AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Fuerteventura] [Grã Canária] [La Gomera] [La Palma] [Lanzarote] [Tenerife] [El Hierro] [Página inicial] [Canárias] [Via Gallica]
Rúbrica[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralApresentação geralEtimologiaEtimologia e toponímia
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. O arquipélago Chinijo visto de La Caleta de Famara. Clicar para ampliar a imagem.O Parque Natural do Arquipélago Chinijo (Parque Natural del Archipiélago Chinijo) é uma área natural protegida no noroeste e norte da ilha de Lanzarote.

O Parque Natural inclui não só o arquipélago Chinijo, consiste em várias ilhas vulcânicas e ilhotas, bem como a costa noroeste da ilha de Lanzarote, incluindo parte da planície arenosa de El Jable, a Cordilheira de Famara (Risco de Famara) e também o vulcão Monte Corona.

Em linguagem coloquial do adjetivo das Canárias «chinijo» significa aproximadamente «pequeno»; a palavra é usada para se referir a crianças ou algo pequeno. O arquipélago Chinijo é um pequeno arquipélago nas grandes secundárias Canárias.

LocalizaçãoLocalização

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. O arquipélago visto a partir do Mirador del Río. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O Parque Natural do arquipélago Chinijo está localizado no norte da ilha de Lanzarote, nas municípios de Teguise e Haría.

O parque abrange o arquipélago Chinijo, a partir da ilha La Graciosa, no sul da ilha de Alegranza, norte e da costa noroeste de Lanzarote, a partir da aldeia de La Santa para Mirador del Río e do Cabo de Punta Fariones, no norte da ilha. O arquipélago Chinijo é separada do norte de Lanzarote pelo Estreito El Río, cerca de 2 km de largura.

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Chinijo visto do vulcão Guanapay em Teguise. Clicar para ampliar a imagem.A área do Parque Natural é de aproximadamente 460 km², 91 km² de área de terra de cerca de 40 km² para as ilhas do arquipélago Chinijo e 50 km² para a costa norte-oeste de Lanzarote.

Os únicos lugares incluídos no Parque Natural é a vila de Caleta de Famara, localizada a noroeste de Lanzarote, e a vila de Caleta del Sebo, localizado ao sul da ilha La Graciosa.

VisitasVisitas

IlhaO arquipélago Chinijo (Archipiélago Chinijo)
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. O arquipélago visto a partir da balsa para La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O arquipélago Chinijo é um arquipélago pequeno secundário compreende cinco ilhas ou ilhotas, de norte a sul: a ilha de Alegranza, a ilha de Roque del Oeste, a ilha de Montaña Clara, a ilha Roque del Este e ilha de La Graciosa. O arquipélago é em um mergulho plataforma de alto localizado dentro de uma centena de metros de profundidade, embora em alguns lugares que você pode chegar a duzentos metros.

Por razões históricas, o arquipélago Chinijo faz parte do município de Teguise, a antiga capital de Lanzarote, embora seja mais perto do município de Haría.

IlhaA ilha de Alegranza
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. A ilha de Alegranza (autor Tbor). Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Alegranza (Isla de Alegranza) é a ilha mais setentrional do arquipélago Chinijo, mas também para as ilhas Canárias; que está localizado a 16 km ao norte da ponta norte da ilha de Lanzarote, as Punta Fariones.

Esta é a primeira ilha que conheceu Jean de Béthencourt, durante sua expedição de conquista das Canárias, em junho 1402; Béthencourt nomeou a ilha «Joyeuse», que foi traduzido para o espanhol por «allegranza».

A Isla de Alegranza tem uma área de cerca de 12 km²; seu ponto mais alto é o Caldera de Alegranza, que atinge 289 metros, e cuja cratera tem um diâmetro de 1,1 km e uma profundidade de 200 m.

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. A vista da ilha Alegranza de La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. A vista da ilha Alegranza do Mirador del Río. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A ilha já foi habitada, mas não é mais; ainda é propriedade privada, mas as famílias proprietários não podem fazer nada porque Alegranza faz parte do Parque Natural e Reserva Marinha. O acesso à ilha é proibida, exceto para os pesquisadores, o maior número de espécies raras de aves nidificam na ilha. Porém, as empresas organizar excursões marítimas para observar a ilha do mar e até mesmo mergulhar com as permissões necessárias.

