AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mapa físico da ilha de Kos em mar Egeu. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Kos, ou de Cos, é uma ilha de mar Egeu que faz parte do arquipélago de Dodecaneso; pela sua superfície (290 km ²), é a terceira ilha do arquipélago após Rodes e Karpathos.

A ilha de Kos conta quase 30000 habitantes residentes: é segunda ilha mais povoada de Dodecaneso após Rodes. Mas Cos acolhe, durante a estação estival, de 600000 à 700000 turistas, dos quais muitos Britânicos (cerca de 220000). Principais os centros turísticos da ilha são a cidade de Kos e o seu subúrbio (Lambi, Psalidi), Kardamena e Kamari, mas dos hotéis e apartamentos viram o dia de trás a maior parte das praias, o situadas ao longo da costa do norte (Tigkaki, Marmari, Mastihari) mais isolados da agitação e o empurrão das grandes estações.

A capital de Kos - e o seu porto principal - nomeia-se igualmente Kos; é situada à extremidade oriental da ilha e concentrada a maioria da população (18000 habitantes). As principais localidades da ilha de Kos são: Kardamena, Kéfalos, Tigkaki, Andimahia (aeroporto), Mastihari, Marmari et Pyli. Mais pequena são Zia, Zipari, Platani, Lagoudi e Asfendiou.

Kos é famoso para ser a ilha natal Hippocrate, “o Pai da Medicina”.

EtimologiaEtimologia
O nome de Kos (em grego Κως) proviria do nome grego de caranguejo que, na Antiguidade, era o emblema das peças de moeda da ilha.

Sob o império romano, Kos nomeava-se Coos ou Pescoços; sob a dominação veneziano ou génoise, e a dos Cavaleiros de São João, Lango; sob a ocupação turca, İstanköy; sob a dominação italiana, Coo.

SituaçãoSituação

Mapa da ilha de Kos. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Kos encontra-se ao centro de Dodecaneso, à 119 Km ao noroeste da cidade de Rodes, e 370 Km do Pireu, o porto de Atenas.

Em contrapartida, Cos é apenas à uma curta distância (4 Km) da península de Bodrum (em turco Bodrum Yarimadasi), e à 23 Km do porto de Bodrum, a antiguidade Halicarnasse, na Ásia Menor (hoje em Turquia). A península de Datça, a antiguidade Cnide (Knidos), igualmente em Anatólia, é situadas à 15 Km ao Sul. Kos aferrolha assim o golfo de Keramos, ou Kerme, (em grego Κεραμεικός κόλπος, em turco Gökova Körfezi) encerrado entre estas duas quase ilhas.

As ilhas vizinhas de Kos são Psérimos, à 4 Km ao norte, Kalymnos à 12 Km ao norte, Nisyros à 12 Km ao Sul e Astypalaia (Stampalia) à cerca de 43 Km ao oeste.

VisitasVisitas

A ilha de Kos propõe atrações muito contrastadas, desde numerosos sítios arqueológicos de diferentes épocas até à uma vida noturna muito animada, passando por aldeias muito autênticas no centro da ilha, e de magníficas praias, entre mais bonita da Grécia.

A estrada principal da ilha que efectua de Cos, a capital, ao leste, até a Kéfalos extremo ao oeste, permite descobrir bonitas aldeias e sítios naturais:

Lambi e o cabo Ammoudia ao nordeste da ilha de Kos. Clicar para ampliar a imagem.Contudo pode-se encontrar outras praias não distante da cidade de Kos, tão lotados que o do Sul: ao sudeste, a estação balnéaire de Psalidi - onde encontra-se também um pequeno pântano - e, ao nordeste, a de Lambi; ligeiramente mais distante a praia pitoresca de Empros, aquecido por uma fonte termal. As praias, franjadas de dunas, da costa do norte - Tigkaki, Marmari e Mastihari - são ligeiramente mais tranquilas.

Quanto aos príncipes da noite, à investigação de uma vida noturna que trepida, encontrarão satisfação à Kos mesmos e, para o menos exigente ou os mais anglófilos, à Kardamena, com bares onde o álcôol vaza à ondas, restaurantes e discotecas ruidosas.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
A história da ilha de Kos
GeografiaGeografia
Psalidi e o cabo Louros ao sudeste da ilha de Kos. Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Kos vista de avião (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.A ilha de Kos tem uma superfície de 290 Km ², e estira-se sobre um comprimento de 42 Km, para uma amplitude que varia de 2 à 11 Km apenas. A forma de Kos faz-o tradicionalmente comparar um delfim cujo olho seria a cidade de Kos, e a barbatana caudal, a península de Kéfalos.

