AlbâniaAlemanhaInglaterraArméniaPaís bascoBielorússiaBulgáriaCatalunhaCroáciaDinamarcaEspanhaEstóniaFinlândiaFrançaGalizaPaís de GalesGeórgiaGréciaHungriaIrlandaIslândiaItáliaImpério romanoLetóniaLituâniaMacedóniaMaltaNoruegaPaíses BaixosPolóniaPortugalRoméniaRússiaSérviaEslováquiaEslovéniaSuéciaChéquiaUcrânia
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.
Busca personalizada

A cidade medieval de Rodes

[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Grécia] [Via Gallica]
Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]Página editada

FotografiasFotografias

A cidade medieval de Rodes - Pista de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista com arco-boutants à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
A cidade medieval de Rodes - Gravura imaginária de Rodes por H. Schnebel, Nuremberga, 1493. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Mapa turístico da velha cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A Cidade Medieval de Rodes, a velha cidade (Paleá Polimento), constitui um conjunto civil e militar medieval disposto crescendo em redor do porto de comércio. Obedece à divisão, clássica em Ocidente, entre cidade elevada, ao norte, e cidade castral, ao Sul/sudestes (a Cidade, chamada Hora pelos Gregos).

A cidade medieval de Rodes - Mapa da cidade de Rodes em grego. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

A cidade medieval de Rodes - Muralha interno ou vestígio dos muros bizantinos à Rodes? Escudos Hélion Villeneuve e de Orsini. Clicar para ampliar a imagem.Para além do muralha externo, outro muralha dividia transversalmente a cidade em duas partes desiguais com ao Sul parte mais vasta, a cidade propriamente dita, onde habitavam os Gregos, os civis Honestos, os Hebreus e atrasado os Turcos, e a parte do norte, o Kastello ou Collachium que compreende exclusivamente as construções dos Cavaleiros. Este muralha interno, hoje desaparecido, era paralelo à rua Socrate, cerca de 50 m ao Sul da rua dos Cavaleiros.
Deambulando velha na cidade às imponentes construções do XVe século, as pistas pavimentadas decoradas de arcadas e de passagens abobadadas, tem-se a impressão a ser adiado vários séculos de trás, na época dos Cavaleiros de aproximadamente WS Jean.

Pode-se começar a visita da velha cidade pela Porta da Liberdade. Esta porta dá acessos ao Collachium, o bairro habitado pelos Cavaleiros, e o lugar de Symi.

A cidade medieval de Rodes - Pista vielle cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade medieval de Rodes - Pista na cidade de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista com arco-boutants à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Cidade classificada
A cidade medieval de Rodes - Vista sobre o porto de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Majestoso a cidade medieval de Rodes, e as suas imponentes fortificações, é mais grande a cidade medieval habitada de toda a Europa (mais de 6.000 habitantes). Em 1988, foi classificada pela UNESCO como Monumento do Património Cultural Mundial.
A cidade medieval de Rodes - Pórtico à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Pista com arca à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade medieval de Rodes - Velha de prensa à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Moinhos à vento à Rodes, fotografa Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A Rua Apollonion
A cidade medieval de Rodes - a rua Apollonion à Rodes fotografada por Lucien Roy por volta de 1911. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja São Jorge
A cidade medieval de Rodes - Igreja Ágios Georgios à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Antes de descer a rua Socrate, fazer uma pequena torre à direita, na rua Apollonion, ao n° 18, para admirar a pequena igreja São Jorge (Ágios Geórgios) edificada ao XVe século. A igreja São Jorge foi consagrada ao Franciscains em 1457.

A cidade medieval de Rodes - Igreja São Jorge à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

A cidade medieval de Rodes - Igreja São Jorge à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Situado em um que deleita jardim, é um edifício de plano circular composto de três naves abobadadas do mesmo modo altura, com quatro absides, e três frontões em fachada; o edifício é coberto de uma cúpula e reforçado de grandes arcos-boutants; era o catholicon de um mosteiro bizantino.

A cidade medieval de Rodes - Igreja São Jorge à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Se pode-se ainda verem restos de frescos dos sécs XIVe século e XVe; a igreja possui cerca de elementos góticos.

