AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

O bairro turco de Rodes

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

FotografiasFotografias

A torre do relógio de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Velha rua do mercado à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Pista à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Uma rua do bairro turco à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Casa do bairro turco à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Vista do bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O bairro turco (Tourkikí Sinikía) (XVIe século/XVIIIe século) é a antiga “cidade” ou “burgo”, chamado Chora pelos Gregos, ao Sul/sudestes do Collachium, que protegia em 1522 cerca de 5.000 habitantes e abundava de igrejas, frequentemente de origem bizantina. _ fio ano, palácio e fundação caritativo se ser multiplicar este bairro: tribunal de comércio, archevêché, Hospício de Santa Catarina, et cetera.

Cordeiro pascal no bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Os Otomanos estabeleceram-se na cidade fortificada, enquanto os habitantes gregos duram mudar para a cidade nova (Neo Chorio) ao lugar do Rodes moderno de hoje. Durante os anos da ocupação turca, a velha cidade incumbia exclusivo aos Turcos e judeus. Os Gregos eram autorizados de entrar velha na cidade apenas durante o dia e os que eram tomados lá após caído da noite eram susceptíveis de ser decapitados.

SituaçãoSituação

O bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O bairro turco situa-se ao sudoeste da velha cidade e é delimitado pela rua Socrate (Sokratous) ao norte e o escoicinhado Périclès (Perikleous) ao leste.
O bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

O bairro turco
Os Otomanos deixaram cerca de vestígios da sua longa ocupação: inúmeros échoppes recordam o antigo vazar, fontes turcas reinam sobre o cada lugar, casas construídas sobre abóbadas alinham-se nas pistas, varandas tipicamente otomanas foram acrescentadas às casas.
Fonte turca coloca Hippocrate à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Fonte turca, lugar Hippocrate à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Casa otomana à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Porta de mesquita à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Uma pista do bairro turco de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A igreja Saint-Kiriaki perto da Porta São João à Rodes. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
O bairro turco de Rodes fotografado por Lucien Leroy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.Muitas igrejas cristãs foram convertidas ao culto islâmico depois de 1523, como a igreja dos Santos Apóstolos (mesquita Soliman), Kavakli Mestchiti ao lugar de um basílica cristão primitivo, Démirli Djami sobre o sítio de uma igreja bizantina, a igreja Ágios Phanourios (mesquita Péial ED Din Djami), Abdoul Djelil Djami, a igreja Agia Triada (Dolapli Mestchiti), ao lado à direita, a igreja Agia Paraskévi (mesquita Taketji).

A igreja Agia Triada ou mesquita Dolapli à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A transformação de uma igreja em mesquita (djamì) fazia-se pela adição de um minarete e uma fonte. As igrejas bizantinas que foram transformado em mesquitas ou madrasas (escolas islâmicas) retomaram desde a reconquista a sua aparência original, ainda que em certos casos, um portal ou um minarete truncado traísse a sua utilização durante a ocupação otomana.

Permanece catorze antigas mesquitas, quase muito do XVIe século

Outras construções também foram adaptadas aos costumes turcos mas, a partir da partida dos Turcos, muitos vestígios foram destruídos ou desmontados, mesmo se permanecesse à Rodes uma comunidade muçulmana que tem as suas limpas instituições culturais e religiosas.

Fotografia de Rodes Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.Visto dos muralhas do leste à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
Rua ao pé dos muralhas de Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.Rua ao pé das torres à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.Rua ao pé de uma torre à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A Torre do Relógio
Saindo do Palácio dos Cavaleiros pela direita, chega-se quase imediatamente pela rua Orfeos ao lugar Soliman onde cria-se à esquerda a torre do Relógio (Pirgos toda a obra de Orologiou), do XIXe século, (de trás a mesquita Soliman), torre à três andares, dom de Tachti Pacha aos Turcos aquando da sua passagem à Rodes em 1851 enquanto que tornava-se na Inglaterra. A torre foi construída sobre o lugar de uma torre medieval de guarda.

A torre servia de observatório.

Desde a cimeira do relógio, a vista panorâmico sobre a cidade é magnífica.

Torre do relógio. Clicar para ampliar a imagem.Torre do relógio. Clicar para ampliar a imagem.Torre do relógio. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A torre está aberta todos os dias de 9:00 à 1:00 o verão (se não até a 17:00).

Tarifa de entrada: 6 € com uma bebida gratuita sobre o terraço do café (reduções e gratuito para as crianças).

A torre do relógio à Rodes visto desde o palácio dos Grandes Mestres. Clicar para ampliar a imagem.Torre do relógio à Rodes, noite. Clicar para ampliar a imagem.Visto dos muralhas do leste à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Socrate
Rua Socrate à Rodes, ao crepúsculo. Clicar para ampliar a imagem.A rua Socrate (Sokratous), muito afreguesada, era a via principal do vazar. Retoma o traçado do recinto que fechava o Collachium ao Sul.

Rua Socrate à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

A Mesquita do Aga
Minarete da mesquita do Aga à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Bairro turco de Rodes - Mesquita do Aga. Clicar para ampliar a imagem.Percorrer a rua Socrate até à antiga mesquita do Aga (Aga Djami), a meio caminho da rua, ao ângulo da rua Fanourios, que quebra o alinhamento de lojas.

Um aga era um comandante de guarnição ottoman.

A Mesquita Soliman
Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ao ângulo da rua Socrate, elabora-se a mesquita Soliman Magnífica (XVIe século), mais importante a mesquita de Rodes, fundada imediatamente depois a sede de 1522 sobre o sítio da igreja bizantina dos Santos Apóstolos (Aghioi Apostoli).

