AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A aldeia e a fonte termal de Empros, ilha de Kos

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Empros principalmente é conhecido para a sua fonte termal que alimenta uma bacia artificial onde o banho é uma das atrações da ilha de Kos.
EtimologiaEtimologia
Os banhos de Empros, ou de Embros, (em grego: Εμπρός Θέρμες) também é nomeado Therma Loutra (Θερμά Λουτρά).

SituaçãoSituação

Empros é situado sobre a costa sudeste da ilha de Kos à 12 Km da cidade de Kos, após o cabo Saint-Phocas (Ágios Fokas, Άγιος Φωκάς) (à 9 Km de Kos), muito à extremidade da estrada costeira do sudeste.

VisitasVisitas

A fonte termal de Empros à Kos (autor Cyberchemist). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A fonte de Empros salta de uma caverna e escoa-se através de um pequeno canal até à uma bacia artificial arranjada sobre a margem de Mar Egeu através de um dique de balanços. Como vociferam-o de inverno dispersam geralmente o dique, a bacia é reconstrói cada mês de Abril e altera de um ano ao outro. Em redor da bacia encontra-se uma praia de rolos.

A bacia da fonte termal de Empros à Kos (autor Cyberchemist). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A água salta da fonte à uma temperatura de 80° Celsius e mistura-se à água de mar na bacia de 25 m ² (10 m de diâmetro); a água da bacia tem uma temperatura média de 35° à 40° conforme encontra-se-se mais ou menos parentes da fonte.

Liberação gasosa da fonte termal de Empros (autor Cyberchemist). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A água termal de Embros contem principalmente o dióxido de carbono mas também pequenas quantidades de outros gáses, incluindo um vestígio de sulfureto de hidrogénio, que liberta um odor de enxofre. Esta água teria virtudes terapêuticas provadas contra as doenças da pele, as vias respiratórias, os olhos e as perturbações musculares. Em todo caso, o banho, na água termal misturada à água de mar, tem efeitos que liberam, particularmente apreciados à deitar do sol ou após.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
A estrada de acessos à fonte termal de Empros à Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.Pode-se tornar-se à Fonte termal de Empros em automóvel ou ônibus.
  • em automóvel, é necessário saber que o pequeno estacionamento perto da fonte está geralmente cheio a partir de 11 horas da manhã, mas há outro estacionamento perto do acórdão de ônibus; de mais, sobre o último quilómetro, a estrada transforma-se segue de terra.
  • em ônibus, pode tomar o ônibus n° 5 desde Cos (última partida para 18:00); o trajeto dura de 15 à 20 minutos.

Não há horários de abertura e é gratuito, mas a fonte de Embros é frequentada muito às horas de alta tecnologia (partir de 9 horas da manhã): vale melhor lá tornar-se à levantar do sol para aproveitar plenamente. Alguns banham-se à deitar do sol ou na noite, mas vale melhor então prever uma iluminação.

Horas de visitaHoras de visita
RestaurantesRestaurantes
A taberna Therma da fonte termal de Empros à Kos (autor Karelj). Clicar para ampliar a imagem.Ao lado da fonte encontrava-se uma velha taberna, o Taverna Therma, hoje fechado, que propunha pratos de peixe a um preço acessível: em especial do papagaio, do peixe-espada ou o atum.

Há agora, exatamente ao lado da bacia, um café que serve das bebidas e as natas congeladas.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A cidade de Kos, ilha de Kos - Plano interativo
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade gréco-romaine
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade bizantina
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade medieval
A cidade de Kos, ilha de Kos - o castelo de Nératzia
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade otomana
A cidade de Kos, ilha de Kos - a cidade italiana
A aldeia de Platani, ilha de Kos
A aldeia e a fonte termal de Empros, ilha de Kos
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos - Mapa interativo
A cidade de Kos, ou Cos, ilha de Kos
O sítio do Asclépiéion Kos, ilha de Kos
A cidade de Asfendiou, ilha de Kos
A cidade de Pyli, ilha de Kos
A cidade Andimahia, ou Antimachia, ilha de Kos
A cidade de Kardamena, ilha de Kos
A cidade de Kefalos, ilha de Kos
A ilha de Kos em mar Egeu - a história da ilha
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.