A ilha atinge o seu ponto culminante ao monte Dikéos à 843 m de altitude, na parte montanhosa do sudeste da ilha, coberta de florestas de pinhos e de ciprestes; o centro da ilha é ocupado por uma bandeja bastante árida, enquanto ao norte da montanha e esta bandeja estende-se uma planície agrícola verde e fértil. Ao oeste, a península de Kéfalos culmina ao monte Latra à 426 m de altitude, ao Sul da península; esta península é separada do resto da ilha por um istmo que tem apenas 1,6 Km na sua mais fraca amplitude.

A ilha de Kos é em parte vulcânica e é considerada como ligeiramente ativa, devido às três fontes termais de origem vulcânica que se encontram: à Empros, Ágios Fokas e Santa-Irène (Agia Irini) (Piso Thermi), o último dificilmente acessível. Kos fazia parte de uma mesma montanha com as ilhas vizinhas Kalymnos, Nissiros e as outras ilhas circundantes; na sequência de tremores de terra e depressões de terreno, estas ilhas agora são separadas por um fosso de 70 m de profundidade.

O litoral de Kos, de 112 Km de comprimento, é relativamente linear, sem recortes importantes mas antes bonitas asas arenosas, fazendo o sucesso da ilha junto dos turistas.

PersonagensPersonagens
Para além de incontornável Hippocrate, a ilha de Kos viu nascer, ou acolheu, outras celebridades: a poeta bucólico Théocrite, nativo de Sicília (319-250 antes de J. - C.); o grande pintor chama dos sécs Cos, IVe antes de J. - C., contemporâneo Alexandre o Grande, do qual foi o único autorizado a fazer o retrato; Philétas Cos, de inventor do alexandrino e tutor de Ptolémée II Philadelphe, rei do Egipto.
EconomiaEconomia
A economia da ilha de Kos era girada tradicionalmente para a agricultura: para além de cereais (milho e trigo), a ilha produto as as das amêndoas, os os figos, as azeitonas, os tomates e a alface - outro nome do romano é “alface de Cos”. A vinha é cultivada igualmente, bem como ligeiramente de citrinos.

O turismo doravante tornou-se a atividade principal que emprega a maioria dos habitantes da ilha.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Os Transportes Aéreos
A ilha de Kos vista desde o ferry de Bodrum. Clicar para ampliar a imagem.O aeroporto “Hippocratis” de Kos encontra-se à 25 Km ao sudoeste da cidade de Kos, perto da cidade de Andimahia. Um ônibus público ligar o aeroporto ao centro da cidade para ligeiramente mais de 5 €; para o mesmo trajeto o táxi custa cerca de 20 €.

Além dos numerosos voos charters, Kos ligar por voos regulares de Aegean Airlines e de Olympic Airways com Atenas (de 2 à 3 voos por dia) e Rodes (de 2 à 3 voos Olympic Airways por semana).

Telefone do aeroporto: 00 30 22420 51229

Os Transportes Marítimos
Kos é uma das ilhas melhor servidas de Dodecaneso por várias companhias: ANEK Lines (www.anek.gr), Blue Star (www.bluestarferries.com), Hellenic Seaways (www.hellenicseaways.gr) et cetera.

O porto de Kos é uma escala de ferrys entre Rodes e o Pireu, o porto de Atenas. Numerosos itinerários diferentes com escalas de Kalimnos, de Leros, de Patmos, de Lipsi, de Amorgos, de Naxos, Paros, de Santorin ou de Syros. A travessia dura de 10 horas às 13 horas.

Kos também é servido desde Salónica uma vez por semana. À passagem, o ferry serve Lesbos, Chios, Samos e Kalimnos.

Ligação com Rodes com escala à Symi. Duração da travessia: de 4 às 7 horas.

Catamarãs ou hydroglisseurs para Rodes, Symi, Kalimnos, Patmos e Samos.

Os Transportes Rodoviários
Pode-se tornar-se mais ou menos por toda a parte em ônibus sobre a ilha de Kos; linhas e horários da companhia KTEL sobre ktelbus.com.

A estação rodoviária encontra-se Odos Vasileos Georgiou, à 100 m ao oeste da agência de Olympic Airways (ver plano da cidade de Kos).

Os ônibus urbanos da companhia DEAS cobre a aglomeração de Kos-ville, incluindo o Asclépiéion (linha 3), Platani e Ágios Fokas (linha 1). A maioria dos ônibus DEAS parte do acórdão central dos ônibus, ao Sul do porto.

Os arredores de Kos-ville podem ser visitados à duas rodas (numerosos alugueres de "scooter"s e de bicicletas escoicinham Kanari, ao norte do porto). As pequenas estradas da costa do norte, bastante planas, são também acessíveis à bicicleta.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assuntos próximos
A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu
A ilha de Symi em mar Egeu
A Rodes em mar Egeu
Assuntos mais largos
Página inicial
Dodecaneso em mar Egeu
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.