O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Vidova Gora visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Vidova Gora é uma montanha situada sobre a costa do sul da ilha de Brač na Croácia no condado Split-Dalmácia. Com os seus 778 m de altitude, a sua cimeira é mais elevada de todas as ilhas croatas do Adriático.

Este largo promontório oferece um magnífico panorama sobre as ilhas Dalmácia central com ao primeiro plano as ilhas de Hvar e de Parafusos, e a praia de Zlatni Rato ao pé da montanha.

Sobre a bandeja vallonné situada na parte nordeste de Vidova Gora encontra-se o único aeroporto da ilha de Brač.

EtimologiaEtimologia
A montanha de Vidova Gora que domina a ilha de Brač, e ao qual penduram-se as nuvens de trovoada, foi - desde tempos imemoráveis - um lugar mystique; à época pagã foi consagrada ao Deus Svevid, divinité eslavo da luz, a guerra, da fecundidade e a abundância.

Após a cristianização dos Croatas, a montanha foi consagrada à Sveti Vid (santo Vitus ou santo Indivíduo), que, entre outras virtudes, é suposto premunir contra o raio. Vidova gora significa por conseguinte: a montanha (gora) de Indivíduo. Uma pequena capela São Vito, hoje em ruínas, encontra-se à cimeira da montanha.

Ao tempo da República de Veneza, Vidova Gora era nomeado Cobrição San Vito em italiano.

SituaçãoSituação

Vidova Gora (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.Vidova Gora é situado na parte do sul da ilha de Brač, imediatamente acima a estação balnéaire de Bol.

Desde Bol, um caminho permite montar em 2 horas até a Vidova Gora; este caminho é bastante difícil, exposto ao Sul e desprovido de sombra, tão é preferível fazer este passeio partindo cedo a manhã.

O acesso em automóvel pode fazer-se do lado do norte por uma pista caillouteuse mas carrossable que toma sobre a estrada regional D113, entre Nerežišća e Pražnica. Após 6,5 Km, esta estrada conduz à uma área de estacionamento perto de uma taberna.

Os caminhantes podem também emprestar à esta pista, ou uma alternativa situada sobre a direita, e atingir a cimeira de Vidova Gora em 2 horas, sem dificuldades (fraca subida). Uma bifurcação, à direita, permite descer para ermitage de Blaca.

VisitasVisitas

A vegetação à Vidova Gora (autor Bahnhofsralf). Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A bandeja de Vidova Gora está coberta uma grande floresta natural de pinhos pretos (Pinus nigra subsp. dalmatica) que por muito tempo tem sido explorado para a sua resina, mas esta actividade doravante é abandonada. A bandeja oferece numerosas possibilidades de passeios de descoberta entre os perfumes sauge selvagem, romarin e outras ervas aromáticas. À extremidade do promontório, um caminho muletier desce numa garganta protegida para um agradável passeio de 30 Mn.

Durante o inverno Vidova Gora frequentemente está coberta de uma fina camada de neve e tornada uma estação de inverno para os habitantes de Brač.

Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre a Coroa de Bol
Desde Vidova Gora pode-se admirar a Coroa de Taça (Bolska Kruna), um conjunto de colinas que domina a estação balnéaire. Sobre uma deesta colina (Koštilo), pode-se ver os restos de uma fortaleza ilírica: o Ilírios ocupou esta região efectivamente antes da chegada dos Eslavos sobre as costas do Adriático.
Visto sobre a Coroa de Bol. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre a Coroa de Bol. Clicar para ampliar a imagem.O maciço de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre a Costa Do sul de Brač, Bol e Zlatni Rato
Da parte superior de Vidova Gora estende-se uma vista única para a costa do sul da ilha de Brač: no remoto vê-se a planície de Bol com os seus vales férteis onde é cultivada a vinha, e a praia de areia grossa de Zlatni Rato (o Chifre de Ouro), à forma característica.
Visto sobre Bol desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre Bol desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Vista da costa do sul de Brač. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre o Canal de Hvar
Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
A Vista sobre Hvar
A cimeira do monte Vidova Gora apresenta um panorama espectacular sobre as ilhas dálmatas, um dos mais bonitos do Adriático: exactamente oposto, para o Sul e o sudeste, o olhar leva-se sobre a ilha vizinha de Hvar; ao sudeste encontra-se a ilha de Parafusos; ao leste são a península de Pelješac, e as ilhas de Korčula, remoto o Lastovo e mesmo Mljet que são visíveis. Quando o tempo é particularmente claro, pode-se aperceber as cimeiras Apennins na Itália.
Visto sobre Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).
À cimeira de Vidova Gora encontram-se uma cruz católica, uma volta de televisão e de telecomunicações, e uma taberna.O penhasco muito escarpée empresta-se à prática do parapente.
A cruz de Vidova Gora (autor Bracanin). Clicar para ampliar a imagem.Antenas radioeléctricas à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.O penhasco à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela São Vito
A capela São Vito (Sveti Vid), construída dos sécs XIII ou XIVe, mas hoje em ruínas, elaborava-se à cimeira de Vidova Gora, à alguns 30 metros ao oeste terrasse da taberna. A 15 todos os Junho, uma peregrinação tem lugar à Vidova gora.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
A Taberna Vladimir Nazor (Konoba Vladimir Nazor)
A taberna - que leva o nome grande poète croata Vladimir Nazor - permite provar as especialidades locais: o pršut (presunto fumado, como o prosciutto italiano), o queijo, o vinho e o cordeiro de Brač.

Telefone: 00.385 (0) 21.549.061

A taberna Vladimir Nazor à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Fotolia (novo guia).A preparação do álcool de nozes (orahovac). Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Donji Humac, ilha de Brač em Croácia
Ermitage de Blaca, ilha de Brač em Croácia
O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.