O Parque Rural de Teno é formado principalmente de montanhas de Teno e as áreas que o rodeiam. É a área menos urbanizada da ilha de Tenerife.
O maciço de Teno é um dos três mais antigos setores geológicos em Tenerife, formadas a partir das emissões de múltiplos fluxos de lava. É um dos Tenerife por causa de suas condições de ex-cordilheira os chamados « paleo» ilhas, entre cinco e sete milhões de anos, fortemente modeladas pela erosão com ravinas profundas incisões em forma espetacular.
Devido à sua posição geográfica no canto da ilha, nós apreciamos uma diferença óbvia de humidade, dependendo da direção dos ventos alísios, a região inferior mostra maior aridez e mais sol.
O parque é caracterizada pela presença de relevos vulcânicos de grande beleza, que abrigam uma vegetação muito diversificada e uma rica flora, com muitas espécies endémicas, alguns dos quais são exclusivos para o Parque. Destacam-se a madeira especialmente as florestas de laurisilva presente no Monte del Agua e os lados de Baracan.
A fauna
Em relação as aves de rapina, parque rural da Teno é o último refúgio para espécies como a águia-pesqueira ou águia-pescadora (Pandion haliaetus) e o falcão-tagarote (Falco pelegrinoides).
A grande riqueza de fauna que acolhe o Maciço de Teno foi ratificado pela declaração da União Europeia a este lugar como Zona de Proteção Especial para Aves, e graças à descoberta de ciência da novas espécies, o lagarto manchado.