AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Platani, ilha de Kos

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A aldeia de Platani é uma localidade, cerca de 1700 habitantes, situada sobre a ilha de Kos emDodecaneso. A aldeia faz parte da comuna da cidade de Kos.

Platani apresenta a particularidade de ter importante uma minoria turca, e, acessoriamente, os melhores restaurantes de especialidades turcos da ilha. A aldeia possui uma mesquita.

EtimologiaEtimologia
O nome de Platáni (em grego: Πλατάνι) vem do grande plátano situado sobre o lugar central da aldeia; mas este nome é muito recente: data de 1964.

Anteriormente Platáni nomeava-se Kermetés (Germe em turco) porque tinha sido povoado por condenados deslocados de Kéramos (Κέραμος) na Ásia Menor, hoje Gökova em Anatólia turca. Posterior a Turquia invadiu a parte do norte de Chipre em 1964, as autoridades gregas decidiram substituir o nome turco da aldeia por Platani.

SituaçãoSituação

A aldeia de Platani encontra-se à três quilómetros ao oeste da cidade de Kos, a meio caminho entre Kos e o sítio arqueológico do Asclépiéion.

Após um circuito na montanha de Kos (Asfendiou, Zia, Paleo Pili, mont Dikéos), uma parada à Platani, para tomar um rafresco antes de retornar à Kos ou para jantar, é o mais agradável.

VisitasVisitas

O Cemitério Muçulmano
Pedras tumulares muçulmanas no cemitério turco de Platani à Kos (autor Paradasos). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Após a guerra grécoturca de 1919-1922, a maior parte dos Turcos da Grécia foi trocada contra Gregos da Turquia em 1923, quando os uns ou os outros não foram massacrados. Contudo, Dodecaneso sob a dominação italiana desde 1912, os Turcos de Dodecaneso escaparam à esta troca de população, de modo que permanecesse forte uma população turca sobre a ilha de Kos, cerca de 4000 pessoas, em especial na aldeia de Platani, então nomeado Kermetés.

Estes Turcos conservaram a sua identidade: tinham a sua limpa escola em língua turca, os seus comércios e, certamente, a sua mesquita. Após a invasão turca de Chipre em 1974, a escola foi convertida “em grego apenas” (posterior a Turquia tivesse proibido o grego nas escolas sobre as ilhas de Imbros e de Ténédos), e a aldeia foi rebatizada em Platani; por temor de represálias, numerosos Turcos deixaram a ilha de Kos para a Anatólia e, hoje, a população muçulmana de Platani não excede 50 famílias; únicos permaneceram os que possuiam comércios. Contudo a mesquita está sempre serviço e pode-se sempre ver mulheres muçulmanas com os cabelos cobertos.

O cemitério muçulmano de Platani é uma “das atrações” da aldeia. Existe também um cemitério judaico, perto do cemitério muçulmano: encontra-se num pinheiral, à 300 m após a saída de Platani em direção de Kos.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
RestaurantesRestaurantes
Restaurante Arap
O restaurante Arap (Αραπ) encontra-se sobre a estrada entre Kos e o Asclépiéion, sobre o grande lugar protegido da aldeia. Arap Memis, membro da comunidade turco da ilha, abriu o seu restaurante em 1955.

O Arap propõe pratos tradicionais gregos e turcos originários da Anatólia: kebab Iskender (carne grelhada ao molho tomate e o iogurte, acompanhado de batatas fritadas e pão árabe), yaourtlou (legumes fritos com iogurte e um molho ao alho)…

Miudamente a partir de 10 €; contar 25 €.

Aberto de Fevereiro em meados de novembro.

Telefone: 00 30 22420 28442

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Kos, ilha de Kos - Plano interativo
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade gréco-romaine
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade bizantina
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade medieval
A cidade de Kos, ilha de Kos - o castelo de Nératzia
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade otomana
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade italiana
A aldeia de Platani, ilha de Kos
A aldeia e a fonte termal de Empros, ilha de Kos
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.