O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Croácia] [Assunto ascendente] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Vidova Gora visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Vidova Gora é uma montanha situada sobre a costa do sul da ilha de Brač na Croácia no condado Split-Dalmácia. Com os seus 778 m de altitude, a sua cimeira é mais elevada de todas as ilhas croatas do Adriático.

Este largo promontório oferece um magnífico panorama sobre as ilhas Dalmácia central com ao primeiro plano as ilhas de Hvar e de Parafusos, e a praia de Zlatni Rato ao pé da montanha.

Sobre a bandeja vallonné situada na parte nordeste de Vidova Gora encontra-se o único aeroporto da ilha de Brač.

EtimologiaEtimologia
A montanha de Vidova Gora que domina a ilha de Brač, e ao qual penduram-se as nuvens de trovoada, foi - desde tempos imemoráveis - um lugar mystique; à época pagã foi consagrada ao Deus Svevid, divinité eslavo da luz, a guerra, da fecundidade e a abundância.

Após a cristianização dos Croatas, a montanha foi consagrada à Sveti Vid (santo Vitus ou santo Indivíduo), que, entre outras virtudes, é suposto premunir contra o raio. Vidova gora significa por conseguinte: a montanha (gora) de Indivíduo. Uma pequena capela São Vito, hoje em ruínas, encontra-se à cimeira da montanha.

Ao tempo da República de Veneza, Vidova Gora era nomeado Cobrição San Vito em italiano.

SituaçãoSituação

Vidova Gora (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.Vidova Gora é situado na parte do sul da ilha de Brač, imediatamente acima a estação balnéaire de Bol.

Desde Bol, um caminho permite montar em 2 horas até a Vidova Gora; este caminho é bastante difícil, exposto ao Sul e desprovido de sombra, tão é preferível fazer este passeio partindo cedo a manhã.

O acesso em automóvel pode fazer-se do lado do norte por uma pista caillouteuse mas carrossable que toma sobre a estrada regional D113, entre Nerežišća e Pražnica. Após 6,5 Km, esta estrada conduz à uma área de estacionamento perto de uma taberna.

Os caminhantes podem também emprestar à esta pista, ou uma alternativa situada sobre a direita, e atingir a cimeira de Vidova Gora em 2 horas, sem dificuldades (fraca subida). Uma bifurcação, à direita, permite descer para ermitage de Blaca.

VisitasVisitas

A vegetação à Vidova Gora (autor Bahnhofsralf). Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A bandeja de Vidova Gora está coberta uma grande floresta natural de pinhos pretos (Pinus nigra subsp. dalmatica) que por muito tempo tem sido explorado para a sua resina, mas esta actividade doravante é abandonada. A bandeja oferece numerosas possibilidades de passeios de descoberta entre os perfumes sauge selvagem, romarin e outras ervas aromáticas. À extremidade do promontório, um caminho muletier desce numa garganta protegida para um agradável passeio de 30 Mn.

Durante o inverno Vidova Gora frequentemente está coberta de uma fina camada de neve e tornada uma estação de inverno para os habitantes de Brač.

Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Painel de descoberta de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre a Coroa de Bol
Desde Vidova Gora pode-se admirar a Coroa de Taça (Bolska Kruna), um conjunto de colinas que domina a estação balnéaire. Sobre uma deesta colina (Koštilo), pode-se ver os restos de uma fortaleza ilírica: o Ilírios ocupou esta região efectivamente antes da chegada dos Eslavos sobre as costas do Adriático.
Visto sobre a Coroa de Bol. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre a Coroa de Bol. Clicar para ampliar a imagem.O maciço de Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre a Costa Do sul de Brač, Bol e Zlatni Rato
Da parte superior de Vidova Gora estende-se uma vista única para a costa do sul da ilha de Brač: no remoto vê-se a planície de Bol com os seus vales férteis onde é cultivada a vinha, e a praia de areia grossa de Zlatni Rato (o Chifre de Ouro), à forma característica.
Visto sobre Bol desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre Bol desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Vista da costa do sul de Brač. Clicar para ampliar a imagem.
A Vista sobre o Canal de Hvar
Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
A Vista sobre Hvar
A cimeira do monte Vidova Gora apresenta um panorama espectacular sobre as ilhas dálmatas, um dos mais bonitos do Adriático: exactamente oposto, para o Sul e o sudeste, o olhar leva-se sobre a ilha vizinha de Hvar; ao sudeste encontra-se a ilha de Parafusos; ao leste são a península de Pelješac, e as ilhas de Korčula, remoto o Lastovo e mesmo Mljet que são visíveis. Quando o tempo é particularmente claro, pode-se aperceber as cimeiras Apennins na Itália.
Visto sobre Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.Visto sobre Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).Visto sobre o canal de Hvar desde Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).
À cimeira de Vidova Gora encontram-se uma cruz católica, uma volta de televisão e de telecomunicações, e uma taberna.O penhasco muito escarpée empresta-se à prática do parapente.
A cruz de Vidova Gora (autor Bracanin). Clicar para ampliar a imagem.Antenas radioeléctricas à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.O penhasco à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem.
A Capela São Vito
A capela São Vito (Sveti Vid), construída dos sécs XIII ou XIVe, mas hoje em ruínas, elaborava-se à cimeira de Vidova Gora, à alguns 30 metros ao oeste terrasse da taberna. A 15 todos os Junho, uma peregrinação tem lugar à Vidova gora.

InformaçõesInformações práticas

Generalidades
HotéisHotéis
RestaurantesRestaurantes
A Taberna Vladimir Nazor (Konoba Vladimir Nazor)
A taberna - que leva o nome grande poète croata Vladimir Nazor - permite provar as especialidades locais: o pršut (presunto fumado, como o prosciutto italiano), o queijo, o vinho e o cordeiro de Brač.

Telefone: 00.385 (0) 21.549.061

A taberna Vladimir Nazor à Vidova Gora. Clicar para ampliar a imagem em Adobe Stock (novo guia).A preparação do álcool de nozes (orahovac). Clicar para ampliar a imagem.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
Assuntos próximos
A aldeia de Donji Humac, ilha de Brač em Croácia
Ermitage de Blaca, ilha de Brač em Croácia
O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Croácia
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio
Buscar sobre a Tela
Recomendar esta página
Recomendar este sítio
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.