AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Zia, ilha de Kos

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A aldeia de Zia é mais elevada das cinco aldeolas que constituem a comuna de Asfendiou sobre a ilha de Kos. Era uma aldeia tradicional, de 200 habitantes, cercada de madeiras, fontes frescas, e pomar de nogueiras e outras árvores fruteiros.

A aldeia é infelizmente cada vez mais gangrena pelo turismo, todas as agências de turismo da ilha que tem ao seu programa o famoso “deitar de sol de Zia”, seguido “de noites gregas” medíocres em tabernas.

EtimologiaEtimologia
À cimeira do monte Dikeos encontrava-se um antigo lugar de culto dedicado à Zeus (Dia).

Zia escreve-se em grego Ζία.

SituaçãoSituação

A aldeia de Zia é à cerca de 15 Km ao oeste da cidade de Kos e não muito distante Pyli. Tomar à direita saindo de Asfendiou.

A situação de Zia, à 350 m de altitude sobre as inclinações do Monte Dikeos, permite um largo ponto de vista sobre uma grande parte da ilha de Kos, as ilhas vizinhas ao norte de Kos e sobre a costa ocidental da Anatólia.

Sobre a costa do norte da ilha apercebe-se antigo o pântano salino de Alikes ao lado da aldeia de Tigkaki.

VisitasVisitas

Zia encontra-se ao pé da montanha e perto da famosa fonte Kefalovrissi, cuja água atravessa Zia do Sul ao norte, regando os jardins e alimentando em água os moinhos da região.

Sobre o lado do norte da montanha, ao Sul de Zia, encontram-se três igrejas: mais ao Sul, a igreja São Jorge Theriotis, a igreja Santa Maria Kiparissiotisas, e, perto da fonte Kefalovrissi, a igreja da Apresentação da Virgem Marie (Kouvoukliani), pequena igreja nef.

Deitar de sol à Zia sobre a ilha de Kos (autor Hihawai). Clicar para ampliar a imagem.A pressão turística é muito forte à Zia: as casas tradicionais transformaram-se em lojas para turistas, vendendo, pá-misturar, as das lembranças kitsch, os tapetes, as cerâmicas ou as especiarias. O lugar principal é delimitado de tabernas.

São os seus famosos couchers de sol que atraem até à seis ônibus de turistas por noite: são com efeito espetaculares.

O Monte Dikeos
O monte Dikeos visto desde a aldeia de Zia à Kos (autor Cyberchemist). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Zia é o ponto de partida para montar ao monte Dikeos, ou Dikaios, (Όρος Δίκαιος) que é o ponto culminante da ilha de Kos, à 846 m de altitude. Desde Zia, é necessário prever de um à duas horas para atingir a cimeira, sem gordas dificuldades se não haja vento (500 m de afundado); a vista desde a cimeira vale a penalidade.

A capela do Cristo sobre o monte Dikeos à Kos. Clicar para ampliar a imagem.À cimeira do monte Dikeos encontra-se o mosteiro do Cristo Salvador, igualmente chamado Cristo exatamente, fundado ao XIe século pela monge de Kos Arsenios Skinouris (em 1079). O topônimo Dikeos quer de resto dizer “direito”, “exatamente”. O nome completo do monte é exatamente Christos Dikaios, Cristo.

A montanha nomeava-se na Antiguidade Oromedon (Ωρομεδών); os escultores antigos de Kos haver a pedra nas suas antigas carreiras de mármore.

À cimeira, encontra-se também um abrigo em bom estado para os caminhantes que haver a noite, e igualmente uma cruz gigante do melhor gosto, feita de dois tubos de esgoto PVC preenchidos de betão…

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
RestaurantesRestaurantes
Restaurante Kefalovrissi
O restaurante Kefalovrissi (Κεφαλόβρυση) é à 1,5 Km do centro de Zia, isolado à cimeira da aldeia; atinge-o-se à pé por uma escada.

Horários: bastante imprevisíveis (desde abril até outubro). Informar-se por telefone.

Telefone: 00 30 22420 69605

Preço: de 10 à 15 €.

Magnífico terraço sobre o teto ao pé do monte Dikeos, pendendo sobre o conjunto da ilha.

O Kefalovrissi propõe pratos do dia tradicionais como o pansetta ou bakaliaros, e cupões mezedhes.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Tigkaki, ou Tigaki, ilha de Kos
A aldeia de Zipari, ilha de Kos
A aldeia de Zia, ilha de Kos
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.