinhas de autocarro
Cinco ônibus um dia ligar a capital, Arrecife, em La Caleta de Famara (número da linha 20); nenhum ônibus aos sábados, domingos e feriados; duração 45 minutos. A parada é na entrada da vila, em frente ao supermercado.

Horas em: intercitybuslanzarote.es

SurfeSurfe
Existem dezenas de escolas de surf em La Caleta, incluindo Surf School Lanzarote, Lanzasurf Escuela de Surf, Calima Surf School.
RestauranteRestaurantes
Restaurante El Risco
O restaurante El Risco foi projetado e decorado - em tons de azul e branco azul-turquesa - por César Manrique para o seu irmão Carlos; o restaurante foi retomado e renovado por um novo proprietário, Gustavo. Na sala principal é um grande mural de Manrique, realizado em 1986, que representa os pescadores da aldeia; na sala ao lado estão alguns desenhos do artista sobre o tema do mar. O restaurante, de frente para o mar, com um terraço de 9 mesas com uma excelente vista da praia e do Risco de Famara, e com a rugido do oceano; Do lado oposto, em frente à vila, há algumas outras mesas à sombra de uma enorme frondosa.

A qualidade dos alimentos é até a decoração, com especialidades de peixe fresco e de cabra grelhado. O restaurante El Risco foi distinguido por um «coberta» no Guia Michelin de 2015. preço do cartão: 25 a 40 €.

Endereço: Calle Montaña Clara, 30

Horário: de segunda a sábado, das 12 horas às 22 horas; domingo, das 12 horas às 17 horas.

Telefone: 00 34 928 528 550 (reservas recomendado).

Sítio na Tela: www.restauranteelrisco.com

Restaurante Sol
O restaurante Sol tem um terraço com vista para os barcos do porto e de pesca. Ele oferece especialidades das Canárias peixe grelhado e lula frita. Restaurante popular com ilhéus e muitas vezes lotado ao meio-dia e nos fins de semana.

Endereço: Calle Salvavidas, 48

Horário: das 12 horas às 22 horas.

Telefone: 00 34 928 528 788

Sítio na Tela: www.restaurantesolfamara.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Lanzarote > Costa oriental > Teguise > La Caleta de Famara
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
O castelo de Santa Bárbara em Teguise em Lanzarote
A aldeia de Los Valles em Lanzarote
A aldeia de El Mojón em Lanzarote
A aldeia de Guatiza em Lanzarote
A aldeia de Nazaret e a casa de Omar Sharif em Lanzarote
A aldeia de Tahíche e a Fundação César Manrique em Lanzarote
A aldeia de Costa Teguise em Lanzarote
A aldeia de Mozaga em Lanzarote
A aldeia de Tiagua e o Museu agrícola El Patio em Lanzarote
A aldeia de Sóo e a planície de El Jable em Lanzarote
A aldeia de La Caleta de Famara em Lanzarote
Assuntos mais largos
Página inicial
A cidade de Arrecife em Lanzarote
A cidade de Teguise em Lanzarote
A cidade de San Bartolome em Lanzarote

[Assunto precedente] [Assunto ascendente]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.