AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade de Rodes, Rodes

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

FotografiasFotografias

A cidade de Rodes vista do oeste. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Mapa da cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mapa turístico da cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade de Rodes oferece dois aspectos totalmente diferentes, por um lado, ao leste, uma cidade medieval, formada de um labirinto de pistas pavimentadas de rolos e superadas de arcos de sobreposição, apoiando os muros no caso de tremor de terra, delimitada remparts criados pelos cavaleiros de São João, e por outro lado, ao norte e o oeste, uma cidade nova composta hotéis, de restaurantes e caixas de noite e de construções construídas pelos Italianos na época de Mussolini.
A cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A capital cultiva a originalidade da ilha: hellène na alma, bizantina na memória, oriental no caráter e definitivamente grego para todo o resto.

A cidade de Rodes com efeito é constituída de três cidades diferentes:

  • a cidade antiga construída em 408 antes de J. - C. e que foi restaurada: se encontra as ruínas do templo de Zeus, de Athéna e Apollon, a fase, o ginásio e o teatro;
  • a cidade medieval que é caracterizada pela arquitectura gótico, com o Hospital, escoicinha-o dos Cavaleiros e certamente o palácio dos Grandes Mestres, que acolhe mosaicos antigos e uma colecção de móveis de estilo ocidental. Na cidade baixa, a arquitectura gótico mistura-se com mesquitas e banhos públicos construídos durante o período otomano.
  • a cidade moderna que é cosmopolita, com os seus hotéis e os seus edifícios.

Mas é sobretudo a lembrança dos cavaleiros de São João que é mais notável. Estes vigias do Santo-Sepulcro, à Jerusalém houve admirável uma cidade medieval hoje inscrita ao património mundial da UNESCO. Se penetra-se por portas monumentais abertas num elevado muralha e se descobre através do labirinto das suas velhas ruas a arquitectura magnificamente preservada da fortaleza do Palácio dos Grandes Mestres ou a rua dos Cavaleiros, com as suas antigas pousadas de pedra decoradas às armas das diferentes casas.

O Colosso de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.É não distante lá que tinha-se o famoso Colosso de Rodes, uma das Sete Maravilhas do mundo antigo hoje simbolizado pelas duas colunas superadas, uma de um cervo, o outro de uma cerva, e que guardam a entrada do porto do Mandraki, cercado de fortes medievais, moinhos antigos, mesquitas aos minaretes élancés e palácios venezianos.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Mapa da cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Vista geral da cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A habitada desde mais a elevada antiguidade, Rodes participou às civilizações, aerodínamo, seguidamente dorienne. Em contrapartida, a fundação da cidade própria, obra de Hippodamos de Painço, data apenas do 408 antes de J. - C. Mas a cidade tomou muito rapidamente ao passar a ser uma grande importância, uma grande potência marítima, bem como o centro de uma civilização hellénistique perfeito. É de resto nessa época que foi erigido o famoso colosso de Rodes, uma das sete maravilhas do mundo antigo, mas que um tremor de terra destruiu cinquenta anos após a sua construção!

Gravura de Rodes de 1597 por Giacomo Franco (1550-1620). Clicar para ampliar a imagem.A cidade fez parte do império romano de Oriente antes de tornar-se, entre 1309 e 1522, a capital de aproximadamente os Hospitalar de santo Jean de Jerusalém. Foi tomada pelos turcos em 1522, à saída de uma sede memorável; fez seguidamente parte do império ottoman até 1912.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Mapa interativo da cidade de Rodes, Rodes
A cidade antiga de Rodes
O porto de Mandraki à Rodes
O porto de comércio de Rodes
O porto de Acandia à Rodes
A cidade medieval de Rodes
O bairro hebreu de Rodes
O bairro turco de Rodes
A cidade moderna de Rodes
Assuntos próximos
Mapa interativo da Rodes
Informações turísticas sobre Rodes
A geografia de Rodes
A história de Rodes
A cidade de Rodes, Rodes
A costa ocidental de Rodes
A costa oriental de Rodes
A costa meridional de Rodes
A flora e a fauna de Rodes
Assuntos mais largos
Página inicial
A ilha de Kos, ou Cos, em mar Egeu
A ilha de Symi em mar Egeu
A Rodes em mar Egeu
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.