AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Asfendiou, ilha de Kos

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Asfendiou é uma aldeia de montanha da ilha de Kos emDodecaneso, que conta cerca de uma centena de habitantes permanentes.

O Asfendiou (Ασφενδιού) designa também um conjunto de aldeolas situadas em redor da aldeia de Asfendiou ele mesmo: Ágios Dimitrios, Asomati, Zia e Lagoudi; estas aldeolas são aninhadas no meio da única floresta natural da ilha, sobre a vertente do norte do Monte Dikeos.

SituaçãoSituação

Metereologia e previsões
Asfendiou é situado à 14 quilómetros ao sudoeste da cidade de Kos na parte centre-est da ilha de Kos.

Acede-se à Asfendiou, desde a estrada principal de Kos, tomando uma pequena estrada de montanha sobre a esquerda a nível de Zipari, à 7,5 Km de Kos. Desde Zipari, a pequena estrada sinuoso escala sobre o flanco do norte do monte Dikeos; após 3 Km, a primeira aldeola que encontra-se é Evangelistria, onde importante uma encruzilhada, perto da igreja paroquial, conduzida à Lagoudi e Amaniou ao oeste, Asomati ao leste e Zia montando oposto.

Desde a estrada principal de Kos, após Zipari, uma outra pequena estrada discretamente indicada conduz diretamente à Lagoudi.

A estação balnéaire o mais parentes possível de Asfendiou é a de Tigkaki.

VisitasVisitas

Asfendiou tem uma arquitectura muito interessante; as suas pistas estreitas, às casas branqueadas à cal e os jardins florescidos, escondem cerca de charmantes igrejas bizantinas.
A Igreja Santa Maria
A Igreja Santa Maria foi edificada ao início do XIXe século ao lugar de uma igreja mais antiga.
A igreja do Dormition à Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.A igreja do Dormition à Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.A igreja do Dormition à Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Michal Osmenda). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).
A Aldeia de Asomati
A aldeola de Asomati, ou de Asomatos (Ασώματος), tornou-se progressivamente um bairro de Asfendiou, com uma vintena de aldeões e de velhas casas abandonadas em cursos de restauração por estrangeiros. Asomati é poupado pelo turismo e conservado o seu caráter tradicional, com pequenas casas de pedra e ruas pavimentadas.

A aldeola tira o seu nome da igreja de Asomaton Taxiarchon que constituia o centro da vida da aldeola.

A Igreja de Asomaton Taxiarchon
A igreja de Asomaton Taxiarchon à Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.A igreja de Asomaton Taxiarchon (Ασωμάτων Ταξιαρχών), ou seja a igreja “dos arcanjos desencarnados” é dedicada aos arcanjos Michel e Gabriel. Data do fim do XVIIIe século e contem bonitos ícones incrustados.

A igreja de Asomaton Taxiarchon à Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Michal Osmende). Clicar para ampliar a imagem.

A Aldeia de Lagoudi
O mosteiro de Lagoudi perto de Asfendiou sobre a ilha de Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.O mosteiro de Lagoudi à Kos (autor Marielle). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A aldeola de Lagoudi (Λαγούδι) encontra-se cerca de um quilómetro ao leste do bairro Evangelistria de Asfendiou.

Se pode-se visitar a igreja Saint-Jean-l' Evangelista (Ágios Ioannis Theologos, Άγιος Ιωάννης ο Θεολόγος) construído no meio dos balanços. Santo Jean é festejado lá o 8 de maio.

A Aldeia de Ágios Dimitrios
A aldeola abandonada de Ágios Dimitrios sobre a ilha de Kos (autor giorgos-nes-7). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A aldeola de Ágios Dimitrios é situada à 2 Km ao leste de Zia, ao longo da má estrada que ligar Zia ao Asclépiéion (à 7 Km). Ágios Dimitrios também é nomeados Haihoutes, do nome da família otomana que teria fundado a aldeola.

A aldeia hoje é abandonada com excepção de cerca de casas restauradas ao lado da bonita igreja Santo-Dimitri (Άγιος Δημήτριος). A igreja Santo-Dimitri é uma igreja só uma uma nave, com pronaos à dois andares.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
O Asfendiou conheceu a prosperidade entre 1850 e 1940, graças à viticultura e a cultura da oliveira, do tomate e o tabaco na planície fértil do norte da ilha, onde encontram-se hoje as aldeias de Linopoti e de Zipari. A residência principal das famílias estava nas aldeias da montanha, mas tinham também pequenas casas na planície.

As aldeias do Asfendiou foram despovoadas fortemente pelo desenvolvimento do turismo sobre a costa; pelo contrário residentes estrangeiros instalam-se para restaurar velhas as casas tradicionais.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Tigkaki, ou Tigaki, ilha de Kos
A aldeia de Zipari, ilha de Kos
A aldeia de Zia, ilha de Kos
Assuntos próximos
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu
A ilha de Symi em mar Egeu
A Rodes em mar Egeu
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.