A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
ImagemSelca é uma pequena cidade, cerca de de 900 habitantes, situada sobre a ilha de Brač na Croácia.

Selca visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Selca é também uma comuna de cerca de 2000 habitantes que faz parte do condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
À época veneziano, Selca nomeava-se Selza além Brazza em italiano.

SituaçãoSituação

Selca visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.Selca é comuna mais oriental da ilha de Brač Dalmácia central, no Sul da Croácia.

A cidade de Selca é situada ligeiramente dentro da ilha, à cerca de 1 Km da costa, e uma altitude de 114 o Sr.

O cabo Lašćatna. Clicar para ampliar a imagem.

VisitasVisitas

Selca visto desde as alturas de Brac. Clicar para ampliar a imagem.O centro urbano ordenado bem Selca aparece muito hoje diferente dos inícios medievais da aldeia, quando era apenas uma comunidade muito dispersada de casas e minúsculas aldeolas de pastores. Tais aldeolas existem sempre hoje, como Smrčevik, Osritke, Nakal, Nagorinac, Nadsela e Zagvozd; para visitar-o, é necessário, desde Selca, tomar a estrada de Gornji Humac até ao painel “Zaseoci”. Estas casas isoladas e auto-suficientes dão a imagem mais fiel dos inícios mesmos do povoamento da ilha.

Selca possui bonita um pequeno lugar do mercado, um terreno de bolas e um parque onde encontra-se o primeiro monumento do mundo dedicado Léon Tolstoï, erigido exactamente um ano após a morte do escritor (uma obra de 1913 sculpteur checo Jaroslav Barda). O bairro em redor da igreja paroissiale é ornado igualmente de estátuas, buste do qual um do político e defensor passionné da independência croata, Stjepan Radić (1871-1928), realizado famoso sculpteur Anton Augustinčić; buste do papa Jean-Paul II (por K. Kovacic, 1995), e bem outros.

A comuna de Selca. Clicar para ampliar a imagem.Selca visto desde o mar. Clicar para ampliar a imagem.
A Igreja Christ-Rei (Crkva Krista Kralja)
A igreja Christ-Rei. Clicar para ampliar a imagem.A igreja Christ-Rei. Clicar para ampliar a imagem.Selca é dominado monumentale pela igreja Christ-Rei situada sobre o lugar do Mercado.

A igreja paroissiale Christ o Rei (Župna Crkva Krista Kralja) é mais recente da ilha de Brač: foi construída de 1921 para 1955 num estilo néoromânico, ao lugar onde encontrava-se anteriormente a igreja de Nossa Senhora-de-la-Visitation. O projecto original da igreja é a obra do arquitecto austríaco de Linz, Adolf Schlaufa, em 1919. A primeira pedra foi posta em 1921; após uma longa interrupção, a construção retomou nos anos 1940 e durou até em 1955. A volta clocher, de 45 metros de parte superior, é mais elevada de toda a diocese que compreende as ilhas de Brać, de Hvar e de Parafusos.

O interior da igreja é de uma tranquila simplicidade, com muros de pedras deixados sem revestimento, dos capiteis decorativos e um tecto de madeiras.

O interior apresenta - instalado no presbytère - uma escultura Christ o Rei e Sacré-Cœur de Jésus, elevada de 2,5 metros, obra famoso sculpteur Ivan Meštrović. Em 1956, sculpteur tinha feito dom à igreja do modelo de gesso; por falta de fundos, a estátua foi vazada no bronze de granadas recuperados na vizinhança de Selca. A estátua é retomada em pedra sobre a fachada da igreja.

A igreja é consagrada santos apôtres Cirilo e Método.

A Igreja Nossa Senhora do Carmelo (Crkva Gospe od Karmena)
A igreja Nossa Senhora do Carmelo. Clicar para ampliar a imagem.A igreja Nossa Senhora do Carmelo. Clicar para ampliar a imagem.Basicamente do lugar encontra-se também outra igreja, agradável e simples, a de Nossa Senhora do Carmelo, construída aos XVIIIe e XIXe séculos.
A Igreja São Lourenço
A igreja São Lourenço é situada acima a aldeola de Nadsela, sobre a estrada de Gornji Humac à Selca. É uma pequena igreja préromane nef único com uma abóbada em berço e um tecto à pinhão abrangido de ladrilhos de pedra. Em redor da igreja encontra-se um cemitério com uma das pedras tumulares que datam da Idade $média tardia.
O Câmara Municipal
A casa de Martin Kukucin (autor Kelovy). Clicar para ampliar a imagem.A construção do Câmara Municipal é a antiga casa do escritor eslovaco Martin Kukučín; uma placa comemorativa recorda que houve a sua novela “uma Casa sobre a colina”.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Selca foi mencionado primeira vez em 1184 como uma colónia de pastores e seguidamente como um centro dos talhadores de pedra sobre a ilha de Brać.
PersonagensPersonagens
De 1893 para 1908, o médico eslovaco o Dr. Matej Bencúr exerceu a sua profissão à Selca onde escreveu a sua novela “Dom v stráni” (a casa sobre a colina) sob o seu nome de autor, Martin Kukučín.

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Novo Selo, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Povlja, ilha de Brač em Croácia
A aldeia de Sumartin, ilha de Brač em Croácia
Assuntos próximos
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.