AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de San Bartolome em Lanzarote

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geralEtimologiaEtimologia e toponímia
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Escudo da cidade (autor Sancho Panza XXI). Clicar para ampliar a imagem.San Bartolomé é a cidade central da ilha de Lanzarote; é uma cidade tradicionalmente agrícola e artesanal, mais conhecido para o cultivo de batata-doce chamado Boniatos. Como muitas outras localidades da ilha, São Bartolomeu atrai mais e mais rendimentos provenientes de atividades relacionadas com o turismo.

San Bartolomé é o centro administrativo da cidade, que inclui no seu território várias comunidades agrícolas, tais como Güime, El Islote e Montaña Blanca, mas também a estância balnear de Playa Honda, localizado junto ao aeroporto de Lanzarote, que localizado no município de San Bartolomé, em Guasimeta. A cidade tem cerca de 18.000 habitantes, cerca de 5.500 para a cidade de San Bartolomé em si, e 10500 para a estância de Playa Honda.

A crista da cidade inclui o centro, as armas da família Perdomo, que esteve na origem da cidade; em torno de quatro folhas de videira lembrar a tradição de vinhos de parte da cidade.

São Bartolomeu é às vezes chamado San Bartolomé de Lanzarote para distingui-la da cidade de San Bartolomé de Tirajana localizada na ilha de Gran Canária.

A localidade foi chamado uma vez Ajei ou Ajey, o que significava «pequena aldeia, povoado» na língua dos nativos guanches, especificamente Majos ou Maxos de Lanzarote. Esta pequena aldeia indígena foi localizado na encosta ocidental da Montaña Mina.

LocalizaçãoLocalização

A cidade de San Bartolome em Lanzarote. A localização da comuna (autor Jerbez). Clicar para ampliar a imagem.O município de San Bartolomé está localizado no centro-leste da ilha de Lanzarote, em uma planície cultivada (vega) entre o Montaña de Guatisea (541 m), a oeste, e o Montaña Mina (444 m) para o leste; em cima do que podemos ver cinco grandes turbinas eólicas que foram instalados numa base experimental; após o parque eólico Los Valles foi trazido em serviço, os cinco aerogeradores de Montaña Mina foram abandonados. O território da cidade estende-se para a costa sudeste da ilha.

O município de San Bartolomé é o segundo menor dos sete municípios de Lanzarote, com cerca de 41 km². A cidade faz fronteira com a cidade de Teguise, no norte da cidade de Arrecife, no oeste da cidade de Tías no oeste, e no município de Tinajo, a noroeste.

A cidade situa-se no cruzamento de estradas importantes que atravessam a ilha de nordeste para sudoeste e noroeste para sudeste. Ao visitar Lanzarote é difícil não chegar perto San Bartolomé.

Por LZ-20 auto-estrada, San Bartolomé é de 11 km ao noroeste da capital da ilha, Arrecife, e da auto-estrada LZ-30, a 10 km a sudoeste da antiga capital, Teguise. O Parque Nacional de Timanfaya está localizado cerca de 20 km a oeste de San Bartolomé.

VisitasVisitas

AldeiaA aldeia de San Bartolomé
A história de San Bartolomé remonta ao século XVI, mas especialmente no século XVIII que a cidade desenvolveu-se com o afluxo de pessoas expulsas de suas terras por erupções vulcânicas de Montañas del Fuego, de 1730 a 1736. A cidade, situada em uma localização estratégica da ilha, tornou-se o reduto do Governador Militar de Lanzarote, Francisco Guerra Clavijo y Perdomo. No final do século XVIII, a cidade tinha 144 habitantes e várias mansões.

A cidade de San Bartolome em Lanzarote. A prefeitura (autor Frank Vincentz). Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Mapa da cidade. Clicar para ampliar a imagem.O centro de San Bartolomé situa-se em torno da Plaza León y Castillo onde se ergue a igreja de São Martinho (ponto C no mapa), com o seu Teatro Municipal esquerda (ponto B), o Hotel de cidade (Ayuntamiento) (ponto A). A bela fachada da Câmara Municipal tem uma galeria no piso térreo e uma varanda no andar de cima; que é sombreada por palmeiras de grande porte, e à sua esquerda está um campanário alto que parece competir com a torre do sino da igreja paroquial. O centro da praça é decorada com uma bela fonte.

A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem.Um pouco abaixo da Plaza León y Castillo é interessante museu etnográfico Tanit (Ponto F, Calle de la Constitución). Outros edifícios interessantes são a Casa Mayor Guerra (Ponto O, Calle Serpiente) e Casa Ajei (item I, Calle General Franco), convertido em um centro cultural.

