A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia

Rubricas[Fotos] [Apresentação] [Localização] [Visitas] [Cultura] [Informações práticas] [Outros assuntos]

[Assunto precedente] [Página inicial] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Via Gallica]

Página editada

ApresentaçãoApresentação

Apresentação geralGeneralidades
Nerežišća é uma pequena cidade, cerca de de 800 habitantes, situada sobre a ilha de Brač na Croácia.

Nerežišća é também um município que compreende três localidades: Donji Humac, Dračevica et Nerežišća elle-même. O município faz parte do condado Split-Dalmácia.

EtimologiaEtimologia
O topónimo Nerežišća é um nome derivado da raiz eslava “nerez” que significa “terra inculta”.

Sob a República de Veneza, Nerežišća nomeava-se em italiano Neresi.

SituaçãoSituação

Nerežišća é situado dentro da ilha de Brač, 10 Km ao Sul de Supetar e o seu porto de ferry que ligar Brač à cidade de Split sobre o continente.

Nerežišća é um das principais encruzilhadas da ilha sobre a estrada principal D113 que ligar Supetar à Taça.

A cidade é à 382 m de altitude, sobre as inclinações da colina de pedra de Grizica, ao pé da antiga fortaleza croata de Gradac.

VisitasVisitas

A cidade de Nerežišća (auteur Davor Curić). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).Nerežišća conservou da sua rico história - que sobe à 1000 após J. - C. - onde era a capital da ilha, uma arquitectura pitoresca. À Nerežišća, e nos seus arredores, encontram-se algumas interessantes pequenas igrejas com bas-reliefs de pedra notáveis.
O Palácio do Reitor (Knežev Dvor)
O Palácio do Reitor encontrava-se sobre o lugar situado oposto da escola actual, perto da igreja Nossa Senhora. Compreendia os apartamentos do reitor, um escritório das escritas e um hotel de cidade. Em 1431, um novo palácio foi edificado ao lado do antigo. Havia uma volta do relógio e um pedestal de pedra, para o pólo da bandeira, ornado de uma gravura do leão ailé de Veneza. O palácio desapareceu mas este pedestal é conservado no ângulo noroeste do lugar.
A Igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo (Crkva Gospe od Karmela)
A igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo (autor Adelita81). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A fachada da igreja Nossa Senhora (autor o Sr. Pentax). Clicar para ampliar a imagem.A igreja paroissiale Nossa Senhora é mencionada a partir do século X; foi aumentada dos sécs XV e XVIe. A antiga igreja de estilos gótico e Renaissance, tomou a sua cheia medida durante a segunda metade do XVIIIe século como edifício barroco. Só a parte central da fachada, com rosette, e os stèles nef central são conservados do antigo edifício. A sua fachada é o trabalho do mestre I. Macanović. Os carácteres barrocos aparecem no arranjo dos três portais perfilados e dois rosettes decorativos sobre os lados.

A igreja Nossa Senhora do Monte Carmelo contem numerosas obras de arte de valor, cujo retable “de Nossa Senhora do Rosário” pinta por C. Ridolfi (1594-1658), um aluno Palma o Jovem.

A Capela Santa Margarida (Crkva Sveta Margarita)
A pequena capela Santa Margarida data provavelmente do fim século X ou o início século X.
A Capela Santos Pedro e Paulo (Crkvica SV. Petra I Pavla)
A capela São Pedro (autor Marijan). Clicar para ampliar a imagem.A capela Santos Pedro e Paulo (autor Bracanin). Clicar para ampliar a imagem em Flickr (novo guia).A capela Santos Pedro e Paulo observa-se pela presença de um pequeno pinheiro que cresce entre lauzes do tecto seu abside semicircular. Esta árvore seria idosa de plus de um século, mas, devido às condições desfavoráveis ao seu crescimento, conserva uma pequena dimensão, como um bonzaï natural.

A capela foi edificada no fim do século X sobre uma base românica, com algumas adições góticos. Oculta bas-relief de altar de pedra que representa “uma Virgem à Criança”, trabalha sculpteur Nikola Lazanić.