Mesquita Soliman à Rodes, portal. Clicar para ampliar a imagem.A mesquita, à vasta cúpula central e as pequenas cúpulas laterais, é acessível por um elegante portal do Renascimento italiana.

Mesquita Soliman à Rodes antes da sua restauração. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita Soliman à Rodes antes da sua restauração. Clicar para ampliar a imagem.A mesquita Soliman foi reconstruída ao XIXe século

Foi reaberta ao público em 2005 após 18 anos de trabalhos de restauração, nomeadamente do seu minarete de 34 m de parte superior.

Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O seu minarete de pedra serve de ponto de marcador quando mete-se-se nas pistas.

Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Janela de uma casa otomana à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Vista da mesquita Soliman de Rodes desde a torre do relógio. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita Soliman à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Biblioteca Turca
Biblioteca otomana de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.De outro lado da rua Ipodamou, a biblioteca turca de Ahmet Havuz, foi construída em 1794 em comemoração da sua visita à Rodes; contem a crónica da sede de Rodes em 1522 e possui manuscritos árabes e persas, bem como corans enluminés.

 

Biblioteca muçulmana de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Biblioteca muçulmana de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Biblioteca turca de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Andronicou
Rua Andronicou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Passa-se na frente do teatro de cheio ar onde desenrolam-se espetáculos folclóricos.
A Rua Santo Fanouriou
Cidade medieval de Rodes, igreja Ágios Fanorios. Clicar para ampliar a imagem.Na rua Santo Fanouriou (Ágios Phanourios) encontra-se a igreja do mesmo nome (XIIIe século) decorada de frescos. Foi transformada em mesquita sob a ocupação otomana (mesquita Pial-ed-din).

No bairro, de trás o seu pórtico gótico, encontram-se as ruínas da grande igreja “Demirli Djami” (do XIVe século) na forma de cruz inscrita e decorada de frescos. Foi destruída por um bombardeamento inglês aquando da Segunda Guerra mundial.

Rua Santo Fanouriou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Santo Fanouriou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Santo Fanouriou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Rua Santo Fanouriou à Rodes perto da rua Ergiou. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Rua Santo Fanouriou à Rodes perto da rua Ergiou. Clicar para ampliar a imagem.Rua Fanourios à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Thucydite
Rua Thucydite à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Thucydite à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Zinonos
Rua Zinonos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Ergiou
Tribunal da pousada de juventude, escoicinha Ergiou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Ergiou encontra-se a pousada de juventude de Rodes (para os aventureiros…)
A Mesquita de Moustafa
Minarete da mesquita de Mustafa à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita de Moustafa à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Desde a rua Fanourios, girar à direita na rua Zininos que conduz ao lugar Arionos onde cria-se a mesquita de Moustafa (Dzami Moustafa) do XVIIIe século (1765).
Os Banhos Turcos
Sobre o lugar Arionos (Plateia Arionos), o banho turco (Dimotika Loutra); este hammam do XVIe século, recentemente tem sido restaurado. A construção era anteriormente a capela de Franciscains, ao lado da qual encontrava-se o túmulo do Grande Soberano Robert de Juillac, morto em 1377.

O hammam (banhos quentes de vapor) depende da comuna; está aberto aos homens e as mulheres em duas salas separadas. Vir com a sua toalha e o seu necessário de toilet.

Os banhos são abertos de terça-feira a sábado, de 11:00 à 19:00 Grande afluência da população de Rodes o sábado.

Tarifa de entrada: terça-feira, quinta-feira e Sexta-feira: 3 €; quarta-feira e sábado: 2 €.

A Mesquita de Recep Pacha
Mesquita de Recep Pacha e mesquita de Moustafa à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A mesquita de Recep Pacha (1588) é situada lugar Dorieos, ao leste de Ágios Phanourios; se pode-se verem cerca de fragmentos de cerâmica e os elementos de uma igreja bizantina. A mesquita é deixada ao abandono; pode-se também ver a fonte contígua onde os muçulmanos faziam as suas abluções.
Lugar Dorieos à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Mesquita de Recep Pacha à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Fonte da mesquita de Recep Pacha à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Ipodamou
Rua Ippodamou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Homero
Rua Omirou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Omirou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Rua Homère à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Rua Homère à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Demóstenes
Rua Démosthène à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Mesquita Ibrahim Pacha
Mesquita Ibrahim Pacha à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A mesquita Ibrahim Pacha (1531) é situada ao oeste da rua Pythagoras; é mais antiga a mesquita conservada mas que sofreu modificações recentes (alterado por volta de 1930).

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
Odós Sokratous GR - 851 00 Ródos (Nissí Ródos)
RestaurantesRestaurantes
Romios
15 rua Sophocle

Telefone: 00 30 22410 25549

Restaurante Romios à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Restaurante Romios à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Restaurante Romios à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
Mapa interativo da cidade de Rodes, Rodes
A cidade antiga de Rodes
O porto de Mandraki à Rodes
O porto de comércio de Rodes
O porto de Acandia à Rodes
A cidade medieval de Rodes
O bairro hebreu de Rodes
O bairro turco de Rodes
A cidade moderna de Rodes
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da Rodes
Informações turísticas sobre Rodes
A geografia de Rodes
A história de Rodes
A cidade de Rodes, Rodes
A costa ocidental de Rodes
A costa oriental de Rodes
A costa meridional de Rodes
A flora e a fauna de Rodes
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.