IgrejaA igreja de São Bartolomeu (Iglesia de San Bartolomé)
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A igreja paroquial de San Bartolomé foi construído no final do século XVIII, perto da antiga capela tornou-se demasiado apertado para a população que tinha aumentado significativamente. A construção foi financiada por subscrição pública por iniciativa de Francisco Guerra Clavijo y Perdomo e seu filho Cayetano, que se tornou seu primeiro pastor. Construção durou de 1779 a 1783; em 1796 a igreja tornou-se a igreja paroquial da nova paróquia independente de San Bartolomé.

A fachada tem um portal feito de pedras de basalto; é encimado por um arco de volta perfeita. Os dois ângulos, muito enorme, placa dianteira também são construídos de pedra vulcânica. No topo do canto direito (parede da Epístola diz) foi construída uma torre no século XIX; Esta torre é encimada por uma pequena cúpula caiadas.

O interior da igreja tem uma única nave, uma cruz latina, coberto por um teto de madeira, mudéjar, suportando um telhado de duas águas. Este teto - Tenerife madeira - havia sido pintado de azul em 1901, mas em 1971 decidiu-se restaurar sua aparência natural da madeira. O coro e as capelas do transeto são cobertas com telhados de quatro águas. Na capela da Epístola, a Capela das Dores (Capilla de Los Dolores), é o túmulo do fundador da igreja, o Mayor Guerra, e sua esposa. Observamos também o belo retábulo do altar-mor.

A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Igreja de São Bartolomeu. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
SolarA residência dos Perdomo (Casa Perdomo)
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Casa Perdomo. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Jardim da Casa Perdomo. Clicar para ampliar a imagem.La Casa Perdomo (ponto F no mapa) é um excelente exemplo da arquitetura tradicional das Canárias, incluindo uma capela, a Ermita de Nuestra Señora del Pino. Depois de uma adega (bodega), que agora abriga o Museu Etnográfico Tanit.
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Dentro da Casa Perdomo. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Bartolome em Lanzarote. A capela da Casa Perdomo. Clicar para ampliar a imagem.A cidade de San Bartolome em Lanzarote. A capela da Casa Perdomo. Clicar para ampliar a imagem.
Museu etnográficoO museu etnográfico Tanit (Museo Etnográfico Tanit)
Vá para o Museu Etnográfico Tanit.
SolarA casa do Mayor Guerra (Casa del Mayor Guerra)
La Casa del Mayor Guerra foi construído em 1765 por Francisco Tomás Guerra Clavijo y Perdomo, um descendente do conquistador de Gran Canária, Don Lope Fernández de la Reguera y Guerra. Nascido em 1733, ele foi nomeado governador militar de Lanzarote em 1793, juntamente com o prefeito de San Bartolomé: a história se refere como Mayor Guerra. Seu filho, Don Cayetano Guerra, foi o primeiro pároco de San Bartolomé.

A cidade de San Bartolome em Lanzarote. Casa Mayor Guerra (autor Juan Concepción). Clicar para ampliar a imagem em Panoramio (novo guia).La Casa Guerra é uma vasta mansão retangular; acima da entrada, vemos a crista da esposa do Mayor Guerra, Doña María Andrea Perdomo. Dentro você pode visitar quartos decorados com mobiliário de época e exposições permanentes dedicados à história de San Bartolomé, a partir do momento da aldeia aborígene de Ajei até o presente momento. Nos belos jardins é um tanque circular de tamanho excepcional, alimentado por canais que traziam água das montanhas.

A mansão em ruínas, foi adquirida em 1986 pelo município para fazer, após a restauração, um lugar cultural. O Museu Histórico foi inaugurado em 1999.

Visite a Casa del Mayor Guerra (ponto O no mapa):

La Casa Guerra está localizado na encosta sul da Montanha da Cruz (Montaña de la Cruz). Desde San Bartolomé, pegue a estrada para Tías (LZ-35), em seguida, vire à direita na Calle Serpiente.

Visita sobre encontros ao número de telefone: 00 34 928 522 593

SolarLa Casa Ajei
La Casa Ajei é uma grande mansão construída em 1720 em um plano retangular com um grande pátio central rodeado por uma galeria de madeira. Telhados, empena, são cobertas com azulejos mouros.

La Casa Ajei foi transformada em um centro cultural com uma galeria de arte e várias salas de exposições, incluindo implementos agrícolas.