A Capela Santiago (Crkva Sveti Jakov)
Na capela Santiago, situada sobre o antigo caminho de Dračevica, encontra-se bas-relief barroco em pedra branca sobre um pedestal de mármore amarelado. Bas-relief representa a Virgem e a criança com o santo Philippe e Jacques.
A Capela São Jorge
A capela São Jorge elabora-se sobre um balanço da colina São Jorge (Brdo Jurjevo). Protege um mais bonitos dos mais bas-reliefs Renaissance que representam o jovem cavaleiro Georges, montado sobre um cavalo, matando com a sua lança um dragão que sai de uma caverna. O autor deste bas-relief, seria mestre-sculpteur século X originário de Brač, Nikola Lazanić.
A Capela Santíssima Trindade
A capela Santo Trinité é situada sobre o bordo direito da estrada de Supetar. É muito mais modesta que os outros e foi edificada provavelmente século X.
A Capela São Nicolau
A capela São Nicolau, situada no cemitério, apresenta carácteres góticos como o arco quebrado seu clocher dálmata e a sua abóbada gótico.
Ermitage de Blaca (Samostan Pustinja Blaca)
Nerežišća encontra-se perto do mosteiro ermites de Blaca.
O Monte Vidova Gora
Nerežišća é o ponto de partida para excursões para o monte Vidova Gora - mais a elevada cimeira das ilhas adriatiques.

História e tradiçõesHistória, literatura, artes, tradições, legendas, religiões, mitos, símbolos…

HistóriaHistória
Durante oito séculos, desde o ano 1000 até época à austrohúngara (1827), Nerežišća foi a capital e o berço de nobreza da ilha de Brač.

A cidade foi fundada no meio da ilha por temor dos piratas maraude sobre o mar Adriático. Embora escondida à vista do mar, a cidade não seja isenta de ataques de piratas; apesar deaquilo, Nerežišća nunca foi fortificado como outras colónias de Supetar, Sutivan, Splitska, Škrip, Pučišća ou Povlja. Posterior os piratas foram erradicados pelos Venezianos, os habitantes começaram a instalar-se em localidades perto da costa, em especial Supetar e Sutivan: Nerežišća começou a declinar.

EconomiaEconomia
Nerežišća é famoso para a sua longa tradição vitícola, a sua produção familiar de géneros alimentícios, e a sua produção de óleos aromáticos de lavanda e sauge.

InformaçõesInformações práticas

Metereologia e previsões

Outros assuntosOutros assuntos

Filiação do assunto
Assuntos mais detalhados
A aldeia de Donji Humac, ilha de Brač em Croácia
Ermitage de Blaca, ilha de Brač em Croácia
O monte Vidova Gora, ilha de Brač em Croácia
Assuntos próximos
Mapa interactivo da ilha de Brać em Croácia
A cidade de Supetar, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Postira, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Pučišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Selca, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Bol, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Nerežišća, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Milna, ilha de Brač em Croácia
A cidade de Sutivan, ilha de Brač em Croácia
Assuntos mais largos
Página inicial
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Dalmácia central (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura o Zagora dálmata (PDF)
O condado Split-Dalmácia em Croácia - Brochura Ilhas (PDF)
A cidade de Split na Croácia
O rio Cetina na Croácia
A cidade de Omiš na Croácia
A Riviera de Makarska na Croácia
O parque natural do Biokovo na Croácia
A ilha de Brač em Croácia
A ilha de Hvar em Croácia
[Assunto precedente] [Assunto ascendente] [Assunto seguinte] [Página inicial] [Croácia] [Via Gallica]
Buscar sobre este Sítio :
Buscar sobre a Tela :
Recomendar esta página :
Recomendar este sítio :
AlbanieAllemagneAngleterreArméniePays basqueBiélorussieBulgarieCatalogneCroatieDanemarkEspagneEstonieFinlandeFranceGalicePays de GallesGéorgieGrèceHongrieIrlandeIslandeItalieEmpire romainLettonieLithuanieMacédoineMalteNorvègePays-BasPolognePortugalRoumanieRussieSerbieSlovaquieSlovénieSuèdeTchéquieUkraïne
Se atingir este quadro diretamente, clicar nesta ligação para revelar os menus.