Los Valles é uma pequena aldeia agrícola norte da ilha de Lanzarote; A aldeia é famosa pela sua produção de batatas e é apelidado de «a aldeia da batata (papa)». Esta cultura é feita em socalcos constituído por lapilli vulcânica, utilizando a técnica de cultura em areia (enarenado).
Los Valles tem cerca de 400 habitantes e faz parte do município de Teguise.
A vila de Los Valles está localizado a 5 km a nordeste de Teguise, na estrada LZ-10, que liga Teguise para Haría, 11 km mais ao norte. A estrada segue o vale entre o Risco de Famara do Risco de las Nieves; Los Valles está localizado na confluência do vale e vales que descem do Risco de Famara; as encostas dos vales (daí o nome Los Valles) são cobertos com terraços agrícolas.
Localizado no sopé do pico mais alto da ilha de Lanzarote, a montanha de Las Peñas del Chache, a região de Los Valles é melhor regada e surpreendentemente verde em comparação com o resto de Lanzarote; culturas pode dar várias colheitas por ano.
A vila de Los Valles foi fundada por sobreviventes da vila de Santa Catalina (Santa Catarina), uma das dez aldeias no sudoeste da ilha destruído e enterrado por erupções vulcânicas de Montañas del Fuego, entre 1730 e 1736. Em memória de sua antiga aldeia, os moradores deram o nome de Santa Catalina igreja de Los Valles.
Em honra do santo padroeiro das festividades da vila ocorrem a cada ano, em novembro: durante vários dias a cidade ganha vida com decorações, danças folclóricas das Canárias, espetáculos de teatro, concursos culinários, sorteios …
Los Valles tem um habitat agrícola dispersa que se estende para os vales circundantes da vila.
No extremo norte da vila é o miradouro de Los Valles (Mirador de Los Valles ou Mirador del Valle), que oferece as melhores vistas sobre a vila e o vale coberto de terraços agrícolas. O acesso ao mirante é fácil perder: é uma pequena estrada que leva à direita em uma viragem em ziguezague e levando a um restaurante com o mesmo nome, o restaurante Mirador de los Valles.
Desde o terraço do restaurante, protegido do vento, foi uma bela vista do vale e da «aldeia da Batata»; No entanto, as linhas de alta tensão da usina de energia eólica próximo barrada do vale e estragar um pouco a vista.
Logo após a aldeia de Los Valles e o miradouro de Los Valles, um caminho leva à direita da estrada LZ-10, na entrada do Parque Eólico (Parque Eólico); o parque eólico não pode ser visitado, mas pode-se aproximar até a cerca para assistir ao vento.
O parque eólico Los Valles foi criado em abril de 1993 para tirar proveito de um local onde o vento sopra forte e constante; 48 As turbinas eólicas têm sido construídas e teve de produzir uma saída de 5 MW, que iria fornecer 35% da energia necessária para a estação de dessalinização de Inalsa (Insular de Agua de Lanzarote) em Arrecife.
No entanto, o vento tinha sido construído muito perto uns dos outros - o que criou perturbações que reduziram a eficiência das máquinas - e não foram mantidas. Em 2007, as 48 turbinas foram substituídas por turbinas mais modernas e 9 espaçadas, produzindo 850 quilowatts.
1,5 km mais ao norte, uma pequena estrada pavimentada tomar a esquerda em direção a Ermita de las Nieves; a estrada é indicado por um «painel de Las Nieves»; chegamos à capela após 1,5 km de baixo crescimento.
A capela é dedicada a Nossa Senhora das Neves (Virgen de las Nieves), embora raramente neve em Lanzarote; Nuestra Señora de las Nieves é bastante invocada - durante séculos - para a chuva durante o inverno para garantir colheitas abundantes. A cada quatro anos uma procissão leva à capela de ação devido a precipitação de inverno.
A Virgen de las Nieves é comemorado em 5 de agosto.
As portas da capela raramente são abertos - exceto para a missa aos sábados às 17 horas - mas o próprio site vale a pena uma visita.
A capela está localizada a 608 m acima do nível do mar, sobre o Risco de Famara e oferece uma vista magnífica sobre o planalto, ao ponto mais alto de Lanzarote, a montanha de Las Peñas del Chache, e na costa oeste de ilha da Playa de Famara às Montañas del Fuego, no Parque Nacional de Timanfaya, através da planície arenosa de El Jable.
A vista é ainda melhor se nós avançamos - seguro - 200 m da borda da escarpa que desce abruptamente a partir da altitude de 600 m ao nível do mar: o que pudermos veja à direita do arquipélago Chinijo com as ilhas La Graciosa e Montaña Clara.
O ponto de vista do Ermita de las Nieves é muito menos cheia que o Mirador del Río, e muitas vezes abandonam; a pequena capela caiada, perdido em gramados muito floridos, exala grande serenidade.
A montanha Peñas del Chache é uma montanha à dupla cimeira, a montanha mais alta em Lanzarote: ela sobe para 671 m. Em um dos picos foram construídos radares militares: a esfera laranja da maior destas radomes é percetível de longe.
Você pode acessar perto do topo por uma pequena estrada que vira à esquerda, cerca de 3,5 km após a junção do «Las Nieves» e pouco antes da subida em ziguezague para o ponto de vista de Haría.