Endereço: Calle General Franco s/n

Telefone: 00 34 928 522 974

MonumentoO monumento ao camponês de Lanzarote (Monumento al Campesino)
Norte de San Bartolomé, perto da aldeia de Mozaga, simbolicamente localizada no centro geográfico da ilha de Lanzarote, onde foi erguido o «Monumento al Campesino», obra de César Manrique reconhecendo o trabalho dos camponeses da sua ilha natal.

Ir ao Monumento ao Camponês.

AeroportoAeroporto de Lanzarote
A cidade de San Bartolome em Lanzarote. O aeroporto. Clicar para ampliar a imagem.O território do município de San Bartolomé inclui o aeroporto internacional da ilha de Lanzarote, também chamado aeroporto Guasimeta, o nome da localidade onde está localizado; o aeroporto foi criada em 1946. O aeroporto de Lanzarote está localizado a 5 km da capital da ilha, Arrecife. Código IATA (AITA) do aeroporto Lanzarote é «ACE».

Com suas modernas instalações do aeroporto todos os dias um grande número de voos a partir de outros, Ilhas Canárias e as principais cidades da Europa, com cerca de 6 milhões de passageiros por ano.

AldeiaA aldeia de El Islote
A localidade de El Islote ocupa toda a parte noroeste do município de San Bartolomé; que tem cerca de 500 habitantes, em um habitat disperso. É encontrado em El Islote o Museu do Vinho (Museo del Vino), localizado na rodovia LZ-30, pouco antes da aldeia de Masdache.

Informações práticasInformações práticas

Serviço de TurismoServiço de Turismo
O Serviço de Turismo (Oficina de Turismo) de San Bartolomé está localizado perto do Museu Tanit, num edifício histórico, a Casa Cerdeña, Calle Dr. Cerdeña Bethencourt, 17 (ponto E sobre o plano).

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 15 horas (14 horas de julho a setembro).

Telefone: 00 34 928 522 351

Site da prefeitura na Tela: www.sanbartolome.es

ClínicaClínica
Endereço: Calle Doctor Cerdeña Bethencourt, 8

Telefone: 00 34 928 118 623

Horário: de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 21 horas; sábado, das 9 horas às 17 horas; domingo, das 9 horas às 16 horas.

AutocarroLinhas de autocarro
A linha número 16, a partir de Arrecife a La Santa tem uma parada em San Bartolomé.

A linha número 32, de Arrecife, em Playa Honda, por meio de San Bartolomé.

Rotas e horários detalhados em: intercitybuslanzarote.es

Asa-deltaAsa-delta
A Montaña de Zonzamas (328 m), que fica ao sudeste de San Bartolomé, é propício para voo livre. Voar de asa delta próximo pode ver abutres, mas esses catadores são atraídos para a deposição de resíduos na ilha de Lanzarote que é na cratera do vulcão. Também foram descobertos vestígios arqueológicos indígenas.

O Clube de Voo Livre Zonzamas (Club de Vuelo Libre Zonzamas) está sediada em San Bartolomé; organiza viagens e pendurar competições deslizando.

Endereço: Calle Alcalde Antonio Cabrera Barrera, 12

Telefone: 00 34 928 520 689; telefone móvel: 00 34 629 161 143

Sítio na Tela: www.vuelolibrezonzamas.com

HotelHotéis
Hotel Rural Finca de la Florida
O hotel, construído em 1950, dispõe de 16 quartos. Localizado no coração de um paraíso natural, o hotel oferece vistas panorâmicas sobre as colinas plantadas com vinha.

Endereço: El Parral, 1

Telefone: 00 34 928 521 124

Sítio na Tela: www.hotelfincalaflorida.com

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Lanzarote > Costa oriental > San Bartolomé
Assuntos mais detalhados
O Museu etnográfico Tanit em San Bartolome em Lanzarote
O Monumento ao Camponês (Monumento al Campesino) em Lanzarote
Assuntos próximos
A cidade de Arrecife em Lanzarote
A cidade de Teguise em Lanzarote
A cidade de San Bartolome em Lanzarote
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Lanzarote
A costa setentrional de Lanzarote
A costa oriental de Lanzarote
A costa meridional de Lanzarote
A costa ocidental de Lanzarote
O interior da ilha de Lanzarote
A flora e a fauna da ilha de Lanzarote
A ilha de Lanzarote - Folheto OTC

[Assunto precedente] [Assunto ascendente]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.