AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia de Tigkaki, ou Tigaki, ilha de Kos

[Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Tigkaki e o lago de Alikes visto desde Zia à Kos (autor GanMed64). Clicar para ampliar a imagem.Tigkaki é uma pequena estação balnéaire da costa do norte da ilha de Kos, com uma vista sobre a ilha de Psérimos. Desde Tigkaki, apercebe-se também as silhuetas de Kalymnos e a península de Bodrum na Turquia. A aldeia conta apenas cerca de centena de residentes permanentes.

A estação era tradicionalmente o lugar de veraneio dos habitantes das cidades da montanha (Asfendiou, Zia, Pyli…) ; mas a estação conheceu um desenvolvimento importante durante as últimas décadas, com a construção de hotéis e de apartamentos ao longo da sua costa de areia branca, mas também dentro das terras agrícolas.

EtimologiaEtimologia
Tigkaki às vezes é escrito Tigaki, ou ainda Tingaki, e escrito em grego Τιγκάκι.

SituaçãoSituação

Metereologia e previsões
A aldeia de Tigkaki é situada à 11 Km ao oeste da cidade de Kos, à 7 Km ao norte da cidade de Asfendiou, e cerca de quilómetros da estação de Marmari da qual é separada pelo lago salgado de Alikes.

Desde Kos, pode-se tornar-se à Tigkaki pela estrada principal que atravessa a ilha sobre qualquer seu comprimento, saindo sobre a direita à Zipari. Contudo é mais agradável emprestar, desde Kos, à uma pequena estrada que parte da saída sudoeste de Kos; esta pequena estrada, calma e mais ou menos planas, serpenteia através das terras agrícolas no meio dos campos de melancias e de tomates.

VisitasVisitas

A Praia de Tigkaki
Uma praia de Tigkaki à Kos (autor H. Zell). Clicar para ampliar a imagem.Tigkaki possui uma das mais bonitas praias de areia da ilha de Kos. As águas da praia são muito pouco profundas fazendo uma praia ideal para as famílias com crianças inferior idade e para os que não são de bons nadadores. Há quase sempre também da brisa ao longo de esta costa, que permite a prática da tábua à vela.

A praia é longa e estreito, e bastante frequentado, mas mais vai-se para o sudoeste, mais alarga-se e afasta-se da circulação da estrada.

Ligeiramente antes da praia de Tigkaki, encontra-se a praia de Boat Beach (devido à presença de um barco naufragado de navio) que é frequentado menos.

O Lago Salgado de Alikes (Alyki)
O lago salgado de Alikes sobre a ilha de Kos (auteur Gan Med64). Clicar para ampliar a imagem.Ao oeste de Tigkaki, entre Tigkaki e a estação balnéaire de Marmari, encontra-se o lago salgado de Alyki (Αλίκη), cujos pântanos salinos produziram até à 1000 toneladas de sal por ano. Hoje, o lago tornou-se um parque natural protegido onde é agradável passear-se e de descobrir a fauna aquática. Após um inverno húmido, o lago é de água até ao mês de Julho.

Flamingos recortar sobre o lago de Alikes à Kos (auteur Atli Hardarson). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).À primavera, em março e em abril, o pântano de Alykes é uma parada apreciada pelos pássaros migratórios, em especial os flamingos recortar (Phoenicopterus roseus) que pode-se ver em voo ou alimentando-se na água pouco profunda do pântano.

O pântano é separado da margem por uma barreira de dunas de um à dois metros de altura; a nível da efluência do pântano encontra-se uma zona nidification de tartarugas de mar caouanne, ou de tartarugas carette (Caretta caretta).

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
É sobre estas praias de areia, entre Lambi e Tigkaki, que desembarcaram os bandos do Wehrmacht em 1943, para reconquistar a ilha de Kos após a capitulação da Itália.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
HotéisHotéis
Capo di Kos
Em 2012, o operador turístico francês FRAM abriu à Tigkaki um hotel-clube Framissima, Capo di Kos, bem como um Framéco, o Corali.
RestaurantesRestaurantes

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Tigkaki, ou Tigaki, ilha de Kos
A aldeia de Zipari, ilha de Kos
A aldeia de Zia, ilha de Kos
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.