IlhaA ilha Roque del Oeste
O Roque del Oeste («a rocha do Oeste»), também conhecido como Roque del Infierno («a rocha do inferno») por causa de sua cor preta, é de cerca de 3 km a noroeste de La Graciosa; é visível a partir da bela praia Playa de las Conchas, localizado a noroeste de La Graciosa. A ilha é parte da Reserva Natural e não pode ser visitado; é além de uma rocha íngreme, 6 hectares, onde não há nenhum ponto de desembarque.
IlhaA ilha de Montaña Clara
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. A Montaña Clara, o Roque del Oeste e o sul da ilha de Alegranza. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Montaña Clara (Isla de Montaña Clara) está localizado a 1,5 km a noroeste da ilha de La Graciosa. Esta é a segunda ilha recebido por Jean de Béthencourt na chegada nas ilhas Canárias; Béthencourt nome da ilha «Montclair», um nome que se tornou «Monteclara» e Montaña Clara. Como Roque del Oeste, a ilha de Montaña Clara é visível a partir da ilha Graciosa.

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. La Montaña Clara vista de La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Montaña Clara tem uma área de cerca de 1 km²; a ilha sobe para o Caldera de Montaña Clara, um vulcão rompido de 256 metros acima do nível do mar no topo com uma cratera de 1 km de diâmetro, que se abre para o norte por uma pequena enseada, Caletón Oscuro.

Montaña Clara faz parte da Reserva Natural das Ilhotas do norte de Lanzarote; a ilha é propriedade privada; que já foi habitada, e é lá os vestígios de habitações (Las Casas del Verí), mas está fora dos limites.

IlhaA ilha Roque del Este
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. O ilhéu Roque del Este a oeste do Cabo Fariones. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Como o nome sugere, Roque del Este está localizado no leste do arquipélago Chinijo, 13 km a leste da ilha de La Graciosa; seria o ponto mais oriental das Ilhas Canárias. A Rocha do Leste é uma ilha inacessível de 7 hectares, e faz parte da Reserva Natural.
IlhaA ilha de La Graciosa
La Isla Graciosa é a única ilha habitada do arquipélago Chinijo com uma população de cerca de 700 habitantes.

Ir para a ilha La Graciosa.

O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. O porto de Caleta del Sebo, na ilha de La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem.O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. A ilha de Montaña Clara vista de La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Os vulcões do sul da ilha La Graciosa. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
Parque naturalO Parque Natural do Arquipélago Chinijo (Parque natural del Archipiélago Chinijo)
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Painel de informações do Parque Natural. Clicar para ampliar a imagem.Devido a sua importância geológica e biológica - com várias espécies de risco ou protegidas - o arquipélago Chinijo é o tema de uma proteção em vários níveis:
  • globalmente, Lanzarote como um todo foi declarado Reserva da Biosfera (Reserva de la Biosfera) em Outubro de 1993.
  • maio 1986, o Arquipélago Parque Natural Chinijo (Parque Natural del Archipiélago Chinijo) foi estabelecido, cobrindo 462 km² e inclui o arquipélago Chinijo e da costa norte-oeste de Lanzarote. O parque foi inaugurado em 1986 pelo Rei da Espanha Juan Carlos.
  • O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Plano do parque. Clicar para ampliar a imagem.em 1994 criou a Reserva Marina de La Graciosa y los Islotes del Norte de Lanzarote, que protege a flora e a auna das águas do arquipélago e na ponta norte da marinha Lanzarote, e regula severamente pesca. É a maior reserva marinha na União Europeia, com 700 km². Reserva Marinha abrange parte do Parque Natural.
  • em Fevereiro de 1996, o arquipélago Chinijo é uma área 2.000 Natura da União Europeia.
  • em 1994, uma área de 17 km² fica o estatuto de Zona de Proteção Especial para Aves (Zona Especial de Protección para las Aves, ZEPA).
  • em dezembro de 1994 criou a Reserva Natural Integral de los Islotes, dando especial protecção às ilhas de Montaña Clara, Roque del Oeste e Roque del Este. O acesso a estas três ilhas é estritamente proibido.
FloraA flora e a fauna do Parque Natural do arquipélago Chinijo
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Corre-caminhos (Anthus berthelotii) no Parque Natural. Clicar para ampliar a imagem.O arquipélago do parque regional Chinijo é caracterizada por aves, com cerca de 150 destas espécies de aves; é a mais importante área de nidificação das Ilhas Canárias para certas espécies.

Na ilha de Alegranza encontrou a águia-pesqueira (Pandion haliaetus) e o cagarro (Calonectris diomedea); na ilha de Montaña Clara, o cagarro, o falcão-da-rainha (Falco eleonorae) e o painho-de-cauda-quadrada (Hydrobates pelagicus).

