A cidade que hoje conhecemos como o Los Silos foi fundada sobre as terras do reino pré-hispânico de Daute imediatamente depois a conquista porque tratava-se de uma zona muito rico.
Os primeiros colonos foram os castelhanos, catalães colonos de Estremadura, Português e genoveses, ao qual foram adicionados os colonos de El Hierro para La Gomera e ilha de Gran Canaria.
O nome de Los Silos, silos, já aparece em 1509 e é uma evocação clara da principal atividade económica da região: agricultura, com excedentes de cereais foram exportadas. Ao longo dos anos, é também cultivada de cana para chupar (a região teve várias refinarias de açúcar), videiras e seda com a sericicultura.
Foi no início e meados do século XVI, uma ermida dedicada a La Concepción na propriedade de Gonzalo Yanes. No entanto, porque, certamente, problemas com o proprietário, os moradores decidiram construir uma igreja sob a invocação de Nuestra Señora de la Luz. Ela obteve o estatuto de paróquia em 1605 com o acordo do Bispo Francisco Martínez e, portanto, separado da paróquia de Buenavista.
Desde o século XVI, a localidade também tem um representante real depende do Cabildo de La Laguna, designado pelo «Corregidor» da ilha, o magistrado real nomear prefeitos representando o Rei.
Igreja de Nossa Senhora da Luz (Iglesia de Nuestra Señora de La Luz)
Esta paróquia tem sofrido muitas alterações ao longo dos séculos desde a sua construção no final do século XVI. O coro, as capelas, foram adicionados o nicho da Virgem e, em 1926, sua fachada foi modificado e reconstruido em estilo gótico estão querendo dos planos Mariano Estanga. É composto por uma nave única com capelas laterais e acrescentou seu teto abobadado de mudéjar inspiração. Na capela do lado esquerdo, é venerada a estátua do Cristo La Misericordia, da escola de Sevilha a partir da primeira metade do século XVII, que alguns atribuem ao escultor de Córdoba Juan de Mesa, discípulo de Martínez Montañés e é considerada uma das esculturas com o valor mais alto de todas as ilhas Canárias.
A estátua do patrono do lugar tem uma origem obscura pouco - diz a lenda apareceu em 1521 na costa vizinha de Garachico - e tem um anel interessante em prata (de origem mexicana, século XVII). Em matéria de ourivesaria, ele deve ser ouvido da cruz processional do final do século XVI, que é considerada uma das mais belas partes de toda a época do Renascimento na ilha; no cruzamento dos braços, há uma grande medalha em que são esculpidas nas paredes de Jerusalém e o nó cruz é de grande beleza.
Telefone: 00 34 922 840 019 - Horário das visitas: durante as horas de culto.
O mosteiro de San Sebastián (Convento de San Sebastián)
O convento de Bernardinas de San Sebastián foi fundada em 1649 por Sebastián Pérez Enríquez e sua esposa Luisa Francisca Montañés. Que pertence à ordem das Irmãs de San Bernardo é uma construção muito simples, que tomou sua forma definitiva no século XVII. Ele consiste de um claustro e um pátio com dois andares.
A flora e a fauna
Los Silos, cidade agrícola por excelência, no século XVIII, é cercado por uma vegetação exuberante e espaços naturais deslumbrantes do Monte del Agua, que permite observar a exuberância da floresta laurissilva.
Todos sul da cidade e grande parte da região ocidental estão incluídas no Parque Rural de Teno. A densa floresta que encontramos ali Monte de Aguas y Pasos, composto de louro, de Mirica faya e Erica arborea. Com cerca de 800 hectares, é uma floresta de grande importância ecológica por causa de espécies vegetais e animais que abriga.
Duas espécies de pombas da floresta laurissilva (Columba junoniae e Columba de Bolle), perdiz Scolopax rusticola, e muitos pássaros e insetos encontrar abrigo ali. No Erjos entre Los Silos e do município vizinho de El Tanque, há grandes lagoas onde há uma avifauna importante. Devido à extração de inertes e solo e do acumulo de água da chuva, várias lagoas foram formados cujas arestas foram colonizados por vegetação, criando um habitat ideal para muitas aves como galinhas de água, narcejas, garças, e até mesmo como um visitante casual, a águia-pesqueira.
O sítio natural das falésias de Los Silos, El Tanque, Garachico e Icod presente, além de um grande valor em termos de paisagem, uma grande diversidade de plantas em um espaço na topografia dramática.
Outros locais de grande interesse natural, devemos mencionar a Montaña de Taco e as falésias do litoral.