AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Kefalos, ilha de Kos

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Kéfalos (em grego: Κέφαλος) é uma pequena cidade, cerca de 2500 habitantes, situada extremo ao oeste da ilha de Kos emDodecaneso. É uma localidade ligeiramente descorada que é sobretudo um ponto de passagem para a descoberta da península de Kéfalos, uma península ao relevo acidentado que se termina de maneira espetacular ao Cabo Krikello (Ακρωτήριο Κρίκελλο).

SituaçãoSituação

Metereologia e previsões
O istmo de Kéfalos sobre a ilha de Kos (autor Tedmek). Clicar para ampliar a imagem.Kéfalos encontra-se sobre uma península separada do resto da ilha de Kos por um istmo largo de 1600 metros.

Kéfalos é situado à 43 Km ao oeste da capital da ilha de Kos. Desde a cidade de Kos a estrada principal da ilha juntado Andimahia. Para além do aeroporto de Andimahia, a paisagem torna-se lunar, seguidamente a estrada chega sobre a península de Kéfalos; após ter contornado o golfo do mesmo nome. A estrada serpenteia seguidamente até a Kéfalos, pendurada em parte superior de um promontório. Kéfalos é também a extremidade do ônibus que vem de Kos; a cidade encontra-se à 15 Km do aeroporto.

A pequena cidade encontra-se ao bordo de um penhasco de desmoronamento e domina o seu porto, a aldeia de Kamari. Desde Kéfalos pode-se admirar, em perspectiva, uma grande parte da costa do sul da ilha de Kos.

VisitasVisitas

A aldeia de Kéfalos sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.O moinho de Papavasili à Kéfalos sobre a ilha de Kos (autor Michal Osmenda). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Kéfalos é velha uma aldeia agrícola construída ao bordo de um penhasco calcário dominado imponente pelo moinho à vento de Papavasilis. Perto do moinho à vento encontra-se “a Casa tradicional”, um pequeno museu das artes e tradições populares.

A gorda cidade é coroada pelas ruínas do seu castelo.

O Castelo de Kéfalos
A aldeia de Kéfalos sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.Os magros ruínas do castelo de Kéfalos encontram-se exatamente ao oeste da pequena cidade.

O castelo foi edificado pelos Cavaleiros Hospitalares de São João, dos sécs momento decisivo do XIVe e XVe, sobre as fundações fortification anterior que data do XIIIe século. Aquando da invasão turca de Kos em 1457, o castelo de Kéfalos, com os castelos de Paléo Pyli e de Andimahia, serviu de refúgio para os 12000 habitantes de Kos.

Do pé do muralha do castelo, tem-se uma vista esplêndida sobre o golfo de Kéfalos, a ilha vulcânica de Nissiros e a península de Datça em Anatólia.

Basilique Santo Estêvão (Ágios Stefanos)
As ruínas basilique paléochrétienne Santo Estêvão (Ágios Stefanos, Άγιος Στέφανος) encontram-se sobre um promontório rochoso situado sobre a costa sudoeste, ao leste da aldeia de Kamari, exatamente ao lado das construções do antigo Clube Mar Mediterrâneo.

Basilique Santo Estêvão realmente era constituído dois basiliques gémeos: uma grande igreja ao Sul do promontório e outra, mais pequena, ao norte; os dois basílicas, datados século V à Vida século após J. - C. (de 496 à 554) - com adições ulteriores - tinham conjuntamente um batistério. Nessa época, o antigo santuário ligar ao ilhéu de Kastri por uma ponte, que foi destruída atrasado por um tremor de terra.

As ruínas basilique Santo Estêvão à Kéfalos (autor bazylek100). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).O basílica do Sul era um basílica à três naves com dois alinhamentos de colunas, uma abóbada semicircular ao leste e um narthex retangular ao oeste. A nave central era separada por uma balaustrada de mármore, da qual única é conservada a pedra angular. O narthex tinha duas entradas, uma ao oeste e um a um nível inferior. Os solos da igreja são cobertos de bonitos mosaicos que representam pássaros, enquanto as partes conservadas dos muros mostram uma decoração esculpida. Os mosaicos são abrangidos de cascalhos miúdo para proteger-o das intempéries.

Basilique Santo Estêvão (Ágios Stefanos) perto de Kéfalos sobre a ilha de Kos (autor Michal Osmenda). Clicar para ampliar a imagem.O basílica do norte era igualmente à três naves, mas mais de pequena dimensão. O traço mais característico, é que as três naves eram formadas partir de colunas e pilares em alternância. Aqui também, encontramos o arco semicirculares ao leste, onde uma parte do trono, composto de mármore, ainda é preservada.

Fora, ao sudeste, encontrava-se uma construção retangular, cujo único plano ao solo pôde ser reconstituído, com os vestígios de pia batismal retangulares; esta construção, parece ter servido de batistério para as duas igrejas.

O grande vestíbulo foi construído ulteriormente ao oeste do basílica, talvez dos sécs Vida ou VIIe após J. - C.; uma grande escada permitia aceder.

O sítio foi posto ao dia em 1932 pelo arqueólogo italiano Luciano Lorenzi, e escavado de 1935 à 1943. Cerca de bonitas colunas ioniennes foram retificadas perto da margem, algumas das quais de novo desmoronaram desde os anos 1980.

Ágios Stefanos constitui um dos monumentos mais importantes de Kos.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Kamari, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos - o Sul da península
Assuntos próximos
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu
A ilha de Symi em mar Egeu
A Rodes em mar Egeu
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.