A partir o XIVe do século, o edifício serviu de seminário (Hurmali Médressési Djami) aquando da ocupação turca e anteriormente estava unido à escola de teologia muçulmana (madrasa).
A Rua Ipodamou
No bairro da rua Ipodamou, pode-se visitar um basílica à três naves “Kadi-Medjid”, mais larga que longo, possuindo três portas e decorado de frescos pintados no fim o XIVe do século, início do XVe século.

Numa rua que dá sobre a rua Ipodamou encontra-se a igreja “Abdul-Djelil Djami” que incorpora elementos góticos.

A Igreja Santa Parascève (Αγία Παρασκευή)
A cidade medieval de Rodes - Bairro medieval de Rodes - Igreja Agia Paraskévi. Clicar para ampliar a imagem.À esquerda da rua Ipodamou, a igreja Agia Paraskévi, do XVe século, foi transformada em mesquita sob a ocupação otomana (mesquita Taketji, estado unida a escola dos dervixes).
A Rua Pindare
A cidade medieval de Rodes - Ruínas da igreja Sainte-Marie-du-Bourg à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Continuando pela rua Pindare, apercebe-se, as ruínas da igreja Santa Maria de Burgo (Παναγιά Μπούργκου), bombardeada aquando da segunda guerra mundial: não se vê mais hoje que as três absides do santuário deste edifício gótico tardio constrói ao XIVe século.
A cidade medieval de Rodes - Ruínas da igreja Sainte-Marie-du-Bourg à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A cidade medieval de Rodes - Ruínas da igreja Sainte-Marie-du-Bourg à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A cidade medieval de Rodes - Igreja Saint-Panteleimon à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Continuando qualquer direito, chega-se à igreja bizantina Santo Pantélémon (Ágios Panteleimon) do XVe século.

No mesmo tribunal encontram-se cerca de vestígios da igreja gótico Santa Maria de la Vitória (Panagia tis Nikis) construída após a sede turca de 1480.

Estas duas igrejas datam da mesma época.

O Hospício Santa Catarina
A cidade medieval de Rodes - Hospício Santa Catarina à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Igualmente situada rua Pindare, ao início da rua, as ruínas do hospício Santa Catarina, fundado para o fim do XIVe século (1391-92), sob o magistère de Hérédia, amiral Domenico de Alemagna, um Cavaleiro italiano, e reconstrói em 1516.

A cidade medieval de Rodes - Hospício Santa Catarina à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A construção foi utilizada mais como uma pousada para os visitantes de marca da Ordem que havia durante a sua estada, que como hospício. Um destes hóspedes, Niccole de Martoni, descreve-o nos anos 1390 como

“beleza e esplêndida, com numerosas câmaras magníficas que contêm de numerosas e excelentes camas”.

Após ter sido danificado muito durante a sede de 1480 e pelo tremor de terra de 1481, foi reconstrói em 1516 por um outro Cavaleiro italiano, Costanzo Operti, sob o magistère Fabrizio del Carretto.

Em 1944, a parte oriental foi destruídos por um bombardeamento Anglo-américains.

Visita de segunda-feira a sexta-feira de 8:00 à 14:00 Entrada livre.
O Lugar da Arquidiocese
A cidade medieval de Rodes - Lugar da arquidiocese à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A rua Aristote desentupe sobre o lugar da Arquidiocese onde, sobre a esquerda, apercebe-se uma bonita residência do XVe século cujos historiadores não são certos do uso: almirantado ou arquidiocese? Presume-se que o arcebispo latino ou o métropolite havia.

A cidade medieval de Rodes - Arquidiocese de Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Ao centro do lugar, três hipocampos de bronze formam feixes sobre uma pequena fonte às decorações heráldicas.

A Rua Aristote
A cidade medieval de Rodes - Rua Aristote à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A rua Aristote (Aristotelous) é o feudo das caldereiros cujos échoppes sucedem-se sob as abóbadas das casas góticos.
O Lugar Hippocrate
A cidade medieval de Rodes - Lugar Hippocrate à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.Na Cidade, reganha-se o lugar Hippocrate (plateia Ippokratous), ornado de uma fonte turca.

A cidade medieval de Rodes - Lugar Hippocrate à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.

O Camarote dos Mercadores
A cidade medieval de Rodes - Porta do Castellania à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.O lugar Hippocrate é ornamentado de uns uns bonitos edifícios do XVIe século, decorado de um bonito poço, o Châtellenie, ou Castellania (Καστελλανία), o Camarote dos Mercadores (Lódzia Embóron), servindo de lugar de reunião, escritório de inspeção e de tribunal do comércio.

A cidade medieval de Rodes - Camarote dos Mercadores à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.É um edifício à escada externo, cuja construção foi terminada pelo Grande Soberano Émery Amboise ao início do XVIe século (por volta de 1500): o rés-do-chão servia de lugar de reunião para os mercadores. O andar era afetado ao tribunal de Comércio para os diferentes comerciais.

Ao rés-do-chão, à direita de uma larga escada, abre-se sob uma galeria um camarote abobadado de ogivas. Sobre a fachada são gravadas as armas de Pierre de Aubusson que empreendeu a construção, e a da Ordem, reunida num mesmo escudo datado de 1507 e apoiado dois por selvagens, bem como uma janela à encruzilhada de mármore ornada de flores de lys. Acima a porta de entrada, sobre a verga de mármore, um anjo tem o escudo da Ordem à esquerda, e o de Émery Amboise à direita.

O Castellania é provavelmente o edifício conhecido à Idade $média sob o nome “de Basilica Mercatorum”.

A Igreja Santa Catarina
A cidade medieval de Rodes - Igreja Santa Catarina à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.A igreja Santa Catarina (Agia Aikaterini) é uma igreja à três ramos decorada de frescos do fim do XIVe século (asa central) e o fim do XVe século (naves laterais laterais). Se pode-se ver uma iconografia de Santa Catarina (parte meridional da igreja).

Sob a ocupação turca, a construção foi utilizada como mesquita e, de acordo com a tradição, houve quando conquistou a cidade.

Em 1981, das escavações realizadas dentro da igreja mirou ao dia túmulos na parte do norte da igreja e em 1992, novas escavações conduziram à resultados semelhantes na parte meridional.

A Rua Tipolemou
A cidade medieval de Rodes - Rua Tipolémou à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja da Santa-Trindade
A igreja da Santa-Trindade (Agia Triada), lugar Leonidou Rodiou perto da porta de Koskinou, é cruciforme, com um ramo do norte mais curto. Abrangida de uma cúpula é decorada de frescos que datam provavelmente do fim do XVe ou o início do XVIe século principalmente preservados no braço ocidental. A igreja sofreu modificações posteriores e incorpora elementos de arquitectura gótico.

Esta igreja foi utilizada igualmente como mesquita (Dolapli Djami) sob a ocupação turca; conserva apenas a base de um minarete destruído por um sismo.

A Igreja Santo-Atanásio
A igreja Santo-Atanásio (Ágios Athanassios), datada do XVe século, é situada perto da porta do mesmo nome. Decorada de ícones, foi utilizada como mesquita sob a ocupação turca.
A Igreja Santo-Marc
A cidade medieval de Rodes - a igreja Santo-Marc à Rodes. Clicar para ampliar a imagem.
Outros lugares
Ao ângulo das ruas Chimarra e P. Méla encontra-se os vestígios vasto de um basílica paleocristã longo de 60 m e pavimentado de um mosaico século V após J. - C.

Outros vestígios de um basílica da mesma época, Ágios Frangiskos, são situados perto da fase moderna Diagoras; este basílica foi destruído pelo tremor de terra de 515.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Mapa interativo da cidade medieval de Rodes
Imagem satélite da cidade medieval de Rodes
O Collachium de Rodes
As fortificações de Rodes
Assuntos próximos
Mapa interativo da cidade de Rodes, Rodes
A cidade antiga de Rodes
O porto de Mandraki à Rodes
O porto de comércio de Rodes
O porto de Acandia à Rodes
A cidade medieval de Rodes
O bairro hebreu de Rodes
O bairro turco de Rodes
A cidade moderna de Rodes
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interativo da Rodes
Informações turísticas sobre Rodes
A geografia de Rodes
A história de Rodes
A cidade de Rodes, Rodes
A costa ocidental de Rodes
A costa oriental de Rodes
A costa meridional de Rodes
A flora e a fauna de Rodes
Assunto precedente ] [ Assunto ascendente ] [ Assunto seguinte ]
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
Busca personalizada
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.