Nós também atender o falcão-tagarote (Falco pelegrinoides), peneireiro (Falco tinnunculus), o abutre do Egipto e abutre do Egipto (Neophron percnopterus), os petréis (Oceanodroma castro), o petrel fragata (Pelagodroma marina), o cagarro (Calonectris borealis) e alguns pares de abetardas-mouras (Chlamydotis undulata), espécies altamente ameaçadas de extinção nas ilhas Canárias.

O único mamífero terrestre endémica do arquipélago é o musaranho das Canárias (Crocidura canariensis). Também encontramos três répteis endémicos: a lagartixa de Lanzarote (Tarentola angustimentalis) (perenquén majorero), o lagarto atlântico (Gallotia atlantica) (lagarto atlántico ou lagarto de Haría) e o scinquo de Lanzarote (Chalcides simonyi) (lisneja majorera).

As águas do arquipélago também são ricos em espécies de peixes: um nas listas de 228 espécies, tais como corb preto (Sciaena umbra) (corvina negra), peixe do Mediterrâneo incomum nas Canárias. Existem também alguns cetáceos, especialmente durante os meses de migração, como a baleia minke ou baleias de Minke (Balaenoptera acutorostrata), golfinho-de-risso (Grampus griseus) e golfinho comum (de bico curto Delphinus delphis).

La fauna protegida também inclui lapas caramujos familiares ou cracas (Patellidae), geralmente nomeados chapéus chineses.

O arquipélago também tem um grande número de plantas endémicas, incluindo: Bupleurum handiense, Caralluma burchardii, Euphorbia balsamifera, Atractylis arbuscula, Helichrysum gossypinum, Convolvulus lopez-socasi, Androcymbium psammophilum, Helichrysum monogynum. A flora marinhas mais de 300 espécies de algas, incluindo um caso raro, o Codium carolinianum.

A ilha de La Graciosa abrigos espécies de plantas endémicas como a orbancha de La Graciosa (Orobanche gratiosa) (jopo de La Graciosa) que são encontrados em nenhum outro lugar.

Informações práticasInformações práticas

Excursão em marExcursões marítimas
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote. Prospeto de excursões no Parque Natural. Clicar para ampliar a imagem.O acesso às ilhas desabitadas do arquipélago Chinijo é proibido, mas há oportunidades para passeios de barco com duas empresas.

Durante os meses de Verão, a empresa de transbordadores Lineas Marítimas Romero organiza viagens desde Órzola ou de Caleta de Sebo para a ilha de Alegranza, incluindo almoço e bebidas.

Para visitar as ilhotas desabitadas, é necessário ter uma autorização do Delegación del Medio Ambiente Insular em Arrecife; telefone: 00 34 928 814 616.

Endereço: Avenida Virgen del Mar, 119A, Caleta del Sebo.

Telefone: 00 34 928 842 055 / 00 34 928 596 107

Sítio na Tela: www.lineasromero.com

Lanzarote Active Club

Endereço: Calle El Crucero, 7 - 35508 Costa Teguise

Telefone: 00 34 650 819 069

Sítio na Tela: www.lanzaroteactiveclub.com

MergulhoMergulho
A proibição da pesca intensiva nas águas da Reserva Marinha por causa do arquipélago Chinijo área excepcional de mergulho pela abundância de peixes. 30 m profundo canal que separa a ilha de Alegranza ilha Graciosa é particularmente rico em espécies de peixes. Há também um local de mergulho perto do Montaña Amarilla em La Graciosa, onde podemos ver cações, tainhas e lagosta.

A empresa de transbordadores Lineas Marítimas Romero organiza viagens para mergulho para ambos os locais desde o seu Centro de Mergulho (Centro de Buceo) em Caleta del Sebo.

Sítio na Tela: buceolagraciosa.es

Pesca desportivaPesca desportiva
Quando a pesca é estritamente controlada na Reserva Marinha, é possível fazer viagens de pesca organizados por um escritório oficial em Caleta del Sebo em La Graciosa.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Canárias > Lanzarote > Costa setentrional > Parque Natural do Arquipélago Chinijo
Assuntos mais detalhados
A ilha de La Graciosa em Lanzarote
Assuntos próximos
O parque natural do arquipélago Chinijo em Lanzarote
A cidade de Haría em Lanzarote
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da ilha de Lanzarote
A costa setentrional de Lanzarote
A costa oriental de Lanzarote
A costa meridional de Lanzarote
A costa ocidental de Lanzarote
O interior da ilha de Lanzarote
A flora e a fauna da ilha de Lanzarote
A ilha de Lanzarote - Folheto OTC

